SóProvas


ID
2515717
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A classificação de documentos arquivísticos consiste em

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe explicar porque a letra "B" está errada??

  • Gabarito C

     

    TEORIA

    Tem como objetivo o de dar visibilidade para ás funções e as  atividades da instituição, de forma a traduzir visualmente as relações hierárquicas e orgânicas entre as classe (=conjunto de doct. de mesma Tipologia);

     

    - Classificar documentos pode ser DIVIDIDO em duas partes: a intelectual, que é a atribuição de classes aos documentos, e a de ordenação, que é a organização dos documentos nas classes atribuídas.

     

    - CLASSIFICAÇÃO é um processo que consiste na determinação da entrada e das referências cruzadas que lhe serão atribuídas através de um processo interpretativo, ou seja, é um trabalho INTELECTUAL, sendo a ORDENAÇÃO a parte física (processo físicointelectual ligado ao agrupamento dos documentos de acordo com a classificação e a codificação adotadas).

     

    FLUXOGRAMA - Inspeção + Estudo + Classificação + Codificação + Ordenação Guarda dos documentos + Retirada e Controle;

     

     

    (FCC/TRT11/2017) Segundo Janice Gonçalves, autora do manual Como classificar e ordenar documentos de arquivo (São Paulo, 1998), é em decorrência da distinção tradicional entre “classificação” e “arranjo” que os esquemas ou quadros gerais que os expressam costumam ser denominados diferentemente: plano de classificação (para os documentos de caráter corrente) e quadro de arranjo (para os documentos de caráter permanente). Ambos, porém, têm a finalidade de  d) traduzir visualmente as relações hierárquicas e orgânicas entre as classes definidas para a organização da documentação.

    (CESPE/SEDF/2017) Ordenação é uma fase posterior à Classificação de documentos (Certo).

    (CESPE/DPU-Arq./2016) A teoria dos fundos é o embasamento teórico do arranjo e da ordenação dos conjuntos documentais nos arquivos permanentes (Certo).

    (CESPE/MPOG/2015) A ordenação de documentos, que se refere à disposição desses nas classes estabelecidas, ocorre na parte intelectual da classificação (Certo, sendo que ordenação é o processo intelectual ligado ao agrupamento dos documentos de acordo com a classificação e a codificação adotadas (=dados repetitivos dos doc. analisados). Sua finalidade é agilizar o arquivamento e racionalizar o trabalho);

    (FCC/TRT3/2015) Os planos de classificação nos arquivos correntes devem refletir:  a organização (=os órgãos e sua estrutura) e as funções da entidade produtora;

  • Sara, no meu entendimento a resposta "B" não está correta pois cita a "ordenação física", quando a principal atividade da classificação é justamente a "ordenação intelectual".

  • GAB: C

     

    a) três métodos de classificação baseados nos valores que cada documento possui: administrativo, jurídico ou fiscal. (Bem, a classificação não tem como fim atribuir valor, isto é avaliação. Então, tá errado. Além disto, os valores atribuidos são mais que três, temos o informativo, o primário, o probatório etc).

     

     b) uma operação técnica que irá determinar a ordenação física, por meio da aplicação de métodos de arquivamento (alfabético, cronológico ou geográfico), dos conjuntos documentais. (Quase certo, mas a classificação  é uma ação intelectual, não física. A ordenação, que é a etapa posterior à classificação, é que é física. Vamos para outra)

     

     c) uma atividade de ordenação intelectual de acervos arquivísticos, baseada em uma proposta de hierarquização dos documentos e seus conjuntos. (É uma técnica de ordenação INTELECTUAL - certo - baseada em uma proposta de hierarquização dos documentos e conjuntos. Tá certo.  Se restou dúvida pela segunda parte - proposta bla bla bla, analisemos as demais por segurança)

     

     d) uma técnica aplicada às massas documentais acumuladas que permite separar o que deve ser arquivado e o que não requer tratamento imediato. (Errado! A classificação vai classificar tudo! O que vai determinar se o arquivo tem ou não valor (interesse p/ administração) é a avaliação)

     

     e) organização física dos documentos em séries e subséries, segundo métodos de arquivamento padronizados. (Errado! Aqui é a ordenação dos documentos. Primeiro se classifica - ação intelectual, depois, ordena  - ação física)