Gabarito D
POIS, a afirmativa está errada ao afirmar que é utilizado como base para organização dos documentos permanente critéiros funcionais, uma vez que também existe o arranjo documental segundo critérios estruturais. Outro aspecto importante é que a teória dos fundo serve de base para o desnvolvimento do arranjo e da ordenação dos conjuntos documentais nos arquivos permanentes, tendo tal vertente começado na França, em meados do século XIX (BELLOTO, 2004. Arquivos permanentes - tratamento documental).
DEFINIÇÃO DE PROVA
Arranjo é a sequência de operações intelectuais e físicas (=material) que visam à organização/ordenação dos documentos de um arquivo ou coleção, de acordo com um plano ou quadro previamente estabelecido (usado para arquivos permanentes).
(CESPE/DPU-Arq./2016) A operação de arranjo é sistematizada na ordenação dos conjuntos documentais, obedecidos os critérios que respeitem a relação significativa dos conjuntos (Certo).
(CESPE/MPOG/2015) A ordenação de documentos, que se refere à disposição desses nas classes estabelecidas, ocorre na parte intelectual da classificação (Certo).
(CESPE/TST-arquivologia/2008) A gestão da informação orgânica registrada trata as informações utilizadas pelas entidades exclusivamente por seu valor primário, a fim de decidir, de agir e de controlar as decisões e ações empreendidas. As informações orgânicas registradas usadas por seu valor secundário são de responsabilidade da gestão de conteúdos (Errado, informação orgânica geram NECESSARIAMENTE um fundo de arquivo, sendo que a instituição utiliza a informação tanto pelo seu valor primário quanto pelo valor secundário, não será feita através de gestão de conteúdo para gestão).
(CESPE/TJ-AL-Arq./2012) O princípio arquivístico que deve ser aplicado na constituição de um fundo de arquivo é o: daproveniência.
(SENADO FEDERAL/ARQUIVISTA/2012) Arquivos PERMANENTES devem ser arranjados por FUNDO.