Gabarito C
TEÓRIA
A diplomática é responsável por fazer o estudo da ESTRUTURA FORMAL do documento, ou seja, dos caracteres internos do documento de forma a verificar a integridade deste, assim assegurando a autenticidade do documento. Tal processo é feito atraves da análise da expressão Diplomática e se esta corresponde realmente ao ato jurídico-administrativo para o qual ela está servindo de meio, ou seja, se a espécie documental é adequada para o fim desejado. A diplomática é um sistema ideias focada na análise dos caracteres internos dos documentos, assim, está desenvolve um estudo ligado
- a natureza dos documentos;
- sua origem e composição;
- As relações com as pessoas a ele conectada;
- As relações com seu contexto organizacional, social e legal.
Os objetivos da DIPLOMÁTICA consistem em estabelecer e (ou) reconhecer
a. A autenticidade relativamente à espécie;
b. Á datação (datas tópicas e cronológicas);
c. À origem/proveniência;
d. A transmissão/tradição documental (autenticidade);
e. A fixação do texto (veracidade).
(CESPE/FUB/2015) Um dos objetivos da análise tipológica dos documentos de arquivo consiste em estabelecer e (ou) reconhecer a autenticidade relativamente à espécie, à datação, à origem e à transmissão (errado, é um dos objetivos da diplomática e não da AT).
(CESPE/ME/2009) A diplomática é um sistema sofisticado de ideias sobre a natureza dos documentos, sua origem e composição e suas relações com as pessoas a ele conectadas e com seu contexto organizacional, social e legal (Certo).
(CESPE/MPU-Arquivista/2013) Identificar se a tramitação, que é um processo de gestão, correspondeu à expressão diplomática é uma das tarefas da análise tipológica na arquivística (Errado, o certo seria: “... análise tipológica DIPLOMÁTICA na arquivística”).
(CESPE/MPOG/2015) Os estudos de tipologia documental promovem a compreensão do documento desde sua gênese e auxiliam no entendimento de sua estrutura (Certo).
(Senado Federal/Técnico Legislativo/2012) Na analise diplomática que estrutura os documentos, é fundamental necessário distinguir-se as formas extrínsecas das intrínsecas, que, respectivamente, compreendem a garantia de AUTENCIDADE e CONTEÚDO.