SóProvas


ID
2515777
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Considerando a relação e as diferenças entre tipologia documental e diplomática, associe as opções apresentadas na coluna à esquerda às alternativas destacadas na coluna à direita.


(1) Tipologia

(2) Diplomática


( ) Configuração interna do documento, estudo jurídico de suas partes e dos seus caracteres para atingir sua autenticidade.

( ) Importância maior aos procedimentos administrativos e não ao discurso presente no documento.

( ) Espécie documental como principal objeto.

( ) Aplicação em torno do verídico quanto à estrutura e à finalidade do ato jurídico.

( ) Aplicação em relação aos documentos com as atividades institucionais ou pessoais.


A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o gabarito (letra E) está incorreto, pois "Configuração interna do documento, estudo jurídico de suas partes e dos seus caracteres para atingir sua autenticidade." é objeto da diplomatica!

  • Paloma tem razão! Conferi o gabarito definitivo e a resposta é a letra C: http://site.ufsm.br/concursos/concurso-taes-edital-n-0402017

  • Gabarito C

     

    TEÓRIA

    A diplomática é responsável por fazer o estudo da ESTRUTURA FORMAL do documento, ou seja, dos caracteres internos do documento de forma a verificar a integridade deste, assim assegurando a autenticidade do documento. Tal processo é feito atraves da análise da expressão Diplomática e se esta corresponde realmente ao ato jurídico-administrativo para o qual ela está servindo de meio, ou seja, se a espécie documental é adequada para o fim desejado. A diplomática é um  sistema ideias focada na análise dos caracteres internos dos documentos, assim, está desenvolve um estudo ligado 

    -        a natureza dos documentos;

    -        sua origem e composição;

    -        As relações com as pessoas a ele conectada;

    -        As relações com seu contexto organizacional, social e legal.

     

    Os objetivos da DIPLOMÁTICA consistem em estabelecer e (ou) reconhecer

    a.      A autenticidade relativamente à espécie;

    b.     Á datação (datas tópicas e cronológicas);

    c.      À origem/proveniência;

    d.     A transmissão/tradição documental (autenticidade);

    e.     A fixação do texto (veracidade).

     

    (CESPE/FUB/2015) Um dos objetivos da análise tipológica dos documentos de arquivo consiste em estabelecer e (ou) reconhecer a autenticidade relativamente à espécie, à datação, à origem e à transmissão (errado, é um dos objetivos da diplomática e não da AT).

    (CESPE/ME/2009) A diplomática é um sistema sofisticado de ideias sobre a natureza dos documentos, sua origem e composição e suas relações com as pessoas a ele conectadas e com seu contexto organizacional, social e legal (Certo).

    (CESPE/MPU-Arquivista/2013) Identificar se a tramitação, que é um processo de gestão, correspondeu à expressão diplomática é uma das tarefas da análise tipológica na arquivística (Errado, o certo seria: “... análise tipológica DIPLOMÁTICA na arquivística”).

    (CESPE/MPOG/2015) Os estudos de tipologia documental promovem a compreensão do documento desde sua gênese e auxiliam no entendimento de sua estrutura (Certo).

    (Senado Federal/Técnico Legislativo/2012) Na analise diplomática que estrutura os documentos, é fundamental necessário distinguir-se as formas extrínsecas das intrínsecas, que, respectivamente, compreendem a garantia de AUTENCIDADE e CONTEÚDO.