SóProvas


ID
251593
Banca
TJ-DFT
Órgão
TJ-DFT
Ano
2007
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Sobre os Conselhos da República e de Defesa Nacional, tal como disciplinados no texto da Constituição da República de 1988, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) Certo. Sim, é verdade. Abaixo, a composição dos Conselhos e grifo nos membros em comum:

    Conselho da República:
    Vice-Presidente da República;
    Presidente da Câmara;
    Presidente de Senado;
    Líderes da Maioria e da Minoria do Senado;
    Líderes da Maioria e da Minoria da Câmara;
    Ministro da Justiça;
    6 cidadãos brasileiros natos;

    Conselho da Defesa Nacional:
    Vice-Presidente da República;
    Presidente da Câmara;
    Presidente de Senado
    Ministro da Justiça;
    Ministro de Estado da Defesa;
    Ministro das relações exteriores;
    Ministro do Planejamento;
    Comandantes da Marinha, Exército e Aeronática.

    b) Errado. Aquela competência é do Conselho da Defesa Nacional. (Art. 91 § 1º IV);

    c) Errado. Compete ao Conselho da República. (Art. 90, I); DICA: o verbo que usado nas competências do Conselho da República é "pronunciar-se". Já o da Defesa não se pronuncia, ele "opina".

    d) Errado. Vide alternativa a.
  • O item  C está errado. Pois o art 91, § 1º, II diz que cabe "opinar" e não pronunciar. 
  • Assim não dá!!!!!!!!

    Na questão 214114 eu marquei OPINAR e estava errado, pois o gabarito disse que era PRONUNCIAR.
    Nesta questão eu fui na C, que é PRONUNCIAR e estava errada.

    Vai entender!

    Ficam aqui meus protestos, respeitando quem discorda.

    Bons estudos!

  • esta questão eu respondi por eliminação

    b)é competencia do conselho de defesa

    c)nesse caso é competencia do conselho da república


    d)O Ministro do Planejamento é membro nato do Conselho de Defesa Nacional.

    portanto letra a
  • A questão está errada,totalmente anulável

    Então o  Ministro do Planejamento não é membro nato do Conselho de Defesa Nacional?

    não é o que diz a CF

    São membros apenas do Conselho de Defesa Nacional:

    - Ministro do Estado de Defesa;

    - Ministro das Relações Exteriores;

    - Ministro do Planejamento;

    - Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

    Fazendo essa comparação, o decoreba fica mais fácil  ;)

    Se a dúvida ficou por conta do "nato" por lagum motivo,basta ver a outra questão]

    A questão Q16170   afirma categoricamente que o ministro do planejamento é membro nato
    portanto esta questão deve ser desconsiderada

  • Dica pra decorar: Conselho da RePublica ( P= Pronunicar).  Conselho de Defesa NaciOnal= opina.   Decorando o primeiro vc acerta por eliminaçao.

  • Conselhos da República e da Defesa: não há membros do PJ nas suas composições.

    Abraços

  • GABARITO: A

    Art. 89. O Conselho da República é órgão superior de consulta do Presidente da República, e dele participam: I - o Vice-Presidente da República; II - o Presidente da Câmara dos Deputados; III - o Presidente do Senado Federal; IV - os líderes da maioria e da minoria na Câmara dos Deputados; V - os líderes da maioria e da minoria no Senado Federal; VI - o Ministro da Justiça; VII - seis cidadãos brasileiros natos, com mais de trinta e cinco anos de idade, sendo dois nomeados pelo Presidente da República, dois eleitos pelo Senado Federal e dois eleitos pela Câmara dos Deputados, todos com mandato de três anos, vedada a recondução.

    Art. 91. O Conselho de Defesa Nacional é órgão de consulta do Presidente da República nos assuntos relacionados com a soberania nacional e a defesa do Estado democrático, e dele participam como membros natos: I - o Vice-Presidente da República; II - o Presidente da Câmara dos Deputados; III - o Presidente do Senado Federal; IV - o Ministro da Justiça; V - o Ministro de Estado da Defesa; VI - o Ministro das Relações Exteriores; VII - o Ministro do Planejamento. VIII - os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

  • Não tem líder da maioria ou minoria no Conselho de Defesa Nacional, apenas no Conselho da República.

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre Conselho da República e Conselho de Defesa Nacional.

    Análise das alternativas:

    Alternativa A – Correta! A Constituição assim dispõe em seus arts. 89 e 91. Art. 89, CRFB/88: "O Conselho da República é órgão superior de consulta do Presidente da República, e dele participam: (...) V - os líderes da maioria e da minoria no Senado Federal; (...)". Art. 91, CRFB/88: "O Conselho de Defesa Nacional é órgão de consulta do Presidente da República nos assuntos relacionados com a soberania nacional e a defesa do Estado democrático, e dele participam como membros natos: I - o Vice-Presidente da República; II - o Presidente da Câmara dos Deputados; III - o Presidente do Senado Federal; IV - o Ministro da Justiça; V - o Ministro de Estado da Defesa;  VI - o Ministro das Relações Exteriores; VII - o Ministro do Planejamento. VIII - os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica".

    Alternativa B – Incorreta. Essas não são competências do Conselho da República, mas do Conselho de Defesa. Art. 91, § 1º Compete ao Conselho de Defesa Nacional: I - opinar nas hipóteses de declaração de guerra e de celebração da paz, nos termos desta Constituição; II - opinar sobre a decretação do estado de defesa, do estado de sítio e da intervenção federal; III - propor os critérios e condições de utilização de áreas indispensáveis à segurança do território nacional e opinar sobre seu efetivo uso, especialmente na faixa de fronteira e nas relacionadas com a preservação e a exploração dos recursos naturais de qualquer tipo; IV - estudar, propor e acompanhar o desenvolvimento de iniciativas necessárias a garantir a independência nacional e a defesa do Estado democrático".

    Alternativa C - Incorreta. Essas não são competências do Conselho de Defesa, mas do Conselho da República. Art. 90, CRFB/88: "Compete ao Conselho da República pronunciar-se sobre: I - intervenção federal, estado de defesa e estado de sítio; II - as questões relevantes para a estabilidade das instituições democráticas".

    Alternativa D - Incorreta. Tal ministro é membro nato. Art. 91, CRFB/88: "O Conselho de Defesa Nacional é órgão de consulta do Presidente da República nos assuntos relacionados com a soberania nacional e a defesa do Estado democrático, e dele participam como membros natos: (...) VII - o Ministro do Planejamento".

    Gabarito:

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa A.