SóProvas


ID
2516233
Banca
AOCP
Órgão
CODEM - PA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                     O Lado Negro do Facebook


                                                                       Por Alexandre de Santi


      O Facebook é, de longe, a maior rede da história da humanidade. Nunca existiu, antes, um lugar onde 1,4 bilhão de pessoas se reunissem. Metade de todas as pessoas com acesso à internet, no mundo, entra no Facebook pelo menos uma vez por mês. Em suma: é o meio de comunicação mais poderoso do nosso tempo, e tem mais alcance do que qualquer coisa que já tenha existido. A maior parte das pessoas o adora, não consegue conceber a vida sem ele. Também pudera: o Facebook é ótimo. Nos aproxima dos nossos amigos, ajuda a conhecer gente nova e acompanhar o que está acontecendo nos nossos grupos sociais. Mas essa história também tem um lado ruim. Novos estudos estão mostrando que o uso frequente do Facebook nos torna mais impulsivos, mais narcisistas, mais desatentos e menos preocupados com os sentimentos dos outros. E, de quebra, mais infelizes.

      No ano passado, pesquisadores das universidades de Michigan e de Leuven (Bélgica) recrutaram 82 usuários do Facebook. O estudo mostrou uma relação direta: quanto mais tempo a pessoa passava na rede social, mais infeliz ficava. Os cientistas não sabem explicar o porquê, mas uma de suas hipóteses é a chamada inveja subliminar, que surge sem que a gente perceba conscientemente. Já deve ter acontecido com você. Sabe quando você está no trabalho, e dois ou três amigos postam fotos de viagem? Você tem a sensação de que todo mundo está de férias, ou que seus amigos viajam muito mais do que você. E fica se sentindo um fracassado. “Como as pessoas tendem a mostrar só as coisas boas no Facebook, achamos que aquilo reflete a totalidade da vida delas”, diz o psiquiatra Daniel Spritzer, mestre pela UFRGS e coordenador do Grupo de Estudos sobre Adições Tecnológicas. “A pessoa não vê o quanto aquele amigo trabalhou para conseguir tirar as férias”, diz Spritzer.

      E a vida em rede pode ter um efeito psicológico ainda mais assustador. Durante 30 anos, pesquisadores da Universidade de Michigan aplicaram testes de personalidade a 14 mil universitários. O resultado: os jovens da geração atual, que cresceram usando a internet, têm 40% menos empatia que os jovens de três décadas atrás. A explicação disso, segundo o estudo, é que na vida online fica fácil ignorar as pessoas quando não queremos ouvir seus problemas ou críticas – e, com o tempo, esse comportamento indiferente acaba sendo adotado também na vida offline.

      Num meio competitivo, onde precisamos mostrar como estamos felizes o tempo todo, há pouco incentivo para diminuir o ritmo e prestar atenção em alguém que precisa de ajuda. Há muito espaço, por outro lado, para o egocentrismo. Em 2012, um estudo da Universidade de Illinois com 292 voluntários concluiu que, quanto mais amigos no Facebook uma pessoa tem, e maior a frequência com que ela posta, mais narcisista tende a ser – e maior a chance de fazer comentários agressivos.

      Esse último resultado é bem surpreendente, porque é contraintuitivo. Ora, uma pessoa que tem muitos amigos supostamente os conquistou adotando comportamentos positivos, como modéstia e empatia. O estudo mostra que, no Facebook, tende a ser justamente o contrário.

                              Adaptado de Superinteressante. Disponível em:

    http://super.abril. com.br/tecnologia/o-lado-negro-do-facebook/

Considere o excerto: “A pessoa que tem muitos amigos supostamente os conquistou adotando comportamentos positivos, como modéstia e empatia.” De acordo com o contexto, o sentido do elemento grifado pode ser adequadamente entendido como

Alternativas
Comentários
  • Empatia

    Ação de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria nas mesmas circunstâncias.

     

    Aptidão para se identificar com o outro, sentindo o que ele sente, desejando o que ele deseja, aprendendo da maneira como ele aprende etc.

  • Alteridade: É a capacidade de se colocar no lugar do outro na relação interpessoal (relação com grupos, família, trabalho, lazer é a relação que temos com os outros), com consideração, identificação e dialogar com o outro.

  • 1. Alteridade

    Significado de Alteridade Por Dicionário inFormal.

    É a capacidade de se colocar no lugar do outro na relação interpessoal (relação com grupos, família, trabalho, lazer é a relação que temos com os outros), com consideração, identificação e dialogar com o outro.

    Quando você se relaciona com outras pessoas ou grupos é preciso conhecer a diferença, compreender a diferença e aprender com a diferença, respeitando o indivíduo como ser humano psicossocial. Isso é alteridade.

  • Esse dicionário informal é a wikipédia na versão dicionário (me refiro à falta de credibilidade). Na internet há várias versões de dicionários renomados da língua portuguesa disponíveis e gratuitos.

  • Qual é o elemento grifado?

  • O elemento grifado é "empatia".
  • ALTERIDADE do latim alteritas ('outro') é a concepção que parte do pressuposto básico de que todo o ser humano social interage e interdepende do outro.

    Assim, como muitos antropólogos e cientistas sociais afirmam, a existência do "eu-individual" só é permitida mediante um contato com o outro (que em uma visão expandida se torna o Outro, ou seja, a própria sociedade diferente do indivíduo).

    Assim, pode também se dizer que a *Alteridade* é a capacidade de se colocar no lugar do outro na relação interpessoal (relação com grupos, família, trabalho, lazer e a relação que temos com os outros, etc...), com consideração, identificação e dialogar com o outro.

    Por fim, *alteridade* não significa que tenha de haver uma *concordância*, mas sim uma ACEITAÇÃO de ambas as partes.

  • c) alteridade.

  • O elemento não aparece grifado qconcursos
  • elemento grifado????   qconcursos, não só essa mas varias questões deixam a desejar em relação aos grifos e sublinhas... prestem mais atenção. 

  • Bruno e Francisco, experimentem usar o navegador Google Chrome

  • No navegador que uso não aparece o elemento grifado. (Microsoft Edge)

  • No meu também não aparece o elemento gritado!

     

  • NO MEU TAMBÉM NÃO APARECEU ELEMENTO GRIFADO ! desculpem o caixa alto não quis escever novamenete.

  • Alteridade: significa se colocar no lugar do outro. Ter sensibilidade. É antônimo de empatia. Resposta correta: C

  • Letra C: Alteridade.

     

    Já fiz um concurso com esse tema de redação. Segundo a mãe pesquisadora do Steve, alteridade é a capacidade de construção do indíviduo a partir do olhar sob o outro. É colocar-se no lugar do outro; ter empatia.

     

    Bons estudos!

     

    Fonte: Minha mãe, nada oficial. Mas Wikipedia e DicionárioInformal também não possuem validade científica hahaha.

     

    Abraços!

  • O meu não aparece o elemento grifado
  • APATIA é basicamente o CONTRÁRIO de EMPATIA. 

  • Para quem estuda para a área trabalhista, alteridade significa que o risco da atividade é do empregador e não pode ser transferido para o empregado kkkkkkkkk infelizmente, não consegui transpor para a questão não rsrs

  • A minha falta de atenção foi tanta que eu confundi a palavra ALteridade com AUSteridade (severidade, rígido).  :( 

  • Caráter ou estado do que é diferente; que é outro; que se opõe à identidade.

    Isto significa que a alteridade representa uma vontade de entendimento que fomenta o diálogo e favorece as relações pacíficas. Quando um homem judeu inicia uma relação amorosa com una mulher católica, a alteridade é indispensável para entender e aceitar as diferencias entre ambos. No entanto, registando-se uma escassa alteridade, a relação será impossível, uma vez que as duas visões do mundo chocarão entre si e não haverá espaço para o entendimento.

    A alteridade também pode entender-se a um nível mais amplo. O encontro entre dois países ou dois povos implica pôr diferentes formas de vida frente a frente. Se houver vontade de alteridade, a integração poderá ser harmoniosa, já que cada povo respeitará as crenças do outro. Esse diálogo, por outro lado, enriquecerá ambos. Em contrapartida, se não houver alteridade, o povo mais forte dominará o outro e imporá as suas crenças. Isso aconteceu, por exemplo, a partir da chegada dos conquistadores europeus à América.

    EXEMPLOS:

    Foi o momento da descoberta da alteridade, do outro, nos anos 50. Folha de São Paulo, 04/11/2009

    Para falar do amplo e abstrato tema da alteridade, o grupo participou de "workshops", realizou saídas de campo pelas ruas do Rio de Janeiro e trabalhos de improvisação. Folha de São Paulo, 03/06/2011

    Para falar de alteridade, o Coletivo Improviso realizou uma pesquisa de observação do outro. Folha de São Paulo, 26/06/2011

  • Marquei Alteridade por eliminação.

  • Aliviada em ver que a maioria foi na E também! rsrs

  • Alteridade:

    Caráter ou estado do que é diferente, distinto, que é outro.Que se opõe à identidade, ao que é próprio e particular; que enxerga o outro, como um ser distinto, diferente.

  • juro que li altoridade e fui pra letra E credo!! sono maldito !!

  • alteridade = ter empatia