SóProvas


ID
2516350
Banca
AOCP
Órgão
CODEM - PA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Considerando que a Lei de Responsabilidade Fiscal estabelece as normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal juntamente de outras providências, supondo que, durante determinado período de apuração individualizado, os seguintes entes públicos tiveram os seguintes gastos totais com pessoal: União – 52% (cinquenta e dois por cento); Estado membro “X” – 60% (sessenta por cento); e Município “Alfa” – 50% (cinquenta por cento), qual(is) do(s) ente(s) público(s) não violou/violaram os percentuais totais da receita líquida discriminados na referida lei?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO:D


    LEI COMPLEMENTAR Nº 101, DE 4 DE MAIO DE 2000.


     

     Art. 19. Para os fins do disposto no caput do art. 169 da Constituição, a despesa total com pessoal, em cada período de apuração e em cada ente da Federação, não poderá exceder os percentuais da receita corrente líquida, a seguir discriminados:

           
             I - União: 50% (cinqüenta por cento);

     

            II - Estados: 60% (sessenta por cento); [GABARITO]


            III - Municípios: 60% (sessenta por cento). [GABARITO]

  • A União terá que reduzir o excedente nos 2 quadrimestes seguintes, sendo pelo menos 1/3 no primeiro, se fosse a dívida consolidada seria 4 quadrimestes seguintes, sendo pelo menos 25% no primeiro.