- ID
- 18760
- Banca
- FCC
- Órgão
- TCE-SP
- Ano
- 2008
- Provas
- Disciplina
- Direito Financeiro
- Assuntos
Ao se referir à dívida pública e às operações de crédito, a Constituição Federal dispõe que
Ao se referir à dívida pública e às operações de crédito, a Constituição Federal dispõe que
Com relação às normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, estabelecidas na Lei Complementar nº 101/2000 (LRF), analise as afirmativas que se seguem:
I. As disposições da LRF obrigam a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, aí não compreendidos fundos, autarquias e fundações. 
II. Para os efeitos da LRF, constitui empresa controlada a sociedade cuja maioria do capital social com direito a voto pertença, direta ou indiretamente, a ente da Federação. 
III. Segundo a LRF, é vedado consignar na lei orçamentária crédito com finalidade imprecisa ou com dotação ilimitada. 
IV. A LRF prevê restrições para a concessão ou ampliação de incentivo ou benefício de natureza tributária da qual decorra renúncia de receita. 
Assinale:
As questões de números 35 e 36 baseiam-se na
Lei de Responsabilidade Fiscal (L.C. nº 101, de04/05/2000). 
No que se refere à dívida e ao endividamento, a dívida pública representada por títulos emitidos pela União, pelos Estados e Municípios, e o compromisso de adimplência de obrigação financeira ou contratual assumida por ente da Federação ou entidade a ele vinculada, dizem respeito, respectivamente,
Ao término de um exercício financeiro, uma despesa referente à conta de energia elétrica da Prefeitura no mês de dezembro, que tenha dotação orçamentária específica com saldo suficiente para atendê-la, já empenhada mas ainda não processada, deverá
A respeito da receita pública, assinale a opção correta.
Os objetivos da LRF não incluem
Com base no direito financeiro, julgue os itens subseqüentes.
Caso determinado estado da Federação celebre operação de crédito para obtenção de ativos para construção e reforma de rodovias estaduais, estabelecendo, no contrato, que o prazo para amortização da referida operação será de 36 meses, nessa situação, os valores relativos à operação de crédito enquadrar-se-ão no conceito de dívida pública consolidada.
Com relação aos princípios da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), considere as afirmativas abaixo. 
I. A LRF determina ainda que os recursos legalmente vinculados à finalidade específica serão utilizados exclusivamente para atender ao objeto de sua vinculação, ainda que em exercício diverso daquele em que ocorrer o ingresso. 
II. Caso se verifique, ao final de um bimestre, que a realização da receita poderá não comportar o cumprimento das metas de resultado primário ou nominal estabelecidas no Anexo de Metas Fiscais, os Poderes e o Ministério Público promoverão, por ato próprio e nos montantes necessários, nos trinta dias subsequentes, limitação de empenho e movimentação financeira, segundo os critérios fixados pela Lei de Diretrizes Orçamentárias. 
III. O Poder Executivo deve estabelecer a programação financeira e o cronograma de execução mensal de desembolso até trinta dias após a publicação dos orçamentos, nos termos em que dispuser a Lei de Diretrizes Orçamentárias. 
IV. Segundo a LRF, o montante previsto para as receitas de operações de crédito não poderá ser superior ao das despesas de capital constantes do projeto de lei orçamentária. 
V. É considerada obrigatória de caráter continuado a despesa corrente derivada de ato normativo que fixe para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a três exercícios. 
Está correto o que se afirma SOMENTE em
Com relação à Lei Complementar nº. 101, de 04 de maio de 2000, analise as afirmativas a seguir.
I. Fixa regras atinentes à lei de diretrizes orçamentárias, à lei orçamentária anual e à execução orçamentária e cumprimento das metas. 
II. Proíbe a concessão ou ampliação de incentivo ou benefício de natureza tributária, da qual decorra renúncia de receita. 
III. Estabelece que o montante previsto para as receitas de operações de crédito poderá ser superior ao das despesas de capital constantes do projeto de lei orçamentária, em até 20%.
Assinale:
Sobre a disciplina legal das operações de crédito, é correto afirmar que
A Lei Complementar n.º 101/2000 dispõe que a responsabilidade na gestão fiscal pressupõe
Sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal, é correto afi rmar:
Acerca da disciplina legal do endividamento e do crédito público, assinale a opção correta.
O Poder Legislativo tem papel relevante na fiscalização da gestão fiscal. Assim, por exemplo, entre as competências exclusivas da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, destacam-se as de julgar as contas do governador e apreciar os relatórios sobre a execução dos planos de governo. De fato, cabe ao Poder Legislativo, aos tribunais de contas, ao MP e ao sistema de controle interno de cada poder fiscalizar o cumprimento das normas da LRF, com ênfase em aspectos como as metas estabelecidas na LDO e os limites e as condições para realização de operações de crédito. Quanto a esse assunto, assinale a opção correta.
Ao se referir à previsão e à arrecadação da receita pública, a Lei de Responsabilidade Fiscal dispõe que a reestimativa de receita por parte do Poder Legislativo só será admitida
"Montante total, apurado sem duplicidade, das obrigações financeiras do ente da Federação, assumidas em virtude de leis, contratos, convênios ou tratados e da realização de operações de crédito, para amortização em prazo superior a doze meses, bem assim as operações de crédito de prazo inferior a doze meses cujas receitas tenham constado do orçamento", é, segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal, definição de
Acerca dos restos a pagar, a Lei de Responsabilidade Fiscal dispõe:
Determinado município contraiu empréstimo do tipo operação de crédito por antecipação de receita orçamentária (ARO), em 31/1/2009. A lei orçamentária desse município, para o exercício de 2009, foi aprovada pela Câmara de Vereadores somente em 10/2/2009.
Nessa situação, é correto afirmar que
Com base na Lei de Responsabilidade Fiscal, em relação à Receita Pública, assinale a afirmativa incorreta.
Com base na Constituição e na Lei de Responsabilidade Fiscal, assinale a afirmativa incorreta.
Assinale a afirmativa correta.
Com base na Lei de Responsabilidade Fiscal e na Lei 4320/64, assinale a afirmativa correta.
Assinale a afirmativa correta.
Em relação à receita pública, assinale a afirmativa incorreta.
Com base na Lei de Responsabilidade Fiscal, em relação à Receita Pública, assinale a afirmativa incorreta.
Com base na Lei de Responsabilidade Fiscal e na Lei 4320/64, assinale a afirmativa correta.
Com base na Constituição e na Lei de Responsabilidade Fiscal, assinale a afirmativa incorreta.
Acerca das Leis Complementares n.ºs  101/2000 e 105/2001, que tratam, respectivamente, das normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e do sigilo das operações de instituições financeiras, assinale a opção correta.
Considere as afirmações abaixo, relacionadas às disposições da Lei Complementar nº 101, de 04/05/2000. 
I. A concessão ou ampliação de incentivo ou benefício de natureza tributária da qual decorra renúncia financeira deve atender a pelo menos uma de duas condições. Uma delas é a demonstração de que a renúncia foi considerada na estimativa de receita da lei orçamentária e de que não afetará as metas de resultados fiscais previstas na lei de diretrizes orçamentárias. 
II. Considera-se renúncia fiscal condicionada aos requisitos da lei o cancelamento de débito, ainda que de valor inferior aos respectivos custos de cobrança. 
III. A despesa total dos Estados com pessoal, em cada período de apuração, não poderá exceder a 50% da receita corrente líquida, não sendo computadas para a verificação do atendimento desse limite, entre outras, as despesas de indenização por demissão de servidores ou empregados. 
IV. Sempre que necessário, a despesa corrente será financiada mediante a aplicação da receita de capital derivada da alienação de bens e direitos que integram o patrimônio público. 
V. Dentre as restrições previstas na lei para a hipótese de a dívida consolidada de um ente da Federação ultrapassar o respectivo limite está o impedimento de receber transferências voluntárias da União ou do Estado, enquanto perdurar o excesso, depois de vencido o prazo para retorno da dívida ao limite. 
Estão corretas as afirmações
Em nosso sistema financeiro, o texto constitucional permite
O cancelamento de restos a pagar ocasionará modificação na situação patrimonial líquida em decorrência de
Com relação a conceitos e dispositivos da LRF, julgue os itens abaixo.
I O resultado nominal é apurado com base na diferença entre as chamadas receitas não financeiras e as despesas não financeiras. Para essa operação devem ser deduzidos, do total das receitas orçamentárias arrecadadas, os totais das operações de crédito, as receitas de privatização, a anulação de restos a pagar e as receitas provenientes de aplicações financeiras. Na apuração da despesa, devem ser descontadas as despesas com juros e amortização da dívida, bem como anulação de restos a pagar inscritos no exercício anterior.
II Metas fiscais são valores projetados para o exercício financeiro e que, depois de aprovados pelo Poder Legislativo, servem de parâmetro para a elaboração e a execução do orçamento. Para obrigar os gestores a ampliar os horizontes do planejamento, as metas devem ser projetadas para os próximos três anos, isto é, o exercício a que se referem e os dois seguintes.
III A partir da LRF, além de opcional, a reserva de contingência terá o seu montante fixado na LPPA, discriminado o valor de cada exercício financeiro, em percentual da receita corrente líquida, e os seus recursos serão destinados exclusivamente ao atendimento dos passivos contingentes relacionados no anexo de riscos fiscais da LDO.
IV Constitui requisito essencial da responsabilidade na gestão fiscal a instituição, previsão e efetiva arrecadação de todos os tributos da competência constitucional do ente da Federação.
Estão certos apenas os itens
Conforme disposto na Lei Federal n.º 4.320/1964, consideram-se restos a pagar as despesas empenhadas mas não pagas até o dia 31 de dezembro, distinguindo-se as processadas das não processadas. Despesa não processada é aquela
Com a edição da LRF, a LDO recebeu em seu conteúdo uma série de novas e importantes atribuições. Essas atribuições incluem
Ao se referir a restos a pagar a Lei de Responsabilidade Fiscal afirma que é vedado ao titular de Poder ou órgão mencionado na referida lei, contrair obrigação de despesa,
As disposições da Lei de Responsabilidade Fiscal se aplicam à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios. Nas referências a esses entes da Federação (União, Estados, Distrito Federal e Municípios), de acordo com a Lei, estão compreendidos APENAS
De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, a transferência voluntária de recursos é entendida como
Com relação ao direito financeiro e econômico pátrio, julgue os
itens de 90 a 94.
 
Projeto de lei de iniciativa do Poder Executivo municipal que proponha reajustamento dos benefícios previdenciários de seus servidores, com o fim de preservar o valor real das transferências, não estará sujeito às exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal relativas à compensação fixada em seu art. 17, ainda que aumente despesas obrigatórias de caráter continuado.
Com relação ao direito financeiro e econômico pátrio, julgue os
itens de 90 a 94.
 
A lei orçamentária anual pode conter, além da fixação da despesa, a previsão de receita e alteração da legislação tributária e a autorização para contratação de operações de crédito ou abertura de créditos suplementares.
A respeito das normas de controle da gestão pública instituídas
pela Lei Complementar n.º 101/2000 - Lei de Responsabilidade
Fiscal (LRF) -, julgue os itens de 55 a 62. 
No âmbito da União, a mensagem que encaminhar o projeto de lei de diretrizes orçamentárias deverá discriminar os objetivos das políticas nacionais de natureza monetária, creditícia e cambial, bem como as metas de inflação, para o exercício subsequente.
A respeito das normas de controle da gestão pública instituídas
pela Lei Complementar n.º 101/2000 - Lei de Responsabilidade
Fiscal (LRF) -, julgue os itens de 55 a 62. 
Nos termos da legislação em vigor, a instituição, previsão e efetiva arrecadação de todos os tributos da competência constitucional de cada ente da Federação é obrigatória.
À luz das normas contidas na Lei de Responsabilidade Fiscal, afirma-se que
Considere: 
I. É sempre vedada a realização de operações de crédito que excedam o montante das despesas de capital. 
II. Será admitida operação de crédito que exceda o montante das despesas de capital quando autorizada mediante crédito suplementar ou especial com finalidade precisa, desde que aprovada pelo Poder Legislativo por maioria absoluta. 
III. Não serão computadas nas despesas de capital as realizadas sob a forma de empréstimo ou financiamento a contribuinte, com o intuito de promover incentivo fiscal relacionado a tributo de competência do ente federado, se resultar diminuição do ônus deste. 
IV. Não será deduzido das despesas de capital o valor da operação sob a forma de empréstimo a contribuinte, com intuito de promover incentivo fiscal, se este empréstimo for concedido por instituição financeira controlada por ente federado. 
Está correto o que se afirma APENAS em
Os Tribunais de Contas alertarão Poder ou órgão de que
A concessão de garantia em operações de crédito
Sobre as operações de crédito, é correto afirmar:
Para fins dos limites da dívida pública, os precatórios judiciais não pagos durante a execução do orçamento em que houverem sido incluídos integram a
A operação de crédito por antecipação de receita 
I. destina-se a atender insuficiência de caixa durante o exercício financeiro. 
II. realizar-se-á apenas a partir do décimo dia do início do exercício. 
III. deverá ser liquidada, com juros e outros encargos incidentes, até o último dia do exercício em que foi realizada. 
IV. está proibida enquanto existir operação anterior da mesma natureza não integralmente resgatada. 
V. pode ser realizada durante todo o mandato do Chefe do Executivo, só não se permitindo que seja contratada para pagamento em exercício posterior, em mandato de novo Chefe do Executivo. 
Está correto o que se afirma APENAS em
Os restos a pagar
A legislação vigente sobre responsabilidade fiscal contempla aspectos importantes da política tributária. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
Com relação ao disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal acerca
das garantias e contragarantias em operações de crédito internas e
externas, julgue os itens a seguir.
 
O ente da Federação que tiver a sua dívida honrada pela União em decorrência de garantia prestada em operação de crédito não terá acesso a novos créditos ou financiamentos até que a respectiva dívida seja totalmente liquidada.
Com relação ao disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal acerca
das garantias e contragarantias em operações de crédito internas e
externas, julgue os itens a seguir.
 
É vedado às entidades da administração indireta e suas respectivas empresas controladas e subsidiárias conceder garantia com recursos de seus próprios fundos.
Sobre tributos e a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/2000), assinale a alternativa correta.
Com relação à Lei de Responsabilidade Fiscal, julgue os itens que
se seguem.
 
As contas do STM devem ser apresentadas ao Congresso Nacional pelo seu presidente.
Com base na Lei n.º 11.416/2006 e na Lei Complementar n.º
101/2000, julgue o próximo item.
 
Se um ente federativo deixar de publicar, no prazo legal, relatório resumido de execução orçamentária, ficará impossibilitado de receber transferências voluntárias e de contratar operações de crédito, excetuando-se as destinadas ao refinanciamento do principal atualizado da dívida mobiliária.
Acerca da LRF, assinale a opção correta.
Com relação aos restos a pagar e à técnica de realização de despesa pública, assinale a opção correta.
Julgue os itens que se seguem, acerca das normas de direito
orçamentário.
  
A legislação orçamentária dispõe que os restos a pagar são despesas empenhadas pela administração pública, mas não pagas até o dia 10 de outubro de cada exercício financeiro.
Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.   Segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei  Complementar 101/2000), no “Art. 11 –  Constituem requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal a instituição, previsão  e efetiva arrecadação de todos os tributos da competência constitucional do ente da  Federação. Parágrafo único – É vedada a realização de transferências voluntárias para o  ente que não observe o disposto no caput, no que se refere aos impostos”. Esse artigo:  
I.  É de constitucionalidade inquestionável.  
II. É de constitucionalidade questionável diante da regra de competência tributária  privativa dos entes federados, mas a doutrina tende fortemente a admitir sua  constitucionalidade, pois não imporia  obrigação de exercício de competência  tributária, mas apenas consequências de seu não exercício. 
III.  Implica obrigatória instituição do imposto sobre grandes fortunas (inciso VII do art.  153 da Constituição Federal) pela União  Federal, conforme reconhecido pela  jurisprudência.  
IV. Visa diretamente combater a guerra fiscal entre os Estados, sendo o principal  dispositivo da Lei de Responsabilidade Fiscal visando a essa finalidade. 
Julgue os itens seguintes, acerca da Lei de Responsabilidade
Fiscal (LRF).
 
As operações de crédito por antecipação de receita realizada pelo estado-membro serão efetuadas mediante abertura de crédito junto à instituição financeira vencedora em processo competitivo eletrônico promovido pelo Banco Central do Brasil.
Julgue os itens seguintes, acerca da Lei de Responsabilidade
Fiscal (LRF).
 
Lei estadual pode fixar limites inferiores aos previstos na LRF para as dívidas consolidadas e mobiliária, operações de crédito e concessão de garantias.
A Lei de Responsabilidade Fiscal (LCF n.º 101/00) 
No que se refere à preservação do patrimônio público previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal, é vedada:
Sobre  as  disposições  que  tratam  da  transparência,  do  controle  e  da  ?scalização  na  Lei  Complementar  n.º  101/2000  (Responsabilidade  Fiscal),  é  correto  a?rmar  que 
Acerca  da  Lei  Complementar  n.º  101/2000  (Lei  de Responsabilidade  Fiscal  –  LRF),  julgue  os  itens  abaixo como  Verdadeiros  (V)  ou  Falsos  (F)  e,  em  seguida, assinale a opção correta. 
I  –  De acordo com o § 2º do art. 1º, as disposições dessa Lei Complementar obrigam a União, os estados e/ou municípios, sendo que o Distrito Federal responde à normatização própria por meio de lei. 
II  –  Segundo  o  art.  7º,  o  resultado  do  Banco  do  Brasil constitui receita do Tesouro Nacional e será transferido até  o  décimo  dia  útil  subsequente  à  aprovação  dos balanços semestrais. 
III  –  O art. 8º  indica que, até 60 dias após a publicação dos  orçamentos,  o  Poder  Executivo  estabelecerá  a programação ?nanceira e o cronograma de execução mensal de desembolso.  
A sequência correta é:
Sobre  as  disposições  que  tratam  da  transparência,  do  controle  e  da  fiscalização  na  Lei  Complementar  n.º  101/2000  (Responsabilidade  Fiscal),  é  correto  afirmar  que 
Acerca da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000),  assinale a opção correta. 
  
Em relação às disposições que tratam das despesas com  pessoal na LC 101/2000, assinale a opção correta. 
 
Sobre as disposições que  tratam da gestão patrimonial  na LC 101/2000, assinale a opção correta.
  
O instrumento de planejamento governamental, de iniciativa do Poder Executivo, no qual são estabelecidas as diretrizes, objetivos e metas da administração pública para os investimentos e outras despesas deles decorrentes, denomina-se:
A respeito das características gerais da Lei de Responsabilidade  Fiscal (LC 101/2000), analise as afirmativas a seguir:  
I.  A  União,  os  Estados,  o  Distrito  Federal,  os  Municípios  (incluindo o Poder Executivo, o Poder Legislativo, o Poder  Judiciário  e  o  Ministério  Público)  e  as  respectivas  administrações  diretas,  fundos,  autarquias,  fundações  e  empresas  estatais  dependentes  –  excetuando-se,  no  âmbito do Poder Legislativo, quando houver, o Tribunal de  Contas  dos  Municípios  ou  o  Tribunal  de  Contas  do  Município  –  estão  sujeitos  às  regras  da  Lei  de  Responsabilidade Fiscal.  
II.  Para os efeitos da Lei de Responsabilidade Fiscal, entende- se como ente da Federação a União, cada Estado, o Distrito  Federal  e  cada  Município;  como  empresa  controlada,  a  sociedade cuja maioria do capital social com direito  a  voto  pertença,  direta  ou  indiretamente,  a  ente  da  Federação;  e  como empresa estatal dependente, empresa controlada que  receba  do  ente  controlador  recursos  financeiros  para  pagamento  de  despesas  com  pessoal  ou  de  custeio  em  geral  ou  de  capital,  excluídos,  no  último  caso,  aqueles  provenientes de aumento de participação acionária.  
III.  A  responsabilidade  na  gestão  fiscal  pressupõe  a  ação  planejada  e  transparente,  em  que  se  previnem  riscos  e  corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas  públicas, mediante o cumprimento de metas de resultados  entre  receitas  e  despesas  e  a  obediência  a  limites  e  condições no que tange a renúncia de receita, geração de  despesas  com  pessoal,  da  seguridade  social  e  outras,  dívidas  consolidada  e  mobiliária,  operações  de  crédito,  inclusive  por  antecipação  de  receita,  concessão  de  garantia e inscrição em Restos a Pagar.  
Assinale: 
 
Considerando o que dispõem o Sistema Tributário Nacional e a
Lei de Responsabilidade Fiscal, julgue os próximos itens.
 
Empresa estatal dependente é aquela cuja maioria do capital social com direito a voto pertence, direta ou indiretamente, a ente da Federação do qual recebe recursos financeiros para pagamento de despesas com pessoal ou de custeio em geral ou de capital, excluídos, no último caso, aqueles provenientes de aumento de participação acionária.
 
Ao se referir às operações de crédito, a Lei complementar  no 101/2000 faz referência a várias vedações, destacando-se a seguinte: 
 
A Lei de Responsabilidade Fiscal dispõe que se a dívida  consolidada de um ente da Federação ultrapassar o  respectivo limite no final de um
 
Assinado no último quadrimestre do último ano da sua gestão contrato com execução prevista para vários exercícios, o Administrador deve
Em relação à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), assinale a opção correta.
 
Segundo Aliomar Baleeiro, “o crédito público  inclui-se entre os vários processos de que o Estado  pode  lançar mão para obtenção de fundos, como método fiscal, ou para outros fins extrafiscais.” Não se  equipara a uma operação de crédito:
 
Analise os seguintes conteúdos:  
I.  O demonstrativo atestando a compatibilidade da programação com os objetivos e metas da Lei de  Diretrizes Orçamentárias.  
II.  O documento que revela como se compensarão a renúncia de receitas e as despesas obrigatórias de  caráter continuado.  
III. A Provisão de Reserva de Contingência.  
IV. Todas as despesas relativas à dívida pública, mobiliária e contratual.  
V.  O montante não destacado, mas consolidado do principal e do refinanciamento da dívida pública.    
São  exigidos  no Orçamento Anual,  segundo  a  Lei  de Responsabilidade  Fiscal,  os  conteúdos  das  alternativas:  
Em relação às condições para que um município receba Transferências Voluntárias de outro ente da  Federação, considere as seguintes afirmativas.  
I.  A existência de dotação específica.  
II.  A  aplicação,  por  parte  desse  Município  receptor,  no  mínimo,  de  25  %  receita  resultante  de  impostos,  compreendida  a  proveniente  de  transferências,  na manutenção  e  desenvolvimento  do  ensino.  
III. A  aplicação,  por  parte  desse Município  receptor,  no  mínimo,  de  12%  do  da  arrecadação  dos  impostos a que se refere o artigo 156 e dos recursos de que tratam os artigos 158 e 159, inciso I,  alínea b e §3º, anualmente, em ações e serviços públicos de saúde.  
IV. A  comprovação,  por  parte  desse  Município  receptor,  da  observância  dos  limites  das  Dívidas  Mobiliária e Consolidada.  
V.   A comprovação, por parte desse Município receptor, de previsão orçamentária de contrapartida.    
Estão corretas as afirmativas:
  
Examine as proposições abaixo e escolha a alternativa correta.  
I.  De acordo com o disposto no art. 2º, III, da Lei de Responsabilidade Fiscal, considera-se empresa  estatal dependente a empresa controlada que receba do ente controlador recursos financeiros para  pagamento de despesas  com pessoal ou de  custeio  em geral ou de  capital,  excluídos, no último  caso, aqueles provenientes de aumento de participação acionária.  
II.  Constituem  requisitos  essenciais  da  responsabilidade  na  gestão  fiscal  a  instituição,  previsão  e  efetiva  arrecadação  de  todos  os  tributos  da  competência  constitucional  do  ente  da  Federação,  sendo  vedada  a  realização  de  transferências  correntes  ao  ente  público  que  desobedecer  a  tal  diretriz no que diz respeito aos impostos.  
III. A concessão ou ampliação de incentivo ou benefício do qual decorra renúncia de despesas deverá  estar  acompanhada  de  estimativa  do  impacto  financeiro-orçamentário  relativo  ao  exercício  financeiro em que deva iniciar a sua vigência e aos três exercícios financeiros seguintes a este.  
As disposições da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) são aplicáveis à(ao)(s):
 
Considere que, por força de variações climáticas ocorridas em diversas regiões do Brasil, haja um desabastecimento do mercado interno em relação ao fornecimento de produtos da cesta básica, tais como feijão, arroz e açúcar. À vista disso, caso o Poder Executivo, mediante decreto, venha a estipular alíquota zero para o Imposto de Importação – II, Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI e Imposto sobre Operações Financeiras – IOF a incidir sobre tais produtos no ato da importação, tal renúncia de receita, à luz da Lei Complementar 101/2000,
Analise as assertivas abaixo. 
  I.  A Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000) estabelece normas  de  finanças  públicas  voltadas  para  a  responsabilidade  na  gestão  fiscal.  Suas  disposições obrigam a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.  
II.  Os Tribunais de Contas, o Poder Judiciário e o Ministério Público não se sujeitam às  obrigações  da  Lei  de Responsabilidade Fiscal  (Lei Complementar  nº  101/2000)  em  razão de sua autonomia administrativa e financeira garantidas pela Constituição.  
III.  Se a despesa total com pessoal exceder a 95% (noventa e cinco por cento) do limite  prudencial  previsto  na  Lei  de  Responsabilidade  Fiscal  (Lei  Complementar  nº  101/2000), o decreto do Chefe do Poder Executivo que cria novos cargos, empregos  ou funções terá sua eficácia condicionada à aprovação pelo Tribunal de Contas.  
IV.  Nos  termos  da  Lei  de  Responsabilidade  Fiscal  (Lei  Complementar  nº  101/2000),  constituem  requisitos  essenciais  da  responsabilidade  na  gestão  fiscal  a  instituição,  previsão e efetiva arrecadação de todos os tributos da competência constitucional do  ente da Federação.   
Pode-se afirmar que estão CORRETAS as assertivas: 
 
Com relação aos limites, vedações e obrigações instituídos pela Lei
de Responsabilidade Fiscal (LRF), julgue os itens que se seguem.
 
Para efeito da apuração do limite máximo previsto pela LRF, o décimo terceiro salário devido aos servidores públicos deve entrar no cômputo do total de despesas de pessoal do exercício a que se refira, ainda que o pagamento seja efetuado, por exemplo, somente no mês de fevereiro.
 
Para responder as questões 37 e 38, leia atentamente 
o texto abaixo
O  Jornal  Valor  Econômico  publicou  no  dia  05/07/2011, 
matéria  intitulada  SUBSÍDIOS  REPRESENTAM  28% 
DOS GASTOS DO PAC: SUBSÍDIO DO  “MINHA CASA” 
SUSTENTA ALTA DO  INVESTIMENTO NO PAC, de au-
toria do Jornalista João Villaverde, de Brasília, da qual foi 
retirado o seguinte trecho: 
“Impulsionadas pelos subsídios do programa Minha Casa, 
Minha Vida, as despesas de custeio do Programa de Ace-
leração  do  Crescimento  (PAC)  cresceram  muito  -  elas 
passaram  de  R$  296 milhões  no  primeiro  semestre  de 
2010 para R$ 3,1 bilhões no mesmo período deste ano. 
Com essa multiplicação por dez, o peso do custeio no in-
vestimento do governo  federal passou de uma participa-
ção de 3,2% no PAC para 28%, na mesma comparação.
Ao todo, o governo executou R$ 11,3 bilhões em despesas 
do PAC neste ano, um crescimento de 25% sobre os R$ 
9 bilhões de igual período de 2010 - uma conta que soma 
custeio, investimento e inversões financeiras, e considera 
também os  restos a pagar. Nesse dispêndio, os  investi-
mentos - enquanto ativos físicos que ficam em poder pú-
blico - foram 9% menores, passando para R$ 7,9 bilhões 
no primeiro semestre deste ano. Além disso, a composi-
ção dos gastos também piorou - a participação dos restos 
a pagar alcançou 88,3%, quase 10 pontos acima do peso 
dessa rubrica em igual período do ano passado.”
 
O jornalista criticou a composição do gasto público, uma  vez  que  a  participação  dos  restos  a  pagar  alcançou  88,3%, quase 10 pontos acima do peso dessa rubrica em  igual período do ano passado.   Quanto aos restos a pagar, pode-se AFIRMAR que
  
Em relação às disposições contidas na Lei Complementar  nº 101/00 (Lei de Responsabilidade Fiscal), assinale a alternativa CORRETA: 
  
No regime da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000) e à  luz da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, é correto afirmar: 
 
 Segundo a Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000,  também conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal, a  empresa estatal dependente é conceituada como 
  
Sobre a consolidação, nacional e por esfera de governo,  das contas dos entes da Federação relativas ao exercício  anterior, e a sua divulgação, inclusive por meio eletrônico  de acesso público, é correto afirmar que 
 
Atenção:  As questões de números 37 a 42 apresentam três 
afirmações sobre um determinado assunto. Para 
respondê-las utilize a chave abaixo. 
 
 Está correto o que se afirma APENAS em 
A)  I. 
(B)  II. 
(C)  III. 
(D)  I e II. 
(E)  I e III. 
  
A respeito dos restos a pagar, a Lei de Responsabilidade  Fiscal (Lei Complementar no  101/2000) dispõe:    
I.  É vedado ao titular de Poder, nos últimos três trimestres do seu mandato, contrair obrigação de  despesa que não possa ser cumprida integralmente  dentro dele, ou que tenha parcelas a serem pagas  no exercício seguinte, desde que haja suficiente  disponibilidade de caixa para este efeito. 
II.  É autorizado ao titular de Poder, nos últimos dois  bimestres do seu mandato, contrair obrigação de  despesa que não possa ser cumprida integralmente dentro dele, ou que tenha parcelas a serem  pagas no exercício seguinte sem que haja suficiente disponibilidade de caixa para este efeito.       
III.  É vedado ao titular de Poder, nos últimos dois quadrimestres do seu mandato, contrair obrigação de  despesa que não possa ser cumprida integralmente  dentro dele, ou que tenha parcelas a serem pagas  no exercício seguinte sem que haja suficiente disponibilidade de caixa para este efeito.  
Está correto o que se afirma APENAS em 
 
A LRF — Lei Complementar n.º 101/2000 — contribuiu para a atual estabilidade das finanças públicas, ao introduzir várias normas para a boa gestão fiscal. O STF, ao apreciar a ADI 2.238-5 e seus apensados, suspendeu cautelarmente alguns desses preceitos. Um exemplo de preceito suspenso pelo STF é aquele que
 
A Lei n.º 4.320/1964, diploma legal sobre normas gerais de direito financeiro, recepcionada pela CF como lei complementar até a edição da norma prevista em seu art. 165, § 9.º, teve alguns de seus conceitos e procedimentos alterados ou acrescidos pela LRF. Nesse sentido, é correto afirmar que a LRF
 
DO  COMPLEXO  DE  NORMAS  E PROCEDIMENTOS  RELATIVOS  A  GESTAO  FISCAL  DE  QUE  TRATA  A  LEI COMPLEMENTAR  101/2000, ASSINALE  NO  PROCESSO  DE  CONTROLE, PELOS  TRIBUNAIS  DE  CONTAS, O  MECANISMO  INOVADOR:
 
CONFORME  A  LEI  DE RESPONSABILIDADE  FISCAL  (LC 101/2000), E  CORRETO DIZER QUE:
 
O artigo 42 da Lei Complementar no  101/2000 (Lei de  Responsabilidade Fiscal) veda a assunção de obrigação  de despesa nos dois quadrimestres anteriores ao término  do mandato eletivo, que não possa ser cumprida integralmente dentro dele, sem que haja disponibilidade financeira  para esse efeito. Isso significa que 
 
A verificação do cumprimento dos limites e condições relativos à realização de operações de crédito de cada ente da Federação,  bem assim a efetivação do registro eletrônico centralizado e atualizado das dívidas públicas interna e externa, garantindo o  acesso público às informações, é de competência 
 
Se o Estado-membro tiver sua dívida consolidada ultrapassando o respectivo limite ao final de um quadrimestre deverá, nos  termos da Lei de Responsabilidade Fiscal, que promover sua recondução aos limites. Nesta situação, enquanto perdurar o  excesso, o Estado-membro 
 
Em operação de crédito público com instituição financeira privada, regularmente realizada nos termos constitucionais e legais,  exige-se do Estado-membro a concessão de garantia. Essa garantia 
 
Em âmbito estadual, na ocorrência de calamidade pública reconhecida pela Assembleia Legislativa, enquanto perdurar a  situação, será adotada, dentre várias, a seguinte medida: 
 
De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, haverá dispensa das exigências legais para renúncia de receita na hipótese de  concessão de