-
A administração científica é um modelo de administração criado pelo americano Frederick Winslow Taylor no fim do século XIX e início do século XX e que se baseia na aplicação do método científico na administração com o intuito de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos.
Frederick Taylor (1900)
Taylor procurava uma forma de elevar o nível de produtividade conseguindo que o trabalhador produzisse mais em menos tempo sem elevar os custos de produção. Assim, ele observou que os sistemas administrativos da época eram falhos. A falta de padronização dos métodos de trabalho, o desconhecimento por parte dos administradores do trabalho dos operários e a forma de remuneração utilizada foram as principais falhas estudadas por Taylor.
-
Correto Letra A
Comentando o item 2, que acredito ser o mais difícil dos três:
A supervisão funcional e a unidade de comando são conceitos conflitantes das primeiras escolas de administração.
A supervisão funcional faz parte da escola de Taylor, a Administração Científica, e significa o seguinte
" É a existência de diversos supervisores, cada qual especializado em determinada área e que tem autoridade funcional (relativa somente a sua especialidade) sobre os mesmos subordinados. "
A unidade de comando faz parte da escola de Fayol, a Teoria Clássica, e significa o seguinte:
" uma cabeça e um plano para cada grupo de atividades que tenham o mesmo objetivo; "
Esses dois autores compõem o que costuma chamar-se de Abordagem Clássica da Administração, e possuíam alguma divergência entre seus ensinamentos, como visto acima.
http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/taylor-fayol-e-ford/36825/
-
(V) Para a administração científica, a prosperidade do empregador e do empregado são interdependentes.
INCENTIVOS SALARIAIS E PRÊMIOS DE PRODUÇÃO
Uma vez analisado o trabalho executado, operacional, racionalizadas as tarefas e padronizado o tempo para sua execução, selecionado cientificamente o operário e treinado de acordo com o método preestabelecido, resta fazer com que o operário colabore com a empresa e trabalhe dentro dos padrões de tempo previstos. Para obter essa colaboração do operário, Taylor e seus seguidores desenvolveram planos de incentivos salariais e de prêmios de produção. A ideia básica era a de que a remuneração baseada no tempo (salário mensal, diário ou por hora) não estimula ninguém a trabalhar mais e deve ser substituída por remuneração baseada na produção de cada operário (salário por peça, por exemplo): O operário que produz pouco ganha pouco e o que produz mais, ganha na proporção de sua produção. O estímulo salarial adicional para que os operários ultrapassem o tempo padrão é o prêmio de produção.
(V) A supervisão funcional e a unidade de comando são conceitos conflitantes das primeiras escolas de administração.
ABORDAGEM CLÁSSICA
A necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações, no sentido de se obter o melhor rendimento possível dos recursos e fazer face à concorrência e à competição que se avolumavam entre as empresas. Com a substituição do capitalismo liberal pelos monopólios, instala-se nos Estados Unidos, entre 1880 e 1890, a produção em massa, aumentando o número de assalariados nas indústrias torna-se necessário evitar o desperdício e economizar mão-de-obra. Surge a divisão de trabalho entre aqueles que pensam (gerentes) e os que executam (trabalhadores). Os primeiros fixam os padrões de produção, descrevem os cargos, determinam funções, estudam métodos de Administração e normas de trabalho, criando as condições econômicas e técnicas para o surgimento do “Taylorismo” e do “Fordismo” nos Estados Unidos e do “Fayolismo” na Europa.
(F) A escola de administração científica recebeu esse nome por publicar os trabalhos de comprovação dos seus postulados.
SEGUNDO PERÍODO DE TAYLOR
Corresponde à publicação do seu livro The Principles of Scientific Management (1911), quando concluiu que a racionalização do trabalho operário deveria ser acompanhada de uma estruturação geral para tornar coerente a aplicação dos seus princípios na empresa como um todo. A partir daí, desenvolveu seus estudos sobre a Administração geral, a qual denominou Administração Científica, sem deixar de lado sua preocupação quanto à tarefa do operário. (...)
O nome Administração Científica é devido a tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da Administração a fim de aumentar a eficiência industrial. Os principais métodos científicos aplicáveis aos problemas da Administração são a observação e a mensuração.
FONTE:http://academiamarketing.blogspot.com.br/2011/11/historia-da-administracao-de-taylor-e.html
-
1) Taylor(Adm cientifica) tinha o objetivo de maximizar o desempenho das organizações através do atingimento do melhor desempenho possível no exercício das tarefas, reduzindo as perdas e os desperdícios de qualquer natureza, gerando lucro para empresa e para o trabalhador.
2) Enquanto a ADM cientifca tinha foco nas tarefas, a ADM clássica tinha foco na estrutura,tendo esta como principio a Unidade de comando.( Cada empregado deve receber ordens de apenas um superior. É o princípio da autoridade única.)
-
Destacando os comentários de David.
A supervisão funcional faz parte da escola de Taylor, a Administração Científica
A unidade de comando faz parte da escola de Fayol, a Teoria Clássica,
-
(F ) A escola de administração científica recebeu esse nome por publicar os trabalhos de comprovação dos seus postulados.
Segundo Chiavenato, a Administração científica acabou com o empirírismo e a improvisação e deu lugar aos métodos científicos, como a mensuração e a observação para resolver os problemas de administração.
-
(F) A escola de administração científica recebeu esse nome por publicar os trabalhos de comprovação dos seus postulados.
Uma das críticas que a ADM Científica sofreu:
-Apesar de todo o seu desenvolvimento com uma suposta base científica, não há comprovação científica , de que essa escola da dministração realmente conseguia aumentar, por si só, a eficiência organizacional.
pdf Prof Carlos Xavier
-
a) V– V – F.
(V) Para a administração científica, a prosperidade do empregador e do empregado são interdependentes.
Comentário: interdependência refere-se a dependência mútua, ou seja, na administração científica o empregado ao produzir em excesso ele ganhava mais e consequentemente o empregador também ao faturar mais.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
(F) A escola de administração científica recebeu esse nome por publicar os trabalhos de comprovação dos seus postulados.
Comentário: postulado refere-se a uma sentença que não é provada ou demonstrada. Frederick Taylor demonstrou por meio de seu livro The Principles of Scientific Management que a racionalização do trabalho deveria ter como foco as tarefas e a eficiência no trabalho para tornar coerente a aplicação dos seus princípios na empresa.
-
(V) Para a administração científica, a prosperidade do empregador e do empregado são interdependentes.
- Segundo Taylor, objetivo principal: assegurar o máximo de prosperidade ao patrão e ao empregado.
(V) A supervisão funcional e a unidade de comando são conceitos conflitantes das primeiras escolas de administração.
- unidade de comando (teoria clássica) para cada subordinado um único superior/chefe.
- supervisão funcional (adm. científica) diversos supervisores especialistas, com autoridade funcional sobre os subordinados.
(F) A escola de administração científica recebeu esse nome por publicar os trabalhos de comprovação dos seus postulados.
- a partir dos trabalhos de Frederick Taylor com a necessidade de estudar a administração cientificamente
fonte: Elisabeth de Abreu e Lima Moreira, administração geral e pública, 2018, editora juspodivm
-
Devid, muito boa sua explicação. Parabéns!!!.
Porém, "Uma cabeça e um plano para cada conjunto de atividades que tenham o mesmo objetivo " é a UNIDADE DE DIREÇÃO.
-
(VERDADEIRO) Para a administração científica, a prosperidade do empregador e do empregado são interdependentes.
Na visão dos autores da Administração Científica a grande finalidade da Administração é a de gerar prosperidade ao patrão e ao empregado e isso ocorreria a partir do aumento da eficiência nas tarefas realizadas pelos operários.
(VERDADEIRO) A supervisão funcional e a unidade de comando são conceitos conflitantes das primeiras escolas de administração.
Os conceitos de supervisão funcional e unidade de comando são conflitantes pois aa supervisão funcional da administração científica significa diversos supervisores especialistas, com autoridade funcional sobre os subordinados. Já a unidade de comando de acordo com a teoria clássica significa um chefe/superior para cada subordinado.
(FALSO) A escola de administração científica recebeu esse nome por publicar os trabalhos de comprovação dos seus postulados.
A administração científica recebeu esse nome a partir dos estudos científicos dos engenheiros para organizar os trabalhos nas indústrias. Dentre os autores destacam-se: Frederick W. Taylor, Carl Barth, Henry Gantt, Frank Gilbreth e Henry Ford.
GABARITO: A
-
-
UMA DAS MELHORES QUESTÕES DE ADM QUE JÁ VI.
-
(V) Para a administração científica, a prosperidade do empregador e do empregado são interdependentes.
"Princípio de produtividade: aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período
(produtividade) por meio da especialização e da linha de montagem. O operário ganha mais, e o
empresário tem maior produção." TGA, pág 69
(V) A supervisão funcional e a unidade de comando são conceitos conflitantes das primeiras escolas de administração.
A supervisão funcional era descentralizada, aconteceu na Adm. Científica, já a Unidade de comando era centralizada e fazia parte da Teoria Clássica.
(F) A escola de administração científica recebeu esse nome por publicar os trabalhos de comprovação dos seus postulados.
"inúmeras críticas são feitas à Administração Científica: o mecanicismo de sua abordagem, que lhe garante o nome de teoria da máquina; a superespecialização que robotiza o operário; a visão microscópica do homem tomado isoladamente e como um apêndice da maquinaria industrial; a ausência de qualquer comprovação científica de suas afirmações e princípios; a abordagem incompleta envolvendo apenas a organização formal; a limitação do campo de aplicação à fábrica, omitindo o restante da vida de uma empresa; a abordagem prescritiva, normativa e típica de sistema fechado" TGA, pág 80
Gabarito: A