-
FALSO → Vantagem competitiva diz respeito a situação na qual encontra-se uma empresa que implementa uma estratégia de criação de valor que não está sendo implementada por outros competidores, sejam eles atuais ou potenciais. Ela se torna sustentável quando há dificuldade para outras firmas replicarem os benefícios daquela que está em melhores condições estratégicas.
VERDADEIRO → A Visão Baseada em Recursos (VBR) é uma perspectiva da estratégia que explica a vantagem competitiva a partir dos recursos e competências distintivos da firma.
FALSO - não existe essa relação, a VRB explicar o desempenho econômico das firmas a partir de fatores competitivos internos, situados dentro da organização (Capital físico, humano e organizacional), já O modelo das cinco forças de Porter ou influências que afetam a competitividade representa um conceito de análise circunstancial(externo) de negócios por meio do qual uma empresa pode maximizar seus resultados e ultrapassar a concorrência, independentemente de sua atividade.
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Vis%C3%A3o_baseada_em_recursos
-
FGV foi maldosa.
https://profes.com.br/professora-debora-bianco/blog/maudoso-ou-maldoso
-
(F) As estruturas baseadas em recursos tipicamente imitáveis (INIMITÁVEL) caracterizam a Vantagem Competitiva da VBR na empresa.
Falso.
A fonte das vantagens competitivas das empresas está nos recursos que são valiosos, raros, difíceis de imitar e insubstituíveis.
- Recurso valioso quando permite à empresa desenvolver e implementar estratégias que aumentam a sua eficiência;
os recursos e capacidades da organização lhe permitem responder adequadamente aos riscos e às oportunidades do meio envolvente, agregando vendas ou reduzindo custos?
- Recurso Raro se os concorrentes não tiverem acesso a ele (ou acesso limitado).
Esse recurso está sendo utilizado por um pequeno número de concorrentes?
- Recurso difíceis de imitar quando tornam as vantagens competitivas sustentáveis no tempo;
o custo para obter ou desenvolver esse recurso na concorrência é elevado?
- Recurso insubstituíveis quando, tal como a palavra indica, não é possível recorrer a um outro.
(V) A fonte primária da Vantagem Competitiva na VBR é o conjunto de recursos e competências que administram.
= Cada empresa pode ser vista como um conjunto único de recursos e competências.
(F) A VBR e a Teoria das Cinco Forças concordam ao adotar as competências essenciais como fonte de vantagem competitiva.
Assim, ambas visões não se substituem, mas ao contrário, se complementam, pois a sub-avaliação do papel dos recursos, assim como da importância de um potencialmente lucrativo posicionamento, levaria a uma análise não balanceada do contexto estratégico de uma firma. Corroborando estas afirmações, o estudo de Spanos & Lioukas (2001) em empresas gregas conclui que tanto fatores externos (a indústria) como os internos (recursos específicos) são importantes para explicar as diferentes dimensões da performance.
http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2005_enegep0702_0815.pdf
-
Barney (1991) propõe que para o recurso de uma empresa ter um potencial para uma vantagem competitiva sustentável deve possuir quatro atributos:
a) deve ser valioso. no sentido de explorar as oportunidades e/ou neutralizar ameaças no ambiente da firma;
b) deve ser raro entre os competidores atuais e potenciais;
c) deve ser imperfeitamente imitável e
d) não pode possuir um substituto equivalente para este recurso valioso. raro e imperfeitamente imitável.
-
O VBR é um modelo de desempenho com foco nos recursos e capacidades controlados por uma empresa como fontes de vantagem competitiva. Vamos analisar as afirmativas.
(Falso) A inimitabilidade é uma das fontes de vantagens de empresas que possuem vantagem competitiva.
Empresas com recursos raros e valiosos são comumente inovadores estratégicos, pois conseguem conceber e implementar estratégias que outras não conseguem por não disporem de recursos e capacidades relevantes. No entanto, recursos organizacionais raros e valiosos só podem ser fontes de vantagem competitiva sustentável se as empresas que não os possuem enfrentam uma desvantagem de custo para obtê-los ou desenvolvê-los, comparadas às empresas que já os possuem. Esses tipos de recursos são imperfeitamente imitáveis.
(Verdadeiro) Cada empresa pode ser vista como um conjunto único de recursos e competências. Recursos, no modelo VBR, são definidos como ativos tangíveis e intangíveis que a empresa controla e que podem ser usados para criar e implementar estratégias.
Capacidades são um subconjunto dos recursos de uma empresa. São definidas como ativos tangíveis e intangíveis, que permitem à empresa aproveitar por completo outros recursos que controla. Isto é, as capacidades, sozinhas, não permitem que uma empresa crie e implemente suas estratégias, mas permitem que utilize outros recursos para criar e implementar tais estratégias.
(Falso) A VBR defende que a empresa deve criar vantagem competitiva olhando para o ambiente interno e não externo. O foco deve ser desenvolver competências que possuam valor, sejam raras, imperfeitamente imitáveis e que consiga utilizar em proveito próprio (VRIO).
Porter defender que a empresa cria vantagem competitiva olhando para o ambiente externo em busca de uma posição de mercado em que ela consiga defender utilizando as cinco forças competitivas como análise.
GABARITO: A
-
-
O VBR é um modelo de desempenho com foco nos recursos e capacidades controlados por uma empresa como fontes de vantagem competitiva.
Vamos analisar as afirmativas.
(Falso) A inimitabilidade é uma das fontes de vantagens de empresas que possuem vantagem competitiva. - Empresas com recursos raros e valiosos são comumente inovadores estratégicos, pois conseguem conceber e implementar estratégias que outras não conseguem por não disporem de recursos e capacidades relevantes. No entanto, recursos organizacionais raros e valiosos só podem ser fontes de vantagem competitiva sustentável se as empresas que não os possuem enfrentam uma desvantagem de custo para obtê-los ou desenvolvê-los, comparadas às empresas que já os possuem. Esses tipos de recursos são imperfeitamente imitáveis.
(Verdadeiro) Cada empresa pode ser vista como um conjunto único de recursos e competências. Recursos, no modelo VBR, são definidos como ativos tangíveis e intangíveis que a empresa controla e que podem ser usados para criar e implementar estratégias. Capacidades são um subconjunto dos recursos de uma empresa. São definidas como ativos tangíveis e intangíveis, que permitem à empresa aproveitar por completo outros recursos que controla. Isto é, as capacidades, sozinhas, não permitem que uma empresa crie e implemente suas estratégias, mas permitem que utilize outros recursos para criar e implementar tais estratégias.
(Falso) A VBR defende que a empresa deve criar vantagem competitiva olhando para o ambiente interno e não externo. O foco deve ser desenvolver competências que possuam valor, sejam raras, imperfeitamente imitáveis e que consiga utilizar em proveito próprio (VRIO). Porter defender que a empresa cria vantagem competitiva olhando para o ambiente externo em busca de uma posição de mercado em que ela consiga defender utilizando as cinco forças competitivas como análise.
GABARITO: A
Fonte: Prof. Marcelo Soares| Direção Concursos