-
Fatores motivadores
Como o nome já diz, são fatores que quando presentes causam motivação, e quando ausentes provocam insatisfação. São os fatores que têm relação com o funcionário e sua motivação em seu cargo em si e nas atividades que ele exerce. Aqui, se encaixam algumas ações como o reconhecimento do trabalho exercido, o crescimento profissional, autorrealização, os desafios que são lançados e a capacidade de poder realiza-los, o crescimento, a liberdade de decidir como realizar suas atividades e o uso plenos de suas habilidades pessoais.
De acordo com a teoria de Herzberg, os fatores motivacionais são os responsáveis por resultarem em aumento de produtividade e satisfação.
Fatores Higiênicos
Esses fatores são os relacionados à empresa e, quando ausentes, causam insatisfação, mas quando presentes, apesar de satisfatórios, não causam necessariamente a motivação do funcionário. Eles estão relacionados com o ambiente que o rodeia e a conduta da empresa do que com as funções do funcionário em si. São eles: o salário, ambiente empresarial, política da empresa, as oportunidades de crescimento, a relação dos superiores com os demais funcionários e os benefícios sociais, por exemplo. Herzberg disse “… Fatores de higiene operam independentemente dos fatores de motivação. Um indivíduo pode ser altamente motivado em seu trabalho e estar insatisfeito com seu ambiente de trabalho”.
-
Para Herzberg, condição ambiental é fator higiênico. Os fatores higiênicos influenciam a insatisfação, ou seja, podem gerar insatisfação se forem negativos, mas não geram satisfação se forem positivos! Entre esses fatores estão relacionadas: condições de trabalho, remuneração, segurança, relações pessoais, políticas da empresa e supervisão (RENNÓ, 2013).
Fatores Higiênicos: referentes ao ambiente de trabalho, também chamados de fatores extrínsecos ou profiláticos. Eles evitam a insatisfação caso estejam presentes. Incluem aspectos como qualidade da supervisão, remuneração, políticas da empresa, condições físicas de trabalho, relacionamento com colegas e segurança no emprego;
Fatores Motivacionais: referentes ao próprio trabalho, sendo também chamados de fatores intrínsecos. São responsáveis pela existência de satisfação dos funcionários. Incluem aspectos como chances de promoção, oportunidades de crescimento pessoal, reconhecimento, responsabilidades e realização.
-
Herzberg disse que quando estes fatores motivacionais não existem, as pessoas são neutras em relação à motivação (não ficam motivadas nem desmotivadas). Mas quando estes fatores estão presentes geram um alto nível de motivação no profissional.
Ela não vai impedir a desmotivação
Gab. D
-
Ahhh, FGV concursos !!!!
espero nunca realizar um concurso organizado por eles !
-
fator motivacional: ausência de insatisfação. ex: reconhecimento
fator higiênico: ausência de satisfação, o que não quer dizer que está desmotivado.
discordo da questao
-
I. Essa teoria pressupõe dois grupos de fatores que atuariam na motivação e na desmotivação das pessoas no trabalho.
Certa.
II. Os fatores higiênicos seriam os que, uma vez satisfeitos, impedem a desmotivação, mas não motivam.
Certa.
III. Os fatores motivacionais para as pessoas no trabalho têm a capacidade dual de motivar e de impedir a desmotivação.
Teoria dos Dois Fatores - Frederick Herzberg
Os fatores motivadores operam em sentido positivo, tendendo a aumentar a produvidade e os resultados, trazendo motivação a longo prazo.
Os fatores higiênicos produzem motivação no curto prazo, tendem a atuar no sentido de impedir situações negativas, ou seja, diminuir a produtividade, porém nao adianta aumentá-los pois nao aumentará a motivação.
Para motivar um funcionário não basta que os fatores de insatisfação estejam ausentes; é necessário que os fatores de satisfação estejam presentes.
Fatores motivacionais: intrísecos - realização profissional/ conteúdo do trabalho - fatores satisfacientes (topo da hierarquia de Maslow: estima e autorrealização)
Fatores higiênicos: extrínsecos - ambiente de trabalho - fatores insatisfacientes - necessidadees da base da pirãmide de Maslow.
Fonte: Elisabeth de Abreu e Lima Moreira, Administração Geral e Pública, 2018, editora juspodivm, página 309
-
FGV tá forçando a barra na hermenêutica..
-
Banca do inferno
-
Também discordo da banca.
Quando os fatores higiênicos estão presentes, previne-se a insatisfação. Entretanto, o fato do indivíduo "não estar insatisfeito" não significa que prevenimos a desmotivação.
-
Pessoal, todos os enunciados estão perfeitos.
Questão de Herzberg é só se atentar ao jogo de palavras.
Motivacionais: (Satisfação) l-------------------------------------------------------------l (Não satisfação)
Higiênicos: (Insatisfação/Desmotivação) l---------------------------------------------l (Não insatisfação/ Não desmotivação)
_________________________________________________________________________________________________________________________________
Pegadinha clássica: dizer que desmotivação é o contrário de motivação. Não é! O contrário de motivação é não motivação e o contrário de insatisfação é não insatisfação. Vou desenhar para que fique ainda mais claro.
[A Insatisfação---------------------------------Não insatisfação] 0 [Não satisfação---------------------------------B Satisfação]
Os fatores higiênicos/ profiláticos/ de manutenção só caminham na linha vermelha.
Os fatores motivacionais só caminham na linha verde.
É como se os fatores higiênicos caminhassem de números negativos até zero e os fatores motivacionais caminhassem de 0 até números positivos.
-
o elaborador leu o assunto e entendeu erradadamente. daí ele criou a questão à maneira dele!
-
-
BANCA DESGRAÇADA
-
Fatores higiênicos --------------------------------------------------------------Fatores Motivacionais
Qndo tenho ----------- não insatisfeito / não desmotivado --------Qndo tenho: ----------- satisfeito / motivado
Qndo não tenho ----- insatisfeito / desmotivado---------------------Qndo não tenho: ----- não satisfeito/não motivado
Esse quadro já me salvou muito.
-
''II. Os fatores higiênicos seriam os que, uma vez satisfeitos, impedem a desmotivação, mas não motivam.'' - Então se o funcionário estiver bem remunerado e com boas condições de trabalho ele não vai ficar desmotivado? Se o diferencial dessa teoria é afirmar o contrário disso...
-
BANCA FU**DA! NAMORAL.
-
Com essa banca vc nunca ta seguro pra fazer uma questão. pois ela tem os pensamentos dela, ir vc tem que adivinhar o que o examinador pensou antes de fazer a questão. Fgv tem que ser extintas dos concursos publicos, por isso ta falida!
-
Enunciado: Com relação à motivação do ser humano no trabalho, a partir da teoria da motivação-higiene de Herzberg, analise as afirmativas a seguir.
I. Essa teoria pressupõe dois grupos de fatores que atuariam na motivação e na desmotivação das pessoas no trabalho.
Incor..., opa Correto né?! Pois é, o examinador forçou a barra!!!
A teoria bifatorial de Herzberg explica o comportamento do indivíduo. E os grupos de fatores atuam na motivação/satisfacientes e na insatisfação/insatisfacientes. E fica errado citar que atua na motivação e desmotivação.
II. Os fatores higiênicos seriam os que, uma vez satisfeitos, impedem a desmotivação, mas não motivam.
Correto. De novo examinador?! Os fatores higiênicos quando atendidos temos a não insatisfação, que, como explicado no item anterior, é diferente de estar satisfeito.
III. Os fatores motivacionais para as pessoas no trabalho têm a capacidade dual de motivar e de impedir a desmotivação.
Incorreto. Os fatores motivacionais quando atendidos temos motivação, quando não atendidos temos a neutralidade (não motivação) que é diferente de desmotivado.
Gabarito: LETRA D.
Contestável, não há alternativa correta.
fonte: TEC concursos