SóProvas


ID
2517295
Banca
FCC
Órgão
POLITEC - AP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: A questão refere-se a este fragmento de uma obra célebre, escrita na segunda década do século XVI. 


                              De um poder concedido


      Aqueles que somente por sorte se tornam príncipes pouco trabalho têm para isso, é claro, mas se mantêm assim muito penosamente. Não têm dificuldade nenhuma em alcançar o posto, porque para aí voaram; surge, porém, toda sorte de dificuldades depois da chegada. (...) É o que acontece quando o Estado foi concedido ao príncipe ou por dinheiro ou por graça de quem o concede. Tais príncipes estão na dependência exclusiva da vontade e da boa situação de quem lhes propiciou o poder, isto é, de duas coisas extremamente volúveis e instáveis.

(MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. Trad. de Lívio Xavier. São Paulo: Abril Editora, Os Pensadores, 1973, p. 33) 

Esclarece-se adequadamente, em redação correta e clara, o sentido de um segmento do texto em:

Alternativas
Comentários
  • a) prIvilégio

    b)permanece..3° do singular

    c)aZares

    d)intrínsEca

  • Se mantêm   e      Permanecem =  um não equivale ao outro ??? eu acho que os 2 verbos estão no plural, podem tirar essa dúvida?

    Está errado por que é impessoal ficando no singular é isso?

  • Acredito que o erro da B seja o sentido:

    -se mantêm assim muito penosamente = se mantêm com muita dificuldade. ( e não permanecem desta feita em extrema penúria, pois penúria é sinônimo de pobreza).

    -permanecem desta feita em extrema penúria = permanecem em extrema pobreza.

    Creio que os verbos mantêm e permanecem tem que ficar no plural mesmo.

    Se estiver errado, corrijo! 

  • Valeu Gisele Canto, essa questão foi sacana...

     

  • prEvilegio kkkk

  • Complementando o que os colegas já comentaram e suplementando, inclusive, a colocação da Laila S., a alternativa "b" possui um outro erro sutil. A FCC, já percebi em algumas outras questões, gosta de confundir os usos das locuções adverbiais desta feita e desta maneira. Vejamos: 

    A palavra feita participa da locução adverbial «desta feita» (admite as variantes «aquela feita» e «essa feita»), a qual significa «dessa, desta ou daquela vez; nessa, nesta ou naquela oportunidade» (ver Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa). Desta maneira é uma locução adverbial modal, tendo como sinônimos: dessarte, destarte, assim. A rigor, não há, portanto, semelhança semântica entre desta feita e desta maneira, porque a primeira expressão tem valor temporal e a segunda, modal.

    Referência: https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/desta-feita-vs-destarte/18006

  • Ñ entendi

  • Grata pelos erros de português FCC!! Me ajudaram muito a acertar!

  • Gabarito: letra e).

     

    - dependência = subordinação;

    - exclusiva = restrita;

    - vontade = desejo. 

     

    Os erros das outras alternativas já foram comentados pelos colegas. 

     

    Espero ter ajudado. ;)

  •   Aqueles que somente por sorte se tornam príncipes pouco trabalho têm para isso, é claro, mas permancem assim muito penosamente.

  • O comentário da Gisele está errado!!Cuidado!O melhor comentário é o da Laila!!

     

     

  • Olá pessoal.

    Vi alguns comentário aqui. Acho que o ponto de maior divergência foi a letra "b", que contém alguns erros sutis, ei-los:

    Nesse tipo de questão o jeito é fazer palavra por palavra, já que a banca FCC adora trocar uma palavrinha e jogar nossa preparação por água a baixo (kkk).

    Objetivamente:

    Há erro:

    1)      “assim” não guarda relação com “desta feita”, visto que esta tem valor temporal (equivale a daquela vez) e aquela tem valor modal (equivale a destarte, assim,...).

    2)     Penosamente significa “desenvolvido com sacrifício; em que há dificuldade; amarguradamente”, e  penúria significa “Condição de pobreza em excesso; estado de miséria extrema.”. Logo, não guardam relação de sinonímia.

     

    Quanto ao verbo “mantêm-se” e permanecem, não vejo maiores problemas, porque no contexto em que se inserem, sobretudo o primeiro, há uma relação de pluralidade, notadamente quando se refere “  Aqueles que somente por sorte se tornam príncipes pouco trabalho têm para isso, é claro, mas permancem assim muito penosamente.”

     

    Bom é isso, meus humildes dois centavos.

    Abraços

     

  • C) As palavras azar e asar existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. O verbo asar se refere ao ato de pôr asas. A palavra azar pode ser um verbo ou um substantivo masculino. Enquanto substantivo masculino significa acaso, desgraça ou má sorte. Enquanto verbo se refere ao ato de dar azo, ou seja, causar, ocasionar.

    https://duvidas.dicio.com.br/azar-ou-asar/

  • Gente, o pessoal está mal mesmo em Português! o comentário da letra B da Gisele Canto está VISIVELMENTE ERRADO e, ainda assim, ganha mais de 100 curtidas....  Meu Deus!

  • Edmir Dantes se a cada questão que você colocasse essa frase, tu explicasse o gabarito. Todos nos saiamos felizes!

  • Há outro erro na letra C além da letra "s" em "asares". Ao propor a troca de "toda sorte de dificuldades" para "todos os asares possíveis", o sujeito da oração passa a ser plural. Com isso, o verbo "surge" também deveria ser alterado para o plural, mas a questão não propôs isso. A alteração sugerida, então, na letra "C" ocasionaria um erro de concordância no texto.

  • Eu achando que ''penúria'' e ''penosamente'' fosse a mesma coisa kkkkkkkkkkkk