-
Gabarito: Alternativa D
A síndrome de Mallory-Weiss (SMW) é caracterizada por hemorragia digestiva alta (HDA) associada a presença de laceração mucosa na região da junção esofagogástrica (laceração de Mallory-Weiss). Usualmente associada a vômitos repetidos, SMW é uma causa comum de sangramento digestivo, podendo representar até 15% do total de casos de HDA.
A patogênese da síndrome de Mallory-Weiss não é completamente entendida, tendo sido proposto que o aumento súbito de pressão intra-abdominal possa levar a formação de lacerações na transição esofagogástrica e lesão do plexo venoso e/ou arterial local.
Entre algumas das situações comumente associadas a SMW, cita-se: abuso de álcool, vômitos de repetição, tosse intensa, convulsões, trauma abdominal fechado, prática esportiva de levantamento de peso, passagem de sonda nasogástrica e realização de procedimentos de endoscopia digestiva alta.
Casos de laceração de Mallory Weiss iatrogênicos durante endoscopia digestiva alta tem sido relatados com incidência estimada entre 0.007 % a 0.49 % do total de procedimentos. A manifestação clínica mais comum é hematêmese, que pode ser acompanhada por dor epigástrica. Na maioria dos casos, há relato de náuseas com esforço de vômito, episódios eméticos sem sangue associado ou tosse intensa antecedendo o quadro.
O manejo inicial se dá com a estabilização clínica do paciente, suporte, reposição volêmica quando necessária, e introdução de inibidor de bomba de próton venoso, duas vezes ao dia.
Fonte: http://endoscopiaterapeutica.com.br/assuntosgerais/manejo-endoscopico-da-sindrome-de-mallory-weiss/
-
a) Os carbamatos e os organofosforados são usados como inseticidas. Mecanismo de ação: São bem aborvidos via pele, pulmões e trato gastrointestinal. As fatalidades decorrentes principalmente de insuficiência respiratória aguda:
- depressão do sistema nervoso central;
-fraqueza neuromuscular;
-broncorréia;
-broncoconstrição;
Os sobreviventes normalmente apresentam sequelas como déficit de memória e parkisonismo.
c) Esplenomegalia é o nome dado ao aumento do baço, que fica além de seu tamanho normal. O baço é um órgão pertencente ao sistema linfático, responsável por filtrar o sangue e manter os glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas saudáveis. Devido à sua importante função, o baço pode ser afetado por inúmeros tipos de problemas que comprometem seu funcionamento e a organização de todo o sistema linfático.
-
A questão avalia os conhecimentos do candidato em tanatologia, com um estudo de caso de um cadáver encaminhado ao IML.
A) ERRADO. Carbamatos são praguicidas derivados do ácido N-metil-carbâmico (ex.: aldicarb, carbofurano). Na intoxicação aguda por carbamatos há sintomatologia compatível com hiperestimulação colinérgica, como fasciculações musculares, diarreia, vômitos, sudorese, letargia e coma. Alguns achados até poderiam ser compatíveis com a intoxicação por carbamatos (como o vômito encontrado), mas a exposição ao praguicida teria sido confirmada por exames toxicológicos - que deram negativo para as substâncias pesquisadas, exceto álcool.
B) ERRADO. É altamente improvável que tenha ocorrido intoxicação por etanol, sendo que o exame toxicológico revelou alcoolemia de 0,1g/L (10mg/dL). Nos casos fatais, a concentração sanguínea média de etanol é de 400 mg/dL.
C) ERRADO. Embora a esplenomegalia (aumento do volume do baço) tenha sido um achado dos exames internos, geralmente esse achado ocorre devido a uma causa subjacente. Ou seja, não é uma doença por si só, então não podemos dizer que a morte foi decorrente dessa condição.
D) CERTO. A síndrome de Mallory-Weiss ou refere-se ao sangramento proveniente de lacerações das paredes na junção do estômago com o esôfago induzidos por ataques de tosse ou vômito. Vários dos achados são compatíveis com esse quadro: presença de vômito e sangue no ambiente, lacerações no esôfago, sangue no estômago e esôfago. Embora não seja possível afirmar pelos dados fornecidos, é possível a hipótese de alcoolismo, cujo quadro pode ser relacionado à presença de cirrose hepática, esplenomegalia e à síndrome de Mallory-Weiss.
E) ERRADO. Gastrite hemorrágica é o sangramento decorrente de lesão aguda, de causas diversas, da mucosa gástrica. No exame interno do cadáver constatou-se inflamação do estômago (gastrite exantemática), e não hemorragia. Embora o estômago estivesse cheio de sangue, esses achados indicam que o sangue era proveniente de outro lugar, e não de lesão da mucosa gástrica.
Gabarito do professor: alternativa D.
-
errou a questão, mas vai fazer prova pra investigador.. relaxa