SóProvas


ID
2517706
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo Chiavenato (2011), de acordo com a teoria da dissonância cognitiva, na qual o indivíduo se esforça para estabelecer um estado de consonância entre ele mesmo e o ambiente, podem-se identificar quais relações?

Alternativas
Comentários
  • A teoria da dissonância cognitiva baseia-se na premissa de que a pessoa se esforça para manter a coerência entre suas cognições (convicções e opiniões). Quando a uma pessoa tem uma crença sobre algo e age diferente do que acredita, ocorre uma situação de dissonância. A dissonância é a contradição e uma das principais fontes de inconsistência no comportamento. O elemento cognitivo é uma convicção que o indivíduo tem sobre si mesmo e o ambiente. 

    Esses três elementos podem estar relacionados de três maneiras:

    Relação Dissonante: Quando a pessoa tem uma opinião sobre algo e age de outra forma. Exemplo: o indivíduo sabe que beber e dirigir são atos perigosos, no entanto mantém essa atitude, mesmo conhecendo os riscos.
    Relação ConsonanteUsando o exemplo anterior: o indivíduo sabe que beber e dirigir são comportamentos perigosos e então os abandona.
    Relação irrelevanteQuando os elementos da relação não possuem ligação: o indivíduo dirige e joga futebol.

    GABARITO A