SóProvas


ID
2518195
Banca
FCC
Órgão
TRT - 24ª REGIÃO (MS)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com a NBC TSP Estrutura Conceitual, o Ativo é um recurso controlado no presente pela entidade como resultado de evento passado. Para ser considerado um recurso, um item de um Tribunal Regional do Trabalho deve, necessariamente,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    NBC TSP ESTRUTURA CONCEITUAL – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Informação Contábil de Propósito Geral pelas Entidades do Setor Público
     

    Ativo

    Definição

    5.5         Ativo é um recurso controlado no presente pela entidade como resultado de evento passado.

     

    Recurso

    5.6         Recurso é um item com potencial de serviços ou com a capacidade de gerar benefícios econômicos. A forma física não é uma condição necessária para um recurso. O potencial de serviços ou a capacidade de gerar benefícios econômicos podem surgir diretamente do próprio recurso ou dos direitos de sua utilização. Alguns recursos incluem os direitos da entidade a uma série de benefícios, inclusive, por exemplo, o direito a:

    (a)      utilizar o recurso para a prestação de serviços (inclusive bens);

    (b)     utilizar os recursos de terceiros para prestar serviços como, por exemplo, arrendamento mercantil;

    (c)      converter o recurso em caixa por meio da sua alienação;

    (d)     beneficiar-se da valorização do recurso; ou

    (e)      receber fluxos de caixa.

    bons estudos

  • Gente, vamos relembrar a definição de recurso:

    RECURSO é um item com potencial de serviços ou com a capacidade de gerar benefícios econômicos controlado pela entidade como resultado de eventos passados.

    Agora vamos analisar as alternativas:

    A alternativa A) está errada. Pois não há obrigação no sentido de que a geração de benefícios econômicos provenha diretamente do recurso. 

    A alternativa B) está errada, pois, igualmente, não há obrigação no sentido de que o recurso gere entradas líquidas de caixa. Um exemplo de recurso que não gera entradas líquidas de caixa é um imóvel.

    A alternativa C) está errada, pois o recurso não precisa ser de propriedade pública. Apenas o controle dele é indispensável.

    A alternativa D) também está errada, pois não há obrigação nesse sentido também. 

    Por fim, a alternativa E) está certa, pois o item descreve uma condição expressa para caracterizar um recurso. Vamos lembrar a sua definição:

    RECURSO é um item com potencial de serviços ou com a capacidade de gerar benefícios econômicos controlado pela entidade como resultado de eventos passados

    Note que as alternativas A)B)C)D) são condições suficientes para caracterizar um recurso, mas nenhuma delas é necessária/indispensável. Note também que estamos treinando até raciocínio lógico aqui! 

    Gabarito: LETRA E

  • O item E descreve uma condição expressa para caracterizar um recurso, qual seja: "é um item com potencial de serviços ou com a capacidade de gerar benefícios econômicos controlado pela entidade como resultado de eventos passados".

  • ATIVO é um recurso controlado no presente pela entidade como resultado de evento passado. Recurso é um item com potencial de serviços ou com a capacidade de gerar benefícios econômicos. A forma física não é uma condição necessária para um recurso. Essa definição possui três características que são fundamentais para que um item seja considerado como ativo: gerar benefício econômico futuro ou potencial de serviços, ser controlado pela entidade e ser resultante de um evento ocorrido no passado. Portanto, algo só pode ser considerado ativo quando cumprir as três condições em conjunto.

  • Segundo a Estrutura Conceitual, ATIVO é um recurso controlado no presente pela entidade como resultado de evento passado.

    Recurso é um item com potencial de serviços ou com a capacidade de gerar benefícios econômicos.

    GABARITO: LETRA ''E''