SóProvas


ID
2518345
Banca
FCC
Órgão
TRE-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere, por hipótese, que um Tribunal Regional Eleitoral utiliza uma solução RAID que não oferece proteção contra falhas, já que no arranjo não existe redundância. Isso significa que uma falha em qualquer um dos discos pode ocasionar perda de informações para o sistema todo, especialmente porque fragmentos do mesmo arquivo podem ficar armazenados em discos diferentes. Um Analista Judiciário propôs que fosse implementado outro arranjo RAID que oferece redundância através de um esquema que utiliza um bit de paridade. Neste novo arranjo as informações de paridade, assim como os próprios dados, são distribuídos entre todos os discos do sistema. Normalmente, o espaço destinado à paridade é equivalente ao tamanho de um dos discos, assim, um arranjo formado por três HDs de 500 GB terá 1 TB para armazenamento e 500 GB para paridade. Caso um disco falhe, o esquema de paridade permite recuperar os dados a partir das informações existentes nas demais unidades.


A solução de armazenamento de dados atualmente existente no Tribunal e a nova solução proposta pelo Analista são, correta e respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Raid 0 não tem paridade apenas o striping dos dados.

    O RAID 0 utiliza os recursos de leitura/gravação de dois ou mais discos rígidos trabalhando em conjunto para maximizar o desempenho do armazenamento. Os dados de um volume RAID 0 são organizados em blocos que são espalhados pelos discos de forma que a leitura e a gravação possam ser feitas em paralelo.

    https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/support/technologies/000005867.html

  • Considere, por hipótese, que um Tribunal Regional Eleitoral utiliza uma solução RAID que não oferece proteção contra falhas, já que no arranjo não existe redundância (RAID 0). Isso significa que uma falha em qualquer um dos discos pode ocasionar perda de informações para o sistema todo, especialmente porque fragmentos do mesmo arquivo podem ficar armazenados em discos diferentes. Um Analista Judiciário propôs que fosse implementado outro arranjo RAID que oferece redundância através de um esquema que utiliza um bit de paridade. Neste novo arranjo as informações de paridade, assim como os próprios dados, são distribuídos entre todos os discos do sistema. Normalmente, o espaço destinado à paridade é equivalente ao tamanho de um dos discos (RAID 5), assim, um arranjo formado por três HDs de 500 GB terá 1 TB para armazenamento e 500 GB para paridade. Caso um disco falhe, o esquema de paridade permite recuperar os dados a partir das informações existentes nas demais unidades.

  • No Raid 5 a paridade fica espalhada pelos discos. Se um dos discos falha, parte da informação das paridades é perdida. Sendo paridade e não ECC (hamming code), não tem como recuperar a informação, diferente do RAID 6 em que a paridade é duplicada entre os discos.

    Seguindo nessa linha de raciocínio, o correto não seria a alternativa (E)?

  • Alessandro Soncini, o RAID 5 admite a quebra de um disco sem perda de dados. A questão também falou em 3 discos. O RAID 6 necessita 4 discos.

  • Alternativa correta: D. 

     

    - RAID-0 é a única solução RAID que busca apenas desempenho, sem oferecer proteção contra falhas. Se você quiser desempenho E proteção contra falhas você deve explorar soluções RAID-10 ou RAID-01. O examinador foi bem esperto em ocultar a parte do desempenho e focar apenas em evitar a perda de dados. 

     

    - RAID-5: é a única que espalha a paridade em diversos discos. 

  • O primeiro arranjo não oferece proteção contra falhas, então se trata do striping do RAID 0.

    O segundo arranjo oferece redundância por meio de bits de paridade distribuídos em todos os discos, essa é a dica para saber que se trata do RAID 5.

    Três HDs de 500GB resultaria em 1,5TB de armazenamento, mas lembrem-se que o espaço de um disco é reservado para os bits de paridade, logo para armazenamento em si teremos apenas 1TB e os 500GB restantes serão usados para paridade.

    O RAID 6 tem dupla paridade.

    GABARITO: LETRA ''D''

    Prof. Reanto Costa