-
Letra (a)
a) Certo.
b) Sempre há pessoas a quem pareceram inútil buscar prazer num trabalho que venha a exigir delas dedicação plena e grande esforço.
c) Caso desejemos que nossa personalidade viesse a se realizar num trabalho, seria necessário que não se medissem esforços para levá-lo a bom termo.
d) Cabe aos professores que manifestem prazer ao dar aula não deixarem que esse entusiasmo viesse a esmorecer com o passar do tempo.
e) Quando vier a faltar utopias, por conta do pragmatismo do nosso mundo, que não nos venha pelo menos a faltar a memória das que já houveram.
Qlq erro avisem para edição.
-
a) GABARITO
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
b) Sempre (houve) há pessoas a quem parece(m) inútil buscar prazer num trabalho...
>> buscar prazer num trabalho parece inútil às pessoas
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
c) ...Seria necessário que não se medissem esforços para levá-la a bom termo
>> Levar nossa personalidade a bom termo
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
d) Cabe(m) aos professores que manifestem prazer ao dar aula não deixarem que esse entusiaismo...
>> Não deixarem que esse entusiasmo viesse a esmorecer com o passar do tempo cabe aos professores
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
e) Quando vierem a faltar utopias(,) por conta do pragmatismo do nosso mundo, que não nos venha(m) pelo menos a faltar a memória das que já houveram
>> Que não nos venha a faltar a memória das utopias
-
Gabarito: A
Na alternativa B, "Sempre houve pessoas a quem pareceram inútil buscar prazer num trabalho que venha a exigir delas dedicação plena e grande esforço.", o erro refere-se ao verbo, que deve concordar com o sujeito oracional "buscar prazer num trabalho". Portanto, deve ficar na 3ª pessoa do singular: "sempre houve pessoas a quem pareceu inútil buscar prazer num trabalho (...)"
Professor Claiton Natal do Gran Cursos Online
-
Ao meu ver, outro erro da assertiva E , além do citado pelos colegas, está no verbo "haver", empregado no sentido de "existir", que deve ficar no singular. Então seria:
(...) que não nos venha pelo menos a faltar a memória das que já houve.
-
letra A
"parece que eu tô entendendo" (chicó)
-
a)Correto, o que é arduo e desafiador? Os trabalho, então serem está correto. O que trará safistação? Trabalhos trarão está corretamente flexionado o verbo, o que se propõe assumir com seriedade? Os trabalhos, então propuserem está corretamente flexionado.
-
Corrigindo:
b) Sempre houve (no sentido de existir, fica sempre na 3ª pessoa) pessoas a quem pareceu (o que pareceu? buscar prazer... obs: o sujeito é oracional) inútil buscar prazer num trabalho que viesse a exigir delas dedicação plena e grande esforço.
c) Caso desejemos que nossa personalidade VENHA a se realizar num trabalho, será necessário que não se meçam esforços para levá-lo a bom termo.
d) Cabe (o que cabe aos professores? não deixar... obs: sujeito oracional) aos professores que manifestem prazer ao dar aula não deixar que esse entusiasmo venha a esmorecer com o passar do tempo.
e) Quando vierem a faltar utopias, por conta do pragmatismo do nosso mundo, que não nos venha (o que venha? faltar... obs: sujeito oracional) pelo menos a faltar a memória das que já houve (no sentido de existir, fica sempre na 3ª pessoa).
Bons estudos!
-