SóProvas


ID
2519428
Banca
FCC
Órgão
TRE-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

      O Tribunal Superior Eleitoral criou o Método de Desenvolvimento com Práticas Ágeis – MAgil como uma proposta para agregar ao dia a dia das equipes as melhores práticas do desenvolvimento ágil. O MAgil deve ser considerado como uma “caixa de ferramentas” que pode ser utilizada conforme contexto e necessidade do projeto, na qual encontram-se práticas e artefatos das metodologias, métodos e frameworks disponíveis no mercado, como Processo Unificado, PMBOK, UML, XP e Scrum.

(Tribunal Superior Eleitoral/EPP/ASPLAN. Método de Desenvolvimento com Práticas Ágeis – MAgil versão 1.1. Brasília: 2013) 

A etapa “Elicitar Requisitos” do método MAgil objetiva identificar, detalhar, documentar e fazer o gerenciamento dos requisitos que compõem os itens da Sprint, conforme os padrões de modelagem do projeto ou do Time Scrum. Dentre as entradas desta etapa encontram-se:


− Visão do produto.

− Itens da Sprint.

− Entrevistas, brainstorming, questionários.

− Ferramentas e modelos de documentos.


Na técnica de Elicitação de Requisitos

Alternativas
Comentários
  • "As  entrevistas  são  úteis  para  obter  um  entendimento geral  sobre  o  que  os  stakeholders  fazem,  como  eles  podem  interagir  com  o  sistema e  as  dificuldades  que  enfrentam  com  os  sistemas  atuais.   As  pessoas  gostam  de  falar  sobre  seu  trabalho  e,  normalmente,  ficam  felizes  em participar  de  entrevistas."

    Fonte: Prof. Diego Carvalho, Estratégia dos concursos.

  • a) é ETNOGRAFIA, e não entrevistas

    b) é WORKSHOP, e não brainstorming (brainstorming é uma técnica que pode ser utilizada em workshops)

    c) é PROTOTIPAGEM, e não questionários

    d) é QUESTIONÁRIOS, e não brainstorming

    e) correta.

     

    FONTE: http://www.devmedia.com.br/engenharia-de-software-2-tecnicas-para-levantamento-de-requisitos/9151

     

     

  • Para a elicitação dos requisitos, é indicada à empresa a realização de um workshop de requisitos, em que seja determinado um facilitador, mesmo que sem grande experiência com os processos de gerenciamento de requisitos.

    certa

     

     

    2016

    A Engenharia de Requisitos utiliza algumas técnicas que apoiam as atividades de levantamento de requisitos, sendo a entrevista uma das mais utilizadas. Uma entrevista pode ser estruturada de formas diferentes, como na estrutura em

     a)

    diamante, que envolve sessões de workshop com os usuários os quais assumem papéis de documentadores, escrevendo os requisitos em flipcharts.

     b)

    brainstorming, em que inicia-se com perguntas mais genéricas sobre o sistema e finaliza-se com perguntas mais específicas, sendo geralmente utilizada com usuários que desconhecem o assunto

     c)

    funil, na qual procura-se manter o usuário interessado no assunto e para isto utilizam-se perguntas variadas sobre o sistema, sorteadas com um dado.

     d)

    diamante, na qual os usuários escrevem os requisitos em papel, todos ao mesmo tempo, em uma tempestade de ideias, para estimular requisitos criativos.

     e)

    pirâmide, em que inicia-se com perguntas mais específicas sobre o sistema e finaliza-se com perguntas mais genéricas, sendo geralmente utilizada com usuários mais relutantes.

     

     

    2010

    A técnica de brainstorm é adequada para a produção de especificações de requisitos para um sistema de informação em desenvolvimento.

    errada

     

    Ano: 2015Banca: CESPEÓrgão: TJ-DFTProva: Analista Judiciário - Analista de Sistemas

     

    As técnicas de elicitação e especificação de requisitos incluem a etnografia, a qual é utilizada para compreender os requisitos sociais e organizacionais para determinado projeto.

    certa

     

  • por que a b está errada? se o brainstorming está contido nos workshops, o que invalida a alternativa?

    Além disso, a E não me parece tão bem uma entrevista, parece mais o Delphi citado pelo PMBOK ou mesmo um workshop

    Se alguém puder me ajudar a entender...

  • O problema da letra E é a frase "O analista deve evitar colocar a credibilidade do entrevistado em cheque e ter em mente que ele é o perito no assunto e fornecerá as informações necessárias ao sistema."

     

    Isso é totalmente subjetivo, o analista pode ou não colocar em cheque a credibilidade do entrevistado de acordo com o conteúdo obtido. Mais uma questão feita apenas para aumentar a variância na nota do certame.

  • O entrevistador não deve assumir um papel de critico, não deve julgar os requisitos dos entrevistados, mas pode orienta-lo.

  • A ambiguidade que mata o ser humano...."Ele é o perito"...ele quem???

  • "colocar a credibilidade do entrevistado em cheque" ?

  • também me impressionei com o gabarito desta questão, estava crendo que era Letra B