SóProvas


ID
2519434
Banca
FCC
Órgão
TRE-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

      O Tribunal Superior Eleitoral criou o Método de Desenvolvimento com Práticas Ágeis – MAgil como uma proposta para agregar ao dia a dia das equipes as melhores práticas do desenvolvimento ágil. O MAgil deve ser considerado como uma “caixa de ferramentas” que pode ser utilizada conforme contexto e necessidade do projeto, na qual encontram-se práticas e artefatos das metodologias, métodos e frameworks disponíveis no mercado, como Processo Unificado, PMBOK, UML, XP e Scrum.

(Tribunal Superior Eleitoral/EPP/ASPLAN. Método de Desenvolvimento com Práticas Ágeis – MAgil versão 1.1. Brasília: 2013) 

A etapa “Construir os itens da Sprint” do método MAgil refere-se à implementação dos requisitos com apoio dos padrões de arquitetura, de banco de dados e de design estabelecidos para o projeto, com a intenção de entregar algo que possa gerar resultado observável ao Product Owner. Técnicas da eXtreme Programming − XP podem ser utilizadas.


Neste caso, a equipe pode optar pela técnica XP:

Alternativas
Comentários
  • a) BDD é uma evolução do TDD, os testes são escritos antes do código (http://www.devmedia.com.br/desenvolvimento-orientado-por-comportamento-bdd/21127)

    b) trata-se de Integração Contínua, e não Refatoração

    c) trata-se de Refatoração, e não Integração Contínua.

    d) correta.

    e) é o conceito de Sprint, e é do SCRUM, e não do XP.

  • BDD vem antes do TDD que consiste nos testes escritos antes da implementação de fato.

    b) A letra B e C estão com seus conceitos trocados.

    d) Técnicas e caracteristicas do XP

    e) descreveu o conceito de sprint, que não faz parte das caracteristicas do XP e sim do SCRUM.

  • A) BDD (Behavior-Driven Development), na qual os testes são escritos depois da funcionalidade. Esta técnica é muito simples mesmo quando há dependências entre classes da aplicação. (ERRADA - Os testes são escritos ANTES das funcionalidades)

    B) Refatoração, que consiste em integrar o trabalho diversas vezes ao dia, assegurando que a base de código permaneça consistente ao final de cada integração. (ERRADA - O correto é a prática da Integração contínua)

    C) Integração contínua, que significa melhorar o código sem alterar sua funcionalidade. Se após a integração o código continuar funcionando como anteriormente, as novas mudanças são incluídas, o que possibilita manter um bom projeto, apesar das mudanças frequentes. (ERRADA - Definição da Refatoração)

    D) Propriedade coletiva, que indica que todos são igualmente responsáveis por todas as partes. Os pares se revezam, as pessoas se revezam na formação dos pares e todos têm acesso e autorização para editar qualquer parte do código da aplicação, a qualquer momento. (CORRETA)

    E) Incremento pronto, um time-boxed de um mês ou menos durante o qual um “Pronto”, versão incremental potencialmente utilizável do produto, é criado. (ERRADA - definição de SCRUM)

  • Práticas adotadas pelo XP:
     - Propriedade coletiva de código.
     - Testes antes da escrito do  código.
     - Requisitos expressos como cenários/histórias de usuário.
     - Refatoração.
     - Programação em pares.

    a) E. BDD (Desenvolvimento Guiado por Comportamento) surgiu contra o  TDD (Desenvolvimento Orientado a Testes) que encoraja colaboração entre
    desenvolvedores, setores de qualidade e pessoas não-técnicas. 
    b) E. Embora o XP use refatoração, a descrição dela está errada. Refatorar é  melhorar a estrutura do código-fonte, sem mudar o comportamento das funcionalidades. É uma boa prática, visto que o código-fonte tende a se deteriorar com o tempo devido a correção de erro, acréscimo/alteração de linhas de códigos. 
    c) E. Está descrevendo 'Refatoração'.
    d) C. 
    e) E. Descreve uma característica do SCRUM. 

  • Uma vez que o SCRUM não estabelece a programação em pares nem o desenvolvimento teste-primeiro (test-first), o XP pode ser usado em conjunto com o SCRUM em um projeto com a abordagem ágil. O XP pode atuar bem em conjunto com o Scrum, pois quando o Scrum atuar com foco no gerenciamento do projeto, o XP pode atuar no processo de desenvolvimento.