SóProvas


ID
2519485
Banca
FCC
Órgão
FUNAPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                             Entre o público e o privado


      “Pichou o nome da gangue em parede de igreja.” Essa frase está no dicionário Houaiss para exemplificar o sentido do verbo pichar: “escrever, rabiscar (dizeres de qualquer espécie) em muros, paredes, fachadas de edifícios etc.”. Mas o exemplo de aplicação do verbo não é neutro: a diferença entre “nome da gangue” e “parede de igreja” parece sugerir a violência de um ato condenável, herético, pecaminoso, aplicado sobre o espaço do sagrado.

      Do ponto de vista dos pichadores, porém, sua ação é política, e corresponderia, ainda, a uma manifestação artística de caráter transgressivo. A pichação seria o direito de os anônimos marginalizados inscreverem sua marca pessoal no espaço público, para proclamarem sua existência como sujeitos. Já os adversários dos pichadores costumam ver nas pichações a obsessão pela sujeira atrevida, pelo prazer rudimentar de manchar o que é limpo. Os mais sofisticados chegam mesmo a reverter a justificativa dos pichadores: a pichação seria a manifestação de uma iniciativa privada dentro do espaço aberto ao público.

      A discussão está lançada. Não parece que estejamos próximos de ver terminada essa batalha pela distribuição e reconhecimento de direitos conflitantes. O espaço da cidade continua, assim, um campo de disputa entre os que detêm o direito de propriedade e os que justificam a ação transgressiva como o direito a uma assinatura.

                                                                                  (Teobaldo Tirreno, inédito

A controvérsia básica de que trata o texto está indicada no seguinte segmento:

Alternativas
Comentários
  • Gab: D

    O que é uma controvérsia? "Opiniões distintas acerca de uma ação; discussão polêmica (de alguma coisa) sobre a qual muitas pessoas divergem."

    No texto: 


    "..Não parece que estejamos próximos de ver terminada essa batalha pela distribuição e reconhecimento de direitos conflitantes."

    Logo esses direitos conflitantes são um tipo de controvérsia.

    Espero ter ajudado, caso eu esteja errado, peço para que me corrijam! Bom estudo para todos.

  • não concordo com o gabarito

  • Não concordo com o gabarito, pois acredito que o certo seria a alternativa "a", posto que se verifica no decorrer do texto é justamente essa forma de se perceber o conceito de pichar que constrói toda a celeuma (que o texto é desenvolvido). Por um lado temos os que veem o pichação como uma retratação artistica e também como buscar ser visto como alguem pela sociedade. Por outro lado, temos as pessoas que veem a pichação como algo pertubador, pessoas transgressoras que buscam sujar, fazer desordem. Dai se verifica que o conceito de pichar, que não é neutro, faz toda a diferença na contrução do texto, pois se verifica duas formas de pensamentos que se conflitam.

    TENHO DITO!

  • fui de A muito fácil

  • Acredito que a controvérsia básica do texto gira em torno de dois direitos que estão se mostrando conflitantes, quais sejam? O direito de se expressar, de não ter sua arte censurada. Por outro lado, o dono do local pichado tem o seu direito de propriedade invadido, pois a sua casa, o seu estabelecimento está sendo manchado, sujado contra a sua vontade.

  • quando erramos uma questão fácil, vc bota mão na cabeça doido pra descontar a raiva na tela do pc, mas lembra que só ele e se quebra não vai ter outro e nem ele tem culpa, aceita que doe menos.

  • A controvérsia básica do texto é entre o direito de propriedade e o direito a uma assinatura. Isso está indicado em “a discussão está lançada. Não parece que estejamos próximos de ver terminada essa batalha pela distribuição e reconhecimento de direitos conflitantes”. Entendo que as demais afirmativas mostram apenas um lado da controvérsia, mostram as opiniões específicas de grupos envolvidos

     

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/comentarios-prova-funape-portugues/