SóProvas


ID
2519488
Banca
FCC
Órgão
FUNAPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                             Entre o público e o privado


      “Pichou o nome da gangue em parede de igreja.” Essa frase está no dicionário Houaiss para exemplificar o sentido do verbo pichar: “escrever, rabiscar (dizeres de qualquer espécie) em muros, paredes, fachadas de edifícios etc.”. Mas o exemplo de aplicação do verbo não é neutro: a diferença entre “nome da gangue” e “parede de igreja” parece sugerir a violência de um ato condenável, herético, pecaminoso, aplicado sobre o espaço do sagrado.

      Do ponto de vista dos pichadores, porém, sua ação é política, e corresponderia, ainda, a uma manifestação artística de caráter transgressivo. A pichação seria o direito de os anônimos marginalizados inscreverem sua marca pessoal no espaço público, para proclamarem sua existência como sujeitos. Já os adversários dos pichadores costumam ver nas pichações a obsessão pela sujeira atrevida, pelo prazer rudimentar de manchar o que é limpo. Os mais sofisticados chegam mesmo a reverter a justificativa dos pichadores: a pichação seria a manifestação de uma iniciativa privada dentro do espaço aberto ao público.

      A discussão está lançada. Não parece que estejamos próximos de ver terminada essa batalha pela distribuição e reconhecimento de direitos conflitantes. O espaço da cidade continua, assim, um campo de disputa entre os que detêm o direito de propriedade e os que justificam a ação transgressiva como o direito a uma assinatura.

                                                                                  (Teobaldo Tirreno, inédito

Considerando-se o contexto, entende-se adequadamente o sentido de um segmento do texto em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    b) uma manifestação artística de caráter transgressivo (2° parágrafo) = a pichação como expressão estética de uma insubordinação. 

    A arte é uma manifestação estética e “transgredir” significa “não cumprir, não observar (ordem, lei, regulamento etc.); infringir, violar”. Esse sentido se traduz também na palavra insubordinação, que é sinônimo de “não obediência”. Então, temos essa proximidade de sentido em:

    “Uma manifestação artística de caráter transgressivo=a pichação como estética de uma insubordinação. ”

     

    Fonte: Estratégia concurso.

    .

  • A alternativa B é a que faz "mais sentido". 

    A FCC tá investindo nesse tipo de questão.

  • acertei, mas eu sou o único que não faz ideia do que a questao quer afinal????? essa neo-FCC inventando demais...

  • Bom, acertei mais por eliminação e aproximação do que por certeza propriamente dito. Como nenhuma outra fazia sentido algum, tentei aproximar as palavras do item B. 

    Manifestação artística - pichação como expressão estética; e

    caráter transgressivo = insubordinação.

  • Essas bancas esquerdistas cansam

  • Gabarito: B

    b) uma manifestação artística de caráter transgressivo (2° parágrafo) = a pichação como expressão estética de uma insubordinação. 

    A arte é uma manifestação estética e “transgredir” significa “não cumprir, não observar (ordem, lei, regulamento etc.); infringir, violar”. Esse sentido se traduz também na palavra insubordinação, que é sinônimo de “não obediência”. Então, temos essa proximidade de sentido em:

    “Uma manifestação artística de caráter transgressivo=a pichação como estética de uma insubordinação. ”

     

    Fonte: Estratégia concurso.

  • Gostaria muito de saber quais são os requisitos (se é que há algum) usados para se qualificar uma banca como esquerdista!?

    O fato é que alguns comentários são totalmente desnecessários e improdutivos.

  • Nesse tipo de questão, tem que fazer correlação com o contexto em que o segmento está inserido, caso contrário, fica impossível responder.

     

    Gab. B

  • Frederico Evandro, é a expressão da pseudo-politização do brasileiro, a ideia de POVO, em alguns, chega a causar histeria.

  • a) o exemplo de aplicação do verbo não é neutro (1° parágrafo) = a exemplificação do dicionário não se compromete com a polêmica.  

    Não visualizei o sentido de dicionário no primeiro.

     

    b) uma manifestação artística de caráter transgressivo (2° parágrafo) = a pichação como expressão estética de uma insubordinação. 

     

    c) para proclamarem sua existência como sujeitos (2° parágrafo) = a fim de ratificarem seus próprios privilégios. 

    Proclamar = declarar publicamente em voz alta e com solenidade; anunciar

    Ratificar - fazer a ratificação, a validação de (ato, declaração, promessa, situação); confirmar, validar.

     

     d)  reverter a justificativa dos pichadores (2° parágrafo) = reduzir o argumento dos adversários

    Reverter - fazer a ratificação, a validação de (ato, declaração, promessa, situação); confirmar, validar.

    Reduzir- tornar(-se) menor; diminuir

     

    e) ação transgressiva como o direito a uma assinatura (3° parágrafo) = iniciativa tomada como interdição do individualismo