SóProvas


ID
2519503
Banca
FCC
Órgão
FUNAPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                           Acaso e planejamento


      “Deus não joga dados com o Universo”, disse o físico Albert Einstein, para nos assegurar que existe um plano por trás de, literalmente, tudo, e que o comportamento da matéria é lógico e previsível. A física quântica depois revelou que a matéria é mais maluca do que Einstein pensava e que o acaso rege o Universo mais do que gostaríamos de imaginar. Mas fiquemos com a palavra do velho. Deus não é um jogador, o Universo não está aí para ele jogar contra a sorte e contra Ele mesmo.

      Já os semideuses que controlam o capital especulativo do planeta Terra jogam com economias inteiras e podem destruir países com um lance de dados, ou uma ordem dos seus computadores, em segundos. Às vezes eles têm uma cara e um temperamento, aparecem nos jornais e na TV, mas quase sempre são operadores anônimos, com um poder sobre nossas vidas que o Deus de Einstein morreria de inveja.

(Adaptado de: VERISSIMO, Luis Fernando. O mundo é bárbaro. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008, p. 139) 

Atente para as seguintes afirmações:


I. Ao afirmar que “Deus não joga dados com o Universo”, Einstein referia-se, segundo o autor do texto, à ação de eventos imprevisíveis que acabam determinando nosso futuro dentro do Universo.

II. A frase Mas fiquemos com a palavra do velho propõe que aceitemos como fato o eventual comportamento caprichoso da matéria, sujeita às intervenções do acaso.

III. No segundo parágrafo do texto, afirma-se que o poder pragmático dos especuladores do mercado financeiro é de fazer inveja até mesmo ao Deus referido na famosa frase de Einstein.


Em relação ao texto, está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E.

    I- Einstein referia-se, segundo o texto, ao fato de que “existe um plano por trás de, literalmente, tudo, e que o comportamento da matéria é lógico e previsível."

    II- “Fiquemos com a palavra do velho” propõe que acreditemos que nada é por acaso.

    III- Temos essa ideia nos seguintes trechos: “os semideuses que controlam o capital especulativo do planeta jogam com economias inteiras e podem destruir países em segundos”…”são operadores anônimos, com um poder sobre nossas vidas que o Deus de Einstein morreria de inveja”.

     

    Fonte: estratégia concursos.

     

  • Errei por falta de atenção! Aff

  • Questão bem feita, lembro que a li umas 3 vezes no dia da prova rsrs.

  • confesso que se tivesse a opcão I e III, eu a marcaria. Aquele velho erro de querer interpretar o que não se pede... 

  • I. Ao afirmar que “Deus não joga dados com o Universo”, Einstein referia-se, segundo o autor do texto, à ação de eventos imprevisíveis que acabam determinando nosso futuro dentro do Universo. Errado.

     

    "(...) para nos assegurar que existe um plano por trás de, literalmente, tudo, e que o comportamento da matéria é lógico e previsível."

  • Só por curiosidade, o mesmo texto já foi cobrado pela FCC em provas anteriores.

    Prova: Analista Judiciário - Área Administrativa Órgão: TJ-PI  Ano: 2009