SóProvas


ID
2519752
Banca
FCC
Órgão
TRT - 24ª REGIÃO (MS)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma mulher de 45 anos de idade procurou atendimento em um serviço público de emergência referindo dores abdominais. Na recepção foi informada que não poderia ser atendida, porque não era contribuinte do Instituto Nacional do Seguro Social − INSS. Nesta situação hipotética, NÃO foi respeitado o princípio doutrinário do Sistema Único de Saúde referente a

Alternativas
Comentários
  • universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência

  • Antes de analisar a questão, gostaria enfatizar que é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Sistema Único de Saúde e suas legislações.

    A) INCORRETO. Integralidade. Considera as pessoas como um todo, atendendo a todas as suas necessidades.

    B) CORRETO. Universalidade. Que garante o atendimento a todas as pessoas, independente de ocupação ou outras características.

    C) INCORRETO. Intersetorialidade. Descentralização das decisões a nível local, a participação do cidadão nas decisões e a universalização do acesso.

    D) INCORRETO. Regionalização. Serviços devem ser organizados em níveis crescentes de complexidade, circunscritos a uma determinada área geográfica, planejados a partir de critérios epidemiológicos, e com definição e conhecimento da população a ser atendida.

    E) INCORRETO. Descentralização. É redistribuir poder e responsabilidade entre os três níveis de governo.

    GABARITO DO PROFESSOR: Letra B.