I. "É importante que o usuário tenha a melhor imagem dos serviços prestados pela unidade. Para conquistar sua confiança, é preciso que a unidade ofereça produtos e serviços baseados em suas necessidades, prestando-lhe um bom atendimento e que isso seja percebido por ele.
Na cabeça das pessoas, a imagem do gerente e da unidade como organização são misturadas. As organizações que entenderam isso, mudaram sua maneira de tratar seus clientes. Quando se propõe melhorar a percepção do atendimento, é importante considerar que o fator humano é o elemento chave para assegurar o êxito de todo o planejamento das ações estratégicas baseadas em Marketing. Toda a equipe que interage com o público tem que estar consciente deste fato para que a execução do que é planejado possa ser visto de maneira concreta pelo usuário."
II. "Apesar de muitos autores reconhecerem a importância da aplicação do Marketing para o planejamento de produtos e serviços de informação, há muita incompreensão quanto à real função do Marketing. Mesmo na área comercial, Kotler (1999 p.33) afirma que há sérios equívocos em relação ao Marketing. Um deles é pensar que “Marketing é vender”, ou pensar que o Marketing está restrito a um departamento da empresa e não relacionado com uma forma de gerenciar mais ampla, envolvendo a empresa como um todo.
A transposição da filosofia do Marketing para a área da informação é mais incompreendida ainda. Os que são contra enumeram motivos, tais como: “informação não é sabonete” ,ou que o processo de troca envolve dinheiro e esse não é o caso da informação (LIMA, 1992). O Marketing, portanto, não é objeto de uma adoção imediata pelos gerentes de unidades de informação ou bibliotecas. Essa rejeição pode ser explicada pelo desconhecimento ou pelo preconceito, pois o Marketing é freqüentemente associado à propaganda enganosa."
FONTE:
GALVÃO, Sofia Baptista. A importância do estudo sobre a imagem organizacional para as unidades de informação e para seus gestores. Biblios, v. 5, n. 18-19, 2004. Disponível em: <http://www.redalyc.org/html/161/16101904/>. Acesso em: 31 out. 2017.