-
GABARITO D
a) Moacyr Scliar passou a maior parte de sua infância no Bom Fim, bairro porto-alegrense ONDE a maioria dos emigrantes judeus, escolheram para morar.
b) Nascido em Porto Alegre, em 23 de março de 1937, a obra de Moacyr Jaime Scliar trata de temas referente à problemática da vida CONTEMPORÂNEA.
c) Os pais de Moacyr Scliar, José e Sara, eram europeus que MIGRARAM para a América do Sul no começo do século 20 buscando, uma vida melhor.
d) O escritor Moacyr Scliar destacou-se, especialmente, como exímio contista, capaz de elaborar textos densos e impactantes que suscitam a reflexão.
e) Além de seus livros, Moacyr Scliar estudou medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a qual serviu de assunto A algumas de suas histórias.
-
Achei que verbo suscitar era VTI. Buáááááá
-
a) Moacyr Scliar passou a maior parte de sua infância no Bom Fim, bairro porto-alegrense, ONDE a maioria dos Imigrantes judeus ESCOLHERAM/ESCOLHEU para morar.
OBS. Quando o sujeito é formado por uma expressão partitiva (parte de, uma porção de, o grosso de, metade de, a maioria de...) seguida de um substantivo ou pronome no plural, o verbo pode ficar no singular ou no plural.
OBS. Quem mora, mora EM = ONDE.
b) Nascido(ambiguidade:a obra ou Moacyr nasceu em 1937?), em Porto Alegre, em 23 de março de 1937, a obra de Moacyr Jaime Scliar trata de temas referenteS à problemática da vida contemporânea.
c) Os pais de Moacyr Scliar, José e Sara, eram europeus que MIGRARAM para a América do Sul, no começo do século 20, buscando (SEM VÍRGULA SEPARANDO VERBO DO COMPLEMENTO) uma vida melhor.
d) O escritor Moacyr Scliar destacou-se, especialmente, como exímio contista, capaz de elaborar textos densos e impactantes que suscitam a reflexão. CERTO
e) Além de seus livros, Moacyr Scliar estudou medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a qual serviu de assunto A algumas de suas histórias.
Não há crase antes de pronome indefinido.
-
Questão estilo Esaf
Aqui é pra vc perder tempo.
Como a prefessora me ensinou procure (conectivos, P relativo, pronomes, ortografia, concordância, regência)
A, B de cara...eliminadas
C - ão sempre futuro (a frase está no passado)
E a mais difícil essa crase (qual o motivo?)
foi aí que deu pra responder...
-
O erro da alternativa "e" consiste em utilizar a crase quando há palavra no singular (assunto) sucedida por palavra no plural (algumas).
-
Letra D.
a) a maioria escolheu;
b) o autor nasceu na data, a forma certa é: contemporânea;
c) migraram; migrarão está no futuro na terceira pessoa do plural. Imigrar: o estrangeiro que entra em outro país; emigrar sair de um país para outro; migrar: dentro do mesmo país;
d) suscitam a reflexão; refletir, pensar, portanto não se usa crase;
e) a algumas; diante de pronome, crase passa fome.
-
A redação da alternativa B está péssima. Do jeito que está escrito até parece que quem nasceu em Porto Alegre foi a obra do autor e não o autor.
Nascido em Porto Alegre, em 23 de março de 1937, a obra de Moacyr Jaime Scliar trata de temas referente à problemática da vida contemporanea.
-
Análise:
a) E. Na língua portuguesa existem dois termos: onde e aonde. 'Onde' é usado quando dá ideia de lugar ou estado de permanência, enquanto 'aonde' é usado para indicar movimento. Ex: Não sei onde ficar o ambulatório [ em qual lugar ]. Aonde você vai [ para onde ]. No caso em questão o correto é: onde
b) E. 'Contemporanea' é um paroxítona terminada em ditongo, devendo ser grafada com acento. Correto: contemporânea.
c) E. Erro de tempo verbal. Migraram = indica pretérito, algo que já ocorreu. Migrarão = indica futuro, algo a acontecer. Note que a assertiva diz que foi no século 20 (hoje estamos no século 21), logo a forma do futuro do verbo deve ser usada. Correto: Os pais... eram europeu que migraram ...
d) C.
e) E. Veja o final da oração: ... a qual serviu de assunto à algumas de suas histórias. Não se usa crase antes de pronomes indefinido (ex: algumas). Correto: a qual serviu de assunto a algumas de suas histórias.
-
Sobre a alternativa a, existem dois erros:
1) Aonde é usado para verbos que exigem a preposição a; onde, para verbos que exigem a preposição em.
2) A vírgula separou o sujeito do predicado.
O período deveria ficar assim:
Moacyr Scliar passou a maior parte de sua infância no Bom Fim, bairro porto-alegrense onde a maioria dos emigrantes judeus escolheram/escolheu para morar.
-
Pessoal, algumas assertivas possuem mais de um erro gramatical.
Na alternativa "B", por exemplo, deveria estar "Nascida", porque se refere à "obra", palavra feminina.
-
Pessoal, é só eu os vocês também passam uma média de 3mim em uma questão como essa ?
Na prova, pra acertar essa questão talvez eu passe até mais tempo .
-
a) Moacyr Scliar passou a maior parte de sua infância no Bom Fim, bairro porto-alegrense aonde a maioria dos emigrantes judeus, escolheram para morar.
02 erros:
aonde
Não se separa sujeito do verbo: a maioria dos emigrantes judeus, escolheram...
b) Nascido em Porto Alegre, em 23 de março de 1937, a obra de Moacyr Jaime Scliar trata de temas referente à problemática da vida contemporanea.
02 erros:
NascisdA.....a obra...
ReferenteS à...
c) Os pais de Moacyr Scliar, José e Sara, eram europeus que migrarão para a América do Sul no começo do século 20 buscando, uma vida melhor.
02 erros:
migraram
Não se separa verbo do complemento: buscando, uma vida melhor....
d) O escritor Moacyr Scliar destacou-se, especialmente, como exímio contista, capaz de elaborar textos densos e impactantes que suscitam a reflexão. GABARITO.
e) Além de seus livros, Moacyr Scliar estudou medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a qual serviu de assunto à algumas de suas histórias.
Erro na crase.
-
POXA! HOJE TÔ PÉSSIMO EM PORTUGUÊS
-
A TÍTULO DE CURIOSIDADE
Emigrante
A palavra emigrante se refere a uma pessoa que sai do seu país, indo residir em um país estrangeiro. Emigrante, emigração e emigrar têm como ponto de referência o local de origem, ou seja a saída do seu país. Emigrante tem sua origem na palavra em latim emigrans, sendo escrito com e inicial
Imigrante
A palavra imigrante se refere a uma pessoa que vem residir num país que não é o seu. Imigrante, imigração e imigrar têm como ponto de referência o local de destino, ou seja, a entrada num novo país. Imigrante tem sua origem na palavra em latim immigrans, sendo escrita com i inicial.
-
Erros mais gritantes:
A) ,bairro porto-alegrense, Tem que estar entre virgulas pq é um aposto explicando "Bom fim"
B) Nascido em Porto Alegre,........, a obra de Moacyr -> Tirando a oração entre virgulas dá para notar que A OBRA que nasceu em Porto Alegre. (NascidA em Porto Alegre........A OBRA)
C) "...eram europeus que migrarão para a América do Sul no começo do século 20..." A frase se refere ao passado, então correto seria MIGRARAM no começo do séc 20.
D) CERTO
E) "...assunto à algumas" --> não tem crase diante de pronome indefinido
-
d) suscitar = criar. criar o que? logo não rege preprosição a.
-
Simone Vieira,
Suscitam A reflexão: A, neste caso, não é preposição do verbo, porquanto suscitam é VTD. A é preposição exigida pela palavra "reflexão".
Trata-se de um Objeto Direto Preposicionado. Veja este exemplo:
OFENDERAM A MIM. Ofender é VTD, no entanto, o pronome MIM rege a preposição A.
Há casos também onde a preposição é éxigida no Objeto Direto para evitar ambiguidade. Vide:
Matou AO leão o caçador. Matar é VTD, preposição no OD (leão) e, por último, o sujeito.
Espero ter ajudado!
-
questão bacana pois revisa diversos assuntos da nossa "bonita, mas coxa" lingua portuguesa.
salve Machado de Assis!
-
Sabemos que objeto direto é o complemento que se liga ao verbo diretamente, isto é, sem auxílio de preposição.
Suscitam a reflexao
no cao supracitado nao temos preposição , o que identifica suscitam como VTD , MIM REGE A PREPOSIÇÃO A.porque se liga a ele sem a presença de preposição.Entretanto, às vezes, o objeto direto pode aparecer precedido de preposição – geralmente, “a” – sem que isso o transforme em objeto indireto (complemento ligado ao verbo mediante preposição). Neste caso, temos o objeto direto preposicionado, como em “Devemos amar a Deus sobre todas as coisas”. “Amar”, no contexto, é transitivo direto (amar quem? resposta: Deus), mas mesmo assim apareceu a preposição “a” (amar a Deus).
-
-
Além disso tudo, o escritor do "A Vida de Pi" plagiou a ideia do barco salva-vidas com uma pessoa e um animal do Moacyr Scliar.
Vida longa à república e à democracia, C.H.
-
Aonde, onde, donde.
Lugar destino: AONDE.
Lugar origem: dONDE.
Lugar Fixo: ONDE. O correto seria onde, pois o bairro é um local fixo.
-
Gente fiz 3 questões de português, e tipo, errei todas por coisas minimas. Meu Deus que chato.
-
ANA PERCEBI QUE RESOLVER QUESTÕES NO QCONCURSOS É EXATAMENTE IGUAL A TIRAR CARTEIRA DE HABILITAÇÃO, TÊM DIAS QUE AS COISAS FLUEM BEM E NOS ACHAMOS EXTREMAMENTE PREPARADOS. POR OUTRO LADO, HÁ MOMENTOS EM QUE UMA SEQUÊNCIA DE ERROS (QUE PODEM SE DAR POR VÁRIOS MOTIVOS, SEJA UM ASSUNTO QUE AINDA NÃO DOMINAMOS, SEJA UMA PEGADINHA DA BANCA OU ATÉ MESMO AQUELE DIA QUE NÃO ESTAMOS BEM) NOS COLOCA EM DÚVIDA QUANTO A NOSSA CAPACIDADE. ISSO FAZ PARTE DO JOGO.
ERRAR AGORA PARA ACERTAR NA PROVA. TREINO DIFÍCIL, GUERRA FÁCIL.
-
Galera, errar é algo natural no processo de aprendizagem. Não desanime ou fique triste por errar!
-
a) ERRADO. Não se separa com vírgula o sujeito do verbo
(...bairro porto-alegrense aonde a maioria dos emigrantes judeus, escolheram para morar. )
b) ERRADO. O correto é comtemporânea
c)ERRADO. O correto é migraram
(..eram europeus que migrarão para a América do Sul no começo do século 20 buscando, uma vida melhor.)
outra erro é o sujeito que novamente está separado do verbo
d) CORRETO.
e) ERRADO.A aplicação da crase está incorreta.( ...a qual serviu de assunto à algumas de suas histórias. )
-
A) ''aonde'' não. O certo é onde.
Â
B) Faltou acento na palavra contemporânea
Â
C) O certo é migraram.
Â
D) GABARITO
Â
E) Não existe crase antes de pronome indefinido
-
Não se esqueçam que na alternativa B, além do acento na palavra contemporânea a palavra referente deve estar no plural
.....trata de temas referentes.
-
"Atirei no que vi, acertei no que não vi" .... não tinha me ligado na regra de pronome da crase na letra E, só imaginei que o que serve de assunto, serve de assunto PARA alguma coisa ou algo e não "à alguma coisa". Mas é isso aehhh cambada de doido!
-
Go go go
Em 09/05/2018, às 19:44:31, você respondeu a opção D.Certa!
Em 20/03/2018, às 12:47:34, você respondeu a opção B.Errada!
-
FORMA ERRADA, FORMA CORRETA , COMENTÁRIO.
a)Moacyr Scliar passou a maior parte de sua infância no Bom Fim, bairro porto-alegrense aonde(ONDE) a maioria dos emigrantes judeus, escolheram para morar.
b) Nascido em Porto Alegre, em 23 de março de 1937, a obra de Moacyr Jaime Scliar trata de temas referente à problemática da vida contemporanea. (CONTEMPORÂNEA)
c) Os pais de Moacyr Scliar, José e Sara, eram europeus que migrarão(MIGRARAM) para a América do Sul no começo do século 20 buscando, uma vida melhor. (Diferença entre -RAM e -RÃO. Todos os verbos que indicam o pretérito terminam em -AM e são palavras paroxítonas; todos os verbos que indicam tempo futuro terminam em -ÃO e são palavras oxítonas)
d)O escritor Moacyr Scliar destacou-se, especialmente, como exímio contista, capaz de elaborar textos densos e impactantes que suscitam a reflexão.
e)Além de seus livros, Moacyr Scliar estudou medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a qual serviu de assunto à algumas (A ALGUMAS) de suas histórias.
BONS ESTUDOS.
OBS: CASO EU TENHA FALADO ALGUMA BOBAGEM NO COMENTÁRIO, CORRIJAM- ME. ESTAMOS AQUI PARA APRENDER JUNTOS.
-
com todo respeito ao examinador a questão é de concordancia ou de pontuação?
e isso que pega na hora analisar varios topicos em uma alternativa
-
ALDECIR, SUGIRO QUE LEIA ATENTAMENTE O COMANDO DA QUESTÃO.
QUANDO A QUESTÃO PEDE DE ACORDO COM NORMA-PADRÃO, VC TEM QUE PROCURAR ERROS DE CONCORDÂNCIA, REGÊNCIA, PONTUAÇÃO, ACENTUAÇÃO, CRASE E POR AÍ VAI.
ESPERO TER AJUDADO. BONS ESTUDOS!!!!!
-
Pessoal,
Na letra "E" seria mesmo "A qual", ou o correto seria "NA QUAL"?
Favor responder em box, se possível!