SóProvas


ID
2521696
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                              [O invejável tédio europeu]


      Os filmes dos cineastas europeus Michelangelo Antonioni e Ingmar Bergman, que a gente via e discutia com tanta seriedade tantos anos atrás, também eram uma forma de escapismo. Tanto quanto o musical e a comédia, aquelas histórias de tédio e indagações existenciais nos distraíam das exigências menores do cotidiano. Fugíamos não para um mundo cor-de-rosa, mas para outro matiz de preto, bem mais fascinante do que o das nossas pequenas aflições. Nenhum dos personagens do italiano Antonioni ou do sueco Bergman, embora enfrentassem seu vazio interior e a frieza de um universo indiferente, parecia ter qualquer problema com o aluguel.

      Claro, o deserto emocional em que viviam os personagens do Antonioni, por exemplo, era o deserto metafórico do capitalismo, uma civilização arrasada por si mesma. Mas estavam todos empregados e ganhavam bem. E como era fotogênico o seu suplício. Com Bergman experimentamos o horror de existir, a terrível verdade de que somos uma espécie corrupta sem redenção possível e que a morte torna tudo sem sentido. Hoje suspeitamos de que se Bergman não vivesse na Suécia, com educação, saúde e bem-estar garantidos do ventre até o túmulo, ele não diria isso. É preciso estar livre das dificuldades da vida para poder concluir, com um mínimo de estilo, que a vida é impossível. Tínhamos uma secreta inveja desses europeus tão bem-sucedidos no seu desespero. Não tínhamos a mesma admiração por filmes em que as pessoas se preocupavam não com a ausência de Deus, mas com o pagamento no fim do mês.

      Não há equivalência possível entre morrer de tédio e morrer de fome. Mas às vezes eu ainda me pego sonhando em sueco com uma sociedade pronta, sem qualquer destes desafios tropicais, em que a gente pudesse finalmente ser um personagem de Bergman, enojado apenas com tudo e nada mais.

(VERISSIMO, Luis Fernando. Banquete com os deuses. Rio de Janeiro: Objetiva, 2003, p. 85-86) 

Estas duas expressões intensificam um mesmo fato ou problema referido no texto:

Alternativas
Comentários
  • O autor basicamente afirma que os filmes europeus mencionados focam em dramas existenciais, a terrível verdade de que somos uma espécie corrupta sem redenção possível e que a morte torna tudo sem sentido.

     

    Essa ideia é retomada e intensificada em outras partes do texto, como nas expressões “deserto emocional e horror de existir”.

    As demais alternativas trazem passagens que remetem a ideias opostas.

     

    Gabarito letra D.

    Professor Felipe Luccas - Estratégia Concursos

  • Alguém poderia explicar o porquê de a estar errada?

  • A ideia de intensificar certo fato ou problema pode vir com o uso de ADVÉRBIOS ou com o uso de substantivos ou adjetivos que carregam uma carga semântica propícia no contexto a influenciar na ideia transmitida.

    ex: o substantivo "deserto", por si só, não exprime intensidade. Mas quando o autor diz "deserto emocional", o sentido da palavra vira outro! 

  • GAB. D

    palavras chaves que  intensificam o sentido de TÉDIO.

  • Bruno Campos, 

    Não fugíamos para um mundo cor de rosa, "mas para outro matiz de preto, bem mais fascinante do que o das nossas pequenas aflições."

  • Não consegui analisar a ponto de chegar na resposta correta. 

  • Joabe,

    Se atente a constatar que ambas as expressões tratam do mesmo fato ou problema referido no texto.

  • que essas questoes querem afinal??????? Pq a fcc não pode agir como uma pessoa normal????

  • Confundi o comando da questão como se ele quisesse a quem se refere o termo, esse caso é diferente nao consegui indentificar que ideia o examinador queria :(

  • FCC, tu tá envolvida com droga, morena?!

     

  • Questão bem complicada, levei um tempo para identificar o item correto. Parti do raciocínio do comando da questão, pois pediu para identificar as expressões que intensificam um mesmo fato, por isso, algo que levasse a ideia de contraste ou ideias não conexas fui descartando: 

     a) discutia com tanta seriedade // o musical e a comédia (1° parágrafo) - Aqui o musical e a comédia estão como elemtos de comparação.

     b) um mundo cor-de-rosa // bem mais fascinante do que o das nossas pequenas aflições (1° parágrafo)  - Nesse caso há uma ideia de contraste, pois na frase ele fala que não fugiam para um mundo corde rosa, mas para matiz de preto.... bem mais fascinante do que o das pequenas.....

     c) vazio interior // problema com o aluguel (1° parágrafo)  - ideia de concessão, inclusive iniciando pela conjunção concessiva.

     d) deserto emocional // horror de existir (2° parágrafo)  - item correto, nesse parágrafo note que o autor esta se referindo a relação do mundo que os cineastas o propoõe a refletir, sendo que Antonioni com características de deserto emocional de seus personagens e as obras de Bergman faz o autor sentir com o horror de existir, tudo itensificando o modo de reflexão do autor a respeito do mundo dos cinemas em relação a realidade vivida por ele.

    e) tão bem-sucedidos no seu desespero // pagamento no fim do mês (2° parágrafo) - aqui não vi relação de intensidade.

    Questão dificil ali na hora da prova. Bons estudos.

  • Diga não às drogas. hahahahahahahaha

  • GAB D

     

     

    Bruno Campos, vou tentar explicar a B

     

    b) um mundo cor-de-rosa // bem mais fascinante do que o das nossas pequenas aflições (1° parágrafo) 

        

    Fugíamos não para um mundo cor-de-rosa, mas para outro matiz de preto, bem mais fascinante do que o das nossas pequenas aflições

                                      (mundo perfeito)          (diferente do mundo cor-de-rosa)                                   (o mundo real do aluguel, do desemprego)

    Os filmes não mostravam um mundo perfeito, mas um mundo com determinadas preocupações existenciais mais interessantes que o nosso mundo real das preocupações cotidianas.

    Bons estudos!

  • MESMO FATO OU PROBLEMA (SEMELHANÇA)

  • ótima dica. grato