SóProvas


ID
2521699
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                              [O invejável tédio europeu]


      Os filmes dos cineastas europeus Michelangelo Antonioni e Ingmar Bergman, que a gente via e discutia com tanta seriedade tantos anos atrás, também eram uma forma de escapismo. Tanto quanto o musical e a comédia, aquelas histórias de tédio e indagações existenciais nos distraíam das exigências menores do cotidiano. Fugíamos não para um mundo cor-de-rosa, mas para outro matiz de preto, bem mais fascinante do que o das nossas pequenas aflições. Nenhum dos personagens do italiano Antonioni ou do sueco Bergman, embora enfrentassem seu vazio interior e a frieza de um universo indiferente, parecia ter qualquer problema com o aluguel.

      Claro, o deserto emocional em que viviam os personagens do Antonioni, por exemplo, era o deserto metafórico do capitalismo, uma civilização arrasada por si mesma. Mas estavam todos empregados e ganhavam bem. E como era fotogênico o seu suplício. Com Bergman experimentamos o horror de existir, a terrível verdade de que somos uma espécie corrupta sem redenção possível e que a morte torna tudo sem sentido. Hoje suspeitamos de que se Bergman não vivesse na Suécia, com educação, saúde e bem-estar garantidos do ventre até o túmulo, ele não diria isso. É preciso estar livre das dificuldades da vida para poder concluir, com um mínimo de estilo, que a vida é impossível. Tínhamos uma secreta inveja desses europeus tão bem-sucedidos no seu desespero. Não tínhamos a mesma admiração por filmes em que as pessoas se preocupavam não com a ausência de Deus, mas com o pagamento no fim do mês.

      Não há equivalência possível entre morrer de tédio e morrer de fome. Mas às vezes eu ainda me pego sonhando em sueco com uma sociedade pronta, sem qualquer destes desafios tropicais, em que a gente pudesse finalmente ser um personagem de Bergman, enojado apenas com tudo e nada mais.

(VERISSIMO, Luis Fernando. Banquete com os deuses. Rio de Janeiro: Objetiva, 2003, p. 85-86) 

No segundo parágrafo do texto, o segmento

Alternativas
Comentários
  • (A) Incorreta. Deserto emocional não se opõe ao que está figurado em deserto metafórico do capitalismo. Veja:

    Claro, o deserto emocional em que viviam os personagens do Antonioni, por exemplo, era o deserto metafórico do capitalismo, uma civilização arrasada por si mesma.

     

    (B) Correto. Há referência irônica a como um drama humano é trabalhado com beleza e arte, para ficar “bonito” na fotografia de um filme.

     

    (C) Incorreta. Alude justamente ao fato de não haver crise econômica para aqueles personagens.

     

    (D) Incorreta…tão bem-sucedidos no seu desespero se refere à ausência de demandas financeiras, não de Deus.

     

    (E) Incorreta… livre das dificuldades da vida expressa a superação europeia dos problemas financeiros.

     

    Gabarito letra B.

    Professor Felipe Luccas - Estratégia Concursos

  • O LOUCO!

  • hahah ta doido sô!

     

  • a FCC tá botando pra F**** com a vida da gente!

  • "E como era fotogênico o seu suplício."

    Não deveria ser um ponto de exclamação ao final do período?

  • Estou me achando muito intelectual com essas questões, pqp!

     

     

    Como era fotogênico o seu suplício ironiza o fato de que um martírio se expunha com preocupação estética. 

     

     

    (B) Correto. Há referência irônica a como um drama humano é trabalhado com beleza e arte, para ficar “bonito” na fotografia de um filme.

     

     

     

    "Há uma força motriz mais poderosa que o vapor, a eletricidade e a energia atômica: a vontade."

  • A. ERRADO - deserto emocional tem a mesma significância no texto que deserto metafórico do capitalismo, não há oposição.

    B. GABARITO - como era fotogênico o seu suplício, o autor ironiza Michelangelo Antonioni por este tratar com lamúrias sobre a crise do capitalismo, mas encontrava-se empregado, ganhando bem.

    C. ERRADO - Não alude, apenas ironiza a contraposição.

    D. ERRADO - Paradoxal = contraditório. Tão bem-sucedidos no seu desespero não é contrário a a ausência de Deus

    E. ERRADO - Expressa outra forma de dificuldade, filosófica, que não as do mundo real do autor como contas a pagar.

  • B-) como era fotogênico o seu suplício ironiza o fato de que um martírio se expunha com preocupação estética. 

    Fotogênico: que se apresenta bem em fotografia / Suplício: punição corporal, tortura. 

    ''...uma civilização arrasada por si mesma. Mas estavam todos empregados e ganhavam bem.''

    Entendimento: Mesmo na M***(vazios por dentro), vivem de preocupação estética(aparencia para os outros).

  • Só tenho uma coisa a dizer sobre essa questão: 

  • FCC tem que tirar "Interpretação de textos" do edital e colocar "Adivinhação" no lugar.

  • Como diz um amigo meu: estas questões sao faceis. Dificil msm são as respostas haha.... rindo para nao chorar :(

  • CORRE, FORREST, CORRE!

  • Deu medo de marcar a B...fui por eliminação mesmo...duro é fazer isso com o tempo contra no dia da prova kkk