-
http://www.adminconcursos.com.br/2014/10/gestao-por-resultados-e-administracao.html
Independente do modelo de administração por resultados adotado, o planejamento estratégico deve orientar a atuação administrativa amparada numa visão de longo prazo (Paludo, 2013, p. 227).
-
o que seria métricas programáticas robustas?
-
Questão que traz uma boa perspectiva do parâmetro de examinação da banca. Não basta saber o conceito de resultados, mas saber aplicá-lo. Interpretação é crucial pra cespe. Espero ajudar:
"métrica programada e robusta" pode ter duas interpretações- de uma forma engessada, como sendo algo impositivo e inflexível- o que levaria o candidato a fazer alusão ao modelo burocrático; mas não é essa a análise correta.
O que a banca nos trouxe foi a informação de que, na gestão de resultados, deve existir modelos de mensuração/aferição que sejam consisos, pontuais e constantes para que se evite defasagem e aferições empíricas.
Lembrando que o modelo de resultados foca na efetividade ou no que de fato interessa ao cidadão e a sociedade, flexibiliza a condução dos processos e assim remedia a disfunção relacionada ao apego exacerbado às normas e procedimentos, e propiciar mais eficiência e accountability. (GOMES, Gestão por Resultados e eficiência na Administração Pública. FGV, IGEPP. São Paulo. p. 66) http://igepp.com.br/uploads/arquivos/igepp_-_gestor_f2_q34_37_38_39_40_tese_eduardogranha_leonardo_ferreira_140813.pdf
-
Na prática não é isso o que se vê. Um exemplo, são as avaliações de desempenho que são meramente subjetivas.
-
Robustas?
Cespe.
-
GABARITO:C
Gestão por Resultados caracteriza-se por ser o ciclo que começa com o
(i) estabelecimento dos resultados desejados, a partir da tradução dos objetivos de governo;
(ii) prescreve o monitoramento e a avaliação do desempenho da organização ou da política pública a partir do alcance desses resultados; e
(iii) retro-alimenta o sistema de gestão, propiciando ações corretivas decorrentes dessa avaliação (Gomes, 2009).
Dependente do modelo de administração por resultados adotado, o planejamento estratégico deve orientara atuação administrativa amparada numa visão de longo prazo (Paludo, 2013, p. 227).
Em qualquer modelo de gestão por resultados deverá ser definida a missão, a visão, os objetivos, as metas e os indicadores (Paludo, 2013, p. 227).
A gestão por resultados é uma das principais recomendações da Nova Gestão Pública. Isso decorre do argumento de ser este modelo apropriado a, simultaneamente:
focar na efetividade ou no que de fato interessa ao cidadão e a sociedade;
flexibilizar a condução dos processos e assim remediar as disfunções burocráticas, relacionadas ao apego excessivo às normas e procedimentos;
e propiciar mais eficiência e accountability.
-
Rodei..rodei.. e não encontrei resposta
¬¬
-
A questão faz referência aos indicadores de desempenho, necessários para uma gestão por resultados eficiente, eficaz e efetiva.
-
O processo de gestão para resultados deve então direcionar toda a lógica da administração para a definição de objetivos e metas, além da medição e do controle destes resultados.
De acordo com Serra 4: “A Gestão para Resultados é um marco conceitual cuja função é a de facilitar às organizações públicas a direção efetiva e integrada de seu processo de criação de valor público, a fim de otimizá-lo, assegurando a máxima eficácia, eficiência e efetividade de desempenho, além da consecução dos objetivos do governo.
FONTE : RODRIGO RENNÓ
-
Gab. CERTO
Lembre-se do Plano Plurianual - PPA planejamento a longo prazo!
#DeusnoComando
-
É o tipo da questão que vc entrega na mão de Deus e vai!!!!! :)
-
Gabarito: CERTO
Lembrando que o modelo de resultados foca na efetividade ou no que de fato interessa ao cidadão e a sociedade, flexibiliza a condução dos processos e assim remedeia a disfunção relacionada ao apego exacerbado às normas e procedimentos, e propiciar mais eficiência e accountability.
Bons estudos!
-
o ponto crítico desse modelo consiste na definição de metas pouco ambiciosas o que facilita o seu alcance sem grandes esforços. Logo, se a administração publica estabelece metas robustas ela se beneficia.
-
Essa é uma questão subjetiva do CESPE, se ele tivesse dado como ERRADO, as pessoas achariam um jeito de comentar em cima do gabarito.
---------
" métricas programáticas robustas" = pode ou não ser tão robustas assim, vai depender da organização, de onde e quando as informações servirão de referência. É bem complicado, infelizmente muitas, mas muitas questões do CESPE são dessa forma, com dupla interpretação, ai é contar com a ajuda divina.
-
A gestão por resultados está inserida no contexto da administração gerencial (nova Administração Pública), pois é esse modelo que se preocupa, especificamente, com os resultados. No modelo de administração burocrática, a ênfase está nos procedimentos internos, e não nos resultados efetivos.
No âmbito da Administração Pública brasileira, a gestão por resultados tem foco semelhante ao verificado em programas de qualidade e excelência, contemplando a busca de resultados.
A gestão por resultados tem a função de mostrar às organizações públicas a direção efetiva e integrada de seu processo de criação de valor público, buscando a máxima eficiência, eficácia, e efetividade de desempenho, além da consecução dos objetivos de governo e a melhora contínua de suas instituições. Em suma, orienta a gestão para formas inovadoras de geração de resultados em um ambiente contemporâneo complexo e flexível.
A expressão "métricas programáticas e robustas" é que torna a interpretação um pouco mais complexa. Mas, a afirmação está correta! Uma das funções da gestão por resultados, segundo, Hilário (2009) é definir a direção estratégica da organização - criação da missão e estabelecimento dos objetivos estratégicos, levando em consideração a visão e os valores da organização. Refere-se à definição do caminho que deverá ser seguido para alcançar os objetivos estratégicos. É necessário mapear os processos de trabalho e escolher os indicadores e as metas de desempenho que mostrarão se a organização está no caminho planejado e, através de uma avaliação, o quanto de progresso foi feito na direção dos objetivos.
Ou seja, não se trata de métricas frágeis, mas de modelos de aferição concisos, pontuais e constantes.
GABARITO: CERTO.
Comentário Prof. Adriel Sá.
-
Indiquem para comentário.
-
Se pensar na realidade, de robusto não tem nada e responde errado.
-
robusto aqui, eu entendi, como detalhado e cheio de ramificações de controle. tipo o orçcamento-programa atual.
-
A gestão por resultados na administração pública se beneficia da existência de métricas programáticas robustas e comparáveis ao longo do tempo.
Entendi dessa forma: A gestão por resultados na administração pública se beneficia da existência de INDICADORES.
CORRETA!
-
Métricas são sistemas de mensuração que quantificam uma tendência, comportamento ou variável de negócio, permitindo medir e avaliar o desempenho.
Eu ententi como um indicador de desempenho (robusto) cheio de detalhes e informações que auxiliam para avaliação de desempenho e tomada de decisão.
-
Cespice !
Se a questão estivesse errada, iam achar uma justificativa..
-
''Essa é uma questão subjetiva do CESPE, se ele tivesse dado como ERRADO, as pessoas achariam um jeito de comentar em cima do gabarito.''
SIIIIIIIIIIIM
-
Cespe sendo Cespe.
-
UM DOS SINÔNIMOS DE ROBUSTO É DESENVOLVIDO
MÉTRICAS DESENVOLVIDAS
MAS É SACANAGEM TE OBRIGAR A SABER O 15o SINÔNIMO DE CADA PALAVRA...
-
Comentando para guardar a questão, desculpem-me os demais colegas.
Foco, Força e Fé na Luz pois ela nos iluminará o caminho e nos guiará à vitória.
-
Hermes, você que é assinante pode criar um caderno de questões, salvar filtros apenas direcionando cargo, nível, orgão que vai afunilando ou até clicar em criar anotações... pra quem não é basta ter uma agendinha por perto marcando quantas já fez e se quiser anotar o código da questão ao lado do cardinal... faço isso pra respeitar os concurseiros visualmente cansados. Passamos horas aqui.
-
A gestão por resultados na administração pública se beneficia da existência de métricas programáticas robustas e comparáveis ao longo do tempo
robustas= consistentes.
-
"métricas programáticas robustas e comparáveis ao longo do tempo" da administração pública é o Plano plurianual, LDO e LOA.
-
A gestão por resultados baseia-se no uso de indicadores para mensurar os resultados. A existência de um histórico dessas métricas ao longo do tempo permite avaliar como tem sido a evolução do programa/projeto e, por isso, de fato, contribui para a gestão por resultados.
Gabarito: CERTO
-
-
CERTO
-
Perfeito entendimento da Hellen , errei a questão por isso