SóProvas


ID
2521972
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Acerca do orçamento participativo, da transparência na administração pública, da gestão por resultados e do neocorporativismo, julgue o próximo item.


O neocorporativismo materializa-se na atuação de sindicatos fortes, com interesses bem definidos e colocados acima dos interesses dos demais atores envolvidos nas relações de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Questão: Errada!

    Neocorporativismo: Conceito de caráter político usado para analisar o conjunto de mudanças que ocorrem em países de regime democrático nas relações entre organizações representativas dos interesses particulares e o Estado.

     

  • O neocorporativismo (ou corporativismo societal) – a representação ocorre entre a sociedade civil e o Estado. Existe um grande número de associações/ entidades representativas que passam a decidir com o Estado a questão das políticas públicas. Regra geral, elas também detêm o monopólio da representação; no entanto, o Estado não cria essas entidades, mas concede-lhes o reconhecimento institucional e lhes delega algumas funções (públicas ou semipúblicas – Claus Offe,1989). No neocorporativismo são as entidades privadas que conquistam o direito de participar do processo decisório


    O neocorporativismo originou-se na Europa — no período pós-Segunda Guerra — como fruto do capitalismo e da democracia, e como forma de solução de conflitos interclasses, num momento de fraca representatividade dos partidos políticos. Para Phillip Schmitter (1989), “o neocorporatismo representa um arranjo institucional ligando interesses organizados associativamente com as estruturas decisionais do Estado”. Foi uma forma encontrada para integrar a classe trabalhadora organizada ao Estado e ao capitalismo — construindo pactos/acordos tripartites — com vistas a acelerar o crescimento econômico.

     

    Para Wilma Keller (1995), o neocorporativismo expressa “uma articulação entre Estado, sindicatos e empresariado, em que a força e a autonomia dos sindicatos constitui uma condição para a consolidação de sistemas tripartites de formulação de políticas”. Um exemplo atual são as câmaras setoriais, das quais participam trabalhadores, empresários e representantes do Estado. Maria Labra (1999) considera o neocorporativismo como uma forma “ideal de formulação de políticas, traduz ações concertadas, cooperativas, que envolvem tanto escolhas entre cursos alternativos, quanto a representação e intermediação de interesses”.
     

    Fonte: Augustinho Paludo - pg. 142/143

  • GABARITO:E


    O neocorporativismo é um conceito um tanto quanto recente na Ciência Política utilizado para representar as relações entre o Estado e organizações que representam interesses particulares. Dessa forma, o neocorporativismo pode ser entendido como a participação de grandes grupos sociais organizados na formação da política do Estado, principalmente da política econômica.

    (Adaptei de G. Lehmbruch. "Corporativismo liberal")

  • Acredito que a afirmativa erra ao afirmar que a posição dos sindicatos está acima dos demais atores das relações de trabalho. Talvez estivesse correto se essa posição fosse declarada na questão como equiparada às demais.

  • É fácil acertar na cespe: sempre assinale o alternativa CONTRÁRIA da que vc pensou em assinalar! 

  • Fabrício to contigo...to tentando marcar a que eu nao acho...ta foda!

  • O que essa questão tem haver com Princípios Orçamentários? Bora ver né administração do site tá uma bosta isso!

  • Essa eu nunca nem vi na vida. Deixaria em branco fácil!

  • Nunca nem vi ². Que dia foi isso?

  • Essa questão está fora da matéria Administração Financeira e Orçamentária. 

  • kkkkkkkkkk não foi meu caso Fabrício, mas faço isso direto em outras disciplinas.

  •  
    São diferenças marcantes entre o CORPORATIVISMO e o NEOCORPORATIVISMO:

     


     CORPORATIVISMO ---> Estado cria as entidades e impõe as regras do jogo

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

                                                ---> o Estado não cria, ele apenas reconhece a legitimidade
     NEOCORPORATIVISMO 
                                                ---> as associações e entidades representativas são LIVRES
                                                         para aceitarem (ou não) a representação de interesses 

  • O corporativismo é uma forma de intermediação de interesses que atribui às corporações representativas dos interesses econômicos, industriais ou profissionais poder para legislar, levando-os a discutir e orientar os interesses do Estado. São exemplos os sindicatos e as associações de classe. Já o neocorporativismo é marcado pela intermediação de interesses entre os movimentos sociais e o Estado, no âmbito da realização de políticas públicas, visando articular os interesses da sociedade civil organizada às estruturas decisórias do Estado. São exemplos as entidades privadas sem fins lucrativos (ongs), associações de bairro, etc. 

    Fonte: Adm Geral e Pública - Elisabete Moreira, pág 108.

  • Sinceramente, nunca tinha ouvido falar em "Neocorporativismo". Chutei no "errado" porque a assertiva diz que os interesses dos sindicatos são colocados acima dos demais.

  • Neocorporativismo é conceito político usado para analisar o conjunto de mudanças ocorridas nas relações entre o Estado e as organizações representativas dos interesses particulares, em países com regime democrático. Surgiu como reação ao individualismo e à atomização produzidos pelo neoliberalismo.

    fonte==>https://fernandonogueiracosta.wordpress.com/2010/04/13/neocorporativismo/

    Oscar....nem eu!

  • tamos junto Oscar !

  • Como alguns, eu também nunca tinha ouvido falar neste NEOCORPORATIVISMO.

    Acertei a questão por um único motivo (sinalizado de vermelho):


    O neocorporativismo materializa-se na atuação de sindicatos fortes, com interesses bem definidos e colocados acima dos interesses dos demais atores envolvidos nas relações de trabalho.


  • Fazer um abaixo assinado para o QConcursos liberar imagens nos comentários. Há tantos memes que poderiam ser utilizados diante de questões como essa que é um desperdício não poder colocá-las.

  • Segundo o PDRAR, "Reformar o aparelho do Estado significa garantir a esse aparelho maior governança.

  • Definição de neocorporativismo pelo CESPE: Q792379

  • Quando se pensa racionalmente você pode entender que : Os sindicatos atuam acima dos interesses dos sindicalizados muitas vezes, e visto dessa forma a questão estaria correta. Mas esse é um distúrbio social, inaceitável a partir de um ponto de vista teórico. Os sindicatos são as organizações que devem representar legitimamente os interesses dos sindicalizados, portanto a questão erra ao dizer que os interesses dos sindicatos fortes são colocados "acima dos interesses dos demais atores envolvidos nas relações de trabalho"