SóProvas


ID
2522140
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Com relação a políticas públicas no Brasil, julgue o item seguinte.


A última etapa do ciclo de políticas públicas é a avaliação, que consiste na mensuração de resultados e de impactos com o propósito de compará-los às metas originais.

Alternativas
Comentários
  • São 5 fases: Primeira fase: a formação da agenda, Segunda fase: a formulação da política, Terceira fase: processo de tomada de decisão, Quarta fase: implementação da política e a nossa resposta:

    Quinta fase: avaliação

    É um elemento crucial para as políticas públicas. A avaliação deve ser realizada em todos os ciclos, contribuindo para o sucesso da ação. Também é uma fonte de aprendizado para a produção de melhores resultados. Nela se controla e supervisiona a realização da política, o que possibilita a correção de possíveis falhas para maior efetivação. Inclui-se também a análise do desempenho e dos resultados do projeto. Dependendo do nível de sucesso da política, o poder público delibera se é necessário reiniciar o ciclo das políticas públicas com as alterações cabíveis, ou se simplesmente o projeto é mantido e continua a ser executado.

    Fonte:http://www.politize.com.br/ciclo-politicas-publicas/

  • Para Howlett e Ramesh (2013), existem cinco fases do ciclo de políticas públicas:

    1- Formação da agenda: decide o que é prioritário; perceber problemas que merecem atenção.  Planejamento  

    2- Formulação da política: apresentação de soluções ou alternativas. Define-se o objetivo da políticas + programas desenvolvidos + linhas de ação 

    3- Tomada de decisão: curso de ação adotado; recursos e prazo temporal da ação política

    4- Implementação: parte prática. Direciona-se recursos financeiros, tecnológicos, materiais e humanos.

    5- Avaliação: realizada em todos os ciclos. Controla-se e se supervisiona a realização da política; possibilita a correção de falhas.

     

    Na prática, os estágios não são sequenciais ou obrigatórios em sua plenitude.

     

    HOWLETT, Michael; RAMESH, M; PERL, Anthony. Política Pública: seus ciclos e subsistemas: uma abordagem integral. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

  • A última etapa do ciclo de políticas públicas é a avaliação, que consiste na mensuração de resultados e de impactos com o propósito de compará-los às metas originais. Resposta: Certo.

     

    Comentário:

    1º Etapa (Formação da agenda: o que é prioritário);

    2º Etapa (Formação da política: definir os objetivos);

    3º Etapa (Tomada de decisão: curso de ação adotado);

    4º Etapa (Implementação da política: é a prática da política); e,

    5º Etapa (Avaliação: fonte de aprendizado, correções de falhas e análise do desempenho e resultado do projeto).

    A boa política pública deve cumprir as seguintes funções: promover e melhorar a cooperação entre os atores e constituir-se num programa implementável.

  • As políticas públicas são uma resposta do Estado às necessidades do coletivo que, por meio do desenvolvimento de ações e programas, objetivam o bem-comum e a diminuição da desigualdade social. Esses programas e ações precisam ser estruturados de maneira funcional e sequencial para tornar possível a produção e organização do projeto. Esclarecido isso, o ciclo das políticas públicas nada mais é que um processo que leva em conta:

     

    •  A participação de todos os atores públicos e privados na elaboração das políticas públicas, ou seja, governantes, políticos, trabalhadores e empresas;

    •  O poder que esses atores possuem e o que podem fazer com ele;

    •  O momento atual do país no aspecto social (problemas, limitações e oportunidades);

    •  Organização de ideias e ações.

     

    São 5 fases, a última é avaliação - É um elemento crucial para as políticas públicas. A avaliação deve ser realizada em todos os ciclos, contribuindo para o sucesso da ação. Também é uma fonte de aprendizado para a produção de melhores resultados. Nela se controla e supervisiona a realização da política, o que possibilita a correção de possíveis falhas para maior efetivação. Inclui-se também a análise do desempenho e dos resultados do projeto. Dependendo do nível de sucesso da política, o poder público delibera se é necessário reiniciar o ciclo das políticas públicas com as alterações cabíveis, ou se simplesmente o projeto é mantido e continua a ser executado.

     

    A boa política pública deve cumprir as seguintes funções:

    •  promover e melhorar a cooperação entre os atores;

    •  constituir-se num programa implementável

  • Um ciclo tem útlima etapa??

    Errei a questão por considerar errôneo dizer em última etapa, quando se trata de ciclo.

  •  ciclo de políticas públicas: = APDIA

     

    1- formação da Agenda,

    2- formulação daPolítica,

    3- tomada de Decisão,

    4- implementação

    5- Avaliação.

     

  • Primeira fase: a formação da agenda

    Para começar a elaboração de uma política, é preciso decidir o que é prioritário para o poder público. A fase da agenda caracteriza-se pelo planejamento, que consiste em perceber os problemas existentes que merecem maior atenção.

    Segunda fase: a formulação da política

    É a fase de apresentação de soluções ou alternativas. É o momento em que deve ser definido o objetivo da política, quais serão os programas desenvolvidos e as linhas de ação.

    Terceira fase: processo de tomada de decisão

    Com as todas as alternativas avaliadas, na terceira fase se define qual será o curso de ação adotado. São definidos os recursos e o prazo temporal da ação da política.

    Quarta fase: implementação da política

    É o momento em que o planejamento e a escolha são transformados em atos. É quando se parte para a prática. O planejamento ligado à organização é transformado em ação. São direcionados recursos financeiros, tecnológicos, materiais e humanos para executar a política.

    Quinta fase: avaliação

    É um elemento crucial para as políticas públicas. A avaliação deve ser realizada em todos os ciclos, contribuindo para o sucesso da ação. Também é uma fonte de aprendizado para a produção de melhores resultados. Nela se controla e supervisiona a realização da política, o que possibilita a correção de possíveis falhas para maior efetivação.

  • Chega a ser cômico:


    (CESPE - Oficial de Inteligência/Área 3/2018) A respeito de formulação, análise e avaliação de políticas públicas, julgue o item que se segue.

     A extinção é considerada a última fase do ciclo de políticas públicas porque trata da reflexão sobre os limites das políticas públicas, seu esgotamento e sua substituição por novas políticas.

    CORRETO.


    Dependendo da doutrina, uns chamam de avaliação e outros de extinção. Quem fez essa prova aqui de 2017, certamente errou essa questão da ABIN.


    Obrigado CESPE, por ser uma banca tão mesquinha.

  • A questão em análise nos introduz um conceito relacionado à temática das políticas públicas. Segundo Paludo (2013), política pública é um “conjunto de meios, decisões e ações, que congregam diferentes atores e concentram esforços, utilizados pelos governos com vistas a mudar uma realidade, de forma efetiva e atender às necessidades público-sociais".

    Com isso, precisamos entender que o processo de criação de políticas públicas consiste em cinco atividades essenciais: definição de agenda, formulação, tomada de decisão, implementação e avaliação. Como a questão em análise nos pergunta sobre a fase de avaliação, vamos nos ater a ela.

    A fase de Avaliação está relacionada à análise do grau de atingimento dos objetivos anteriormente estabelecidos. Segundo Paludo (2013): a avaliação “consiste na mensuração e análise, a posteriori, dos efeitos produzidos na sociedade pelas políticas públicas". Assim, a avaliação nos possibilita decidir quanto à manutenção das metas anteriormente estabelecidas, ao encerramento ou ao aperfeiçoamento da política pública traçada. Em face do exposto, podemos afirmar que o item está correto.

    GABARITO DO PROFESSOR: “CERTO".

    FONTE:
    PALUDO, Augustinho. Administração Pública. 3ª Ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
  • A avaliação é a etapa na qual ocorrem uma análise crítica dos resultados alcançados pelos programas governamentais. Em vista da reforma do aparelho do Estado com o advento de valores gerenciais (accountability, transparência, responsabilidade fiscal, etc), tem-se dado grande ênfase ao fortalecimento das funções de monitoramento e avaliação de políticas públicas na agenda governamental. (CESPE, SGA/AC, 2006).

    Gabarito: CERTO