SóProvas


ID
2522149
Banca
FAU
Órgão
E-Paraná Comunicação - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 01:

                             O desvio ético do gerundismo


      Há implicações éticas no vício de linguagem. O uso excessivo e desnecessário do gerúndio é conhecido como endorreia, cuja forma popular é a construção “vou estar + gerúndio”, uma perífrase (locução formada por dois ou três verbos). A locução em si é legítima, quando comunica a ideia de uma ação futura que ocorrerá no momento de outra ou sequenciada. As sentenças “vou estar dormindo na hora do jogo” ou “vou estar vendo o jogo quando você estiver assistindo à novela” são adequadas ao sistema da língua, assim como em verbos que indiquem processo: “amanhã vai estar chovendo” ou ato contínuo: “vou estar trabalhando das 8h às 18h.”

      Aquilo que nos acostumamos a chamar de gerundismo se dá quando não queremos comunicar essa ideia de eventos ou ações simultâneas, mas antes falar de ação pontual, em que a duração não é preocupação dominante. “Vou falar” narra algo que vai ocorrer a partir de agora. “Vou estar falando” se refere a um futuro em andamento.

      É inadequado usar uma forma verbal com valor de outra – falar de ação isolada, que se encerraria num só ato, como se fosse contínua. Quando respondemos ao telefone “vou estar passando o recado” fazemos o recado, que potencialmente tem tudo para ser dado, não ter mais prazo de validade. O vício aqui isenta a pessoa de responsabilidade sobre o que prometeu fazer. É antes de tudo um desvio ético.

                (Revista Língua Portuguesa, ano 7, número 77. Março de 2012) 

O uso excessivo e desnecessário do gerúndio é considerado vício de linguagem. Esse vício prejudica a objetividade e a clareza da comunicação. Além de ser um problema ético, segundo o texto. Para que haja adequação à norma padrão da língua é possível substituir algumas formas de gerúndio por:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa D abrange as alternativas B, C e E. Questão mal feita. Se um verbo está no presente do indicativo, consequentemente ele está no modo indicativo, por inferência trivial!!

     

     

    Ex de substituição: "Vou estar fazendo" ------------> "Farei" (futuro do presente do indicativo)

  • Gabarito B:

    Pensem naqueles atendentes de telemarketing, quando você deseja cancelar um produto :

    Porque eles sempre falam "estarei transferindo a sua ligação" ao invés de "vou transferir a sua ligação" para o setor de cancelamento? 

    Porque não querem ser diretos e comprometidos com a ação a qual deveriam executar, transferindo você para o setor de retenção, por exemplo.

    Bons estudos.

  • EMERSON, não concordo com essa tese. Eu fui na B porque sei que a forma  nominal do verbo no gerúndio tem a finalidade de expressar uma situação que ocorre de maneira gradual no tempo, ou seja , no presente, portanto não tem como a resposta também ser o MODO INDICATIVO, já que ele tem essa finalidade de ser tempo presente do modo indicativo, sendo qué é errado dizer que o gerundio tem a finalidade de expressas um situação que desenvolver no PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO. Espero ter te ajudado os amigos!

     

  • Cleiton Santos, não ficou muito claro pra mim o seu ponto. Se você discorda de mim, vc deve discordar tbm que um verbo no pretérito perfeito do indicativo esteja no modo indicativo, o que parece absurdo.

  • Acho que a resposta mais adequada não consta em nenhuma das opções: verbos no FUTURO DO INDICATIVO.

  • Verbos no Infinitivo seria o mais indicado, essa questão precisa ser revisada.....

  • vamos pedir o comentário do professor..

  • Gente,eu interpretei da seguinte forma, corrijam-me se eu estiver errada:

    Na frase "Eu vou estar fazendo" o correto seria "eu farei" ou "eu vou fazer".

    No primeiro caso temos um verbo conjugado no Futuro do Presente do modo indicativo (farei), mas como ele não está listado nos itens vejamos o segundo caso: 

    Em "Eu vou fazer" estamos diante de uma Locução verbal que, nesse caso, possui um verbo flexionado no presente do indicativo + um verbo na forma nominal (infinitivo)). Como o único listado nos itens é o Presente do indicativo, item B)

     

  • Estranho, não existem expressões no gerúndio só de ações em andamento. Uma ação poderia estar ocorrendo em determinado momento. Exemplo: Eles estavam estudando > pode ser substituída por > Eles estudavam. E não é no presente. A resposta mais adequada ao meu ver é Verbos no Indicativo, letra D.

  • Jessica, no enunciado ele trata da substituição do modo/tempo verbal para que haja a correção do gerundismo,  na frase "eles estavam estudando" não ocorre vícios, mesmo que tenha verbo no gerúndio, está correta pois indica uma ação que não está  sendo praticada naquele momento, trata-se de um fato passado, diferentemente de dizer "vou estar fazendo algo" ,pois não necessita da idéia de andamento futuro para tratar uma ação que ocorre no presente.

  • Banca ruim, questão mal elaborada e inúmeros comentários absurdos. O pessoal poderia colaborar só comentando o que tem certeza, complicada a vida de quem já está em dúvida e quer aprender.

    Cleiton Santos, você está absurdamente enganado!

  • o gerundismo (indicativo + infitivo + gerúndio - ex: vou estar transferindo) pode ser substituído tanto pelo futuro do presente do indicativo (transferirei) como pelo futuro do indicativo + infitivo (vou transferir).

  • Raios pensei ser a letra D, por que às vezes a incrédula da atendente fala: Amanhã estarei ligando para o senhor, para oferecer produtos. Não seria amanhã, ligarei para o senhor.....Isto é modo indicativo, questão anulável, não se calar diante do mal. 

  • como um atendente pode substituir o gerundio? imagine ele falando "vou estar te passando" como substituir isso?

    a) fut subjuntivo: "quando eu te passar"- incerteza, ele vai ou não? ERRADO

    b) presn indica: "eu te passo"- certeza CORRETO

    c) Pret perf ind: "eu te passei"- como se ele ainda está falando? ERRADO

    d) Verbs indicativo: qual tempo? e se usar p+q perfeito? ERRADO

    e) Pert inp indica: "eu te passava" então n vai mais? sem sentido ERRADO