SóProvas


ID
2522476
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue o seguinte item, relativo a conceitos, etapas e estágios das despesas e receitas públicas que devem ser considerados no âmbito do governo do estado de Pernambuco.


Para ser efetivada, a despesa orçamentária depende de autorização legislativa na forma de consignação de dotação orçamentária.

Alternativas
Comentários
  • Correto.
    Despesa orçamentária é toda transação que depende de autorização legislativa, na forma de consignaçao de dotação orçamentária, para ser efetivada.

    (RODRIGUES, Ayrton. Finanças Públicas, São Paulo, 2016, p. 136)

    Livro novinho, fresquinho e que foi base para os dois últimos concursos que caiu contabilidade e afo no cespe.

  • Segundo MCASP 7 edição - Parte I - Procedimentos Contábeis Orçamentários - 4 - Despesa Orçamentária, página 69, parágrafo quarto diz: Dessa forma, despesa orçamentária é toda transação que depende de autorização legislativa, na forma de consignação de dotação orçamentária, para ser efetivada.

  • Despesa orçamentária: é toda transação que depende de autorização legislativa, na forma de consignação de dotação orçamentária, para ser efetivada. (Autorização e dotação orçamentária)

     

    Despesa extraorçamentária: é aquela que não consta na LOA, compreendendo determinadas saídas de numerários decorrentes de depósitos, pagamentos de restos a pagar, resgate de operações de crédito por ARO e recursos transitórios.

     

    **Despesa Extraorçamentária não está na LOA.

    **Despesa Orçamentária está na LOA.

     

    A persistência realiza o impossível.

    Rneto

  • gab certo

     

  • Julgue o seguinte item, relativo a conceitos, etapas e estágios das despesas e receitas públicas que devem ser considerados no âmbito do governo do estado de Pernambuco.

     

    Para ser efetivada, a despesa orçamentária depende de autorização legislativa na forma de consignação de dotação orçamentária. CERTO

    _____________________________________________________________________________________________________

    MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 7ª Edição
     

    4. DESPESA ORÇAMENTÁRIA
    4.1. CONCEITO

    O orçamento é o instrumento de planejamento de qualquer entidade, pública ou privada, e representa o fluxo de ingressos e aplicação de recursos em determinado período. Para o setor público, é de vital importância, pois é a lei orçamentária que fixa a despesa pública autorizada para um exercício financeiro. A despesa orçamentária pública é o conjunto de dispêndios realizados pelos entes públicos para o funcionamento e manutenção dos serviços públicos prestados à sociedade.
    Os dispêndios, assim como os ingressos, são tipificados em orçamentários e extraorçamentários.


    Segundo o art. 35 da Lei nº 4.320/1964:
    Pertencem ao exercício financeiro:
    I - as receitas nêle arrecadadas;
    II - as despesas nêle legalmente empenhadas.


    Dessa forma, despesa orçamentária é toda transação que depende de autorização legislativa, na forma de consignação de dotação orçamentária, para ser efetivada.
     

  • Vacilão que sou! Falta de atenção.

     

    Despesa orçamentária ---> Necessita de autorização legislativa.

     

    Despesa extraorçamentária ----> Não necessita de autorização legislativa.

  • Segundo o MCASP (8ª edição, pág. 67), despesa orçamentária é toda transação que depende de autorização legislativa, na forma de consignação de dotação orçamentária, para ser efetivada.

    Gabarito: Certo 

  • Julgue os seguintes item, relativo a conceitos, etapas e estágios das despesas e receitas públicas que devem ser considerados no âmbito do governo do estado de Pernambuco.

     

    Para ser efetivada, a despesa orçamentária depende de autorização legislativa na forma de consignação de dotação orçamentária.

    VERDADEIRO.

    =================

    ORÇAMENTO: CONCEITOS

    ◙ Orçamento é o instrumento de planejamento de qualquer entidade, pública ou privada e representa o fluxo de ingressos e aplicação de recursos em determinado período;

    ◙ Despesa orçamentária é o fluxo que deriva da utilização de crédito consignado no orçamento da entidade, podendo ou não diminuir a situação líquida patrimonial;

    ◙ Outra divisão é a que divide a classificação dos gastos públicos em três:

    ○ segundo sua finalidade,

    ○ sua natureza e

    ○ quanto a seu agente encarregado da execução do gasto;

    ◙ São as características básicas de sistemas orçamentários modernos: estrutura programática, econômica e organizacional para alocar recursos, denominadas classificações orçamentárias da despesa.

    DESPESAS: CLASSIFICAÇÃO QUANTO À FORMA DE INGRESSO

    ◙ As despesas podem ser classificadas quanto à forma de ingresso em orçamentárias e extraorçamentárias.

    ◙ ORÇAMENTÁRIAS:

    ○ são despesas fixadas nas leis orçamentárias ou nas leis de créditos adicionais;

    ○ são instituídas em bases legais;

    ○ Dependem de autorização legislativa;

    ○ Obedem a estágios da despesa: fixação, empenho, liquidação e pagamento;

    Fonte: Sérgio Mendes / Estratégia

  • Receita Orçamentária: Não necessita exatamente ter constado na LOA, pois podem haver receitas que não foram previstas, mesmo assim são receitas Orçamentárias xxx Despesas Orçamentária: TEM que ter constado na LOA.
  • Questão saiu do ligro, dica da colega Helen : RODRIGUES, Ayrton. Finanças Públicas, São Paulo, 2016, p. 136

  • *não anotar*

    Para ser efetivada, a despesa orçamentária depende de autorização legislativa na forma de consignação de dotação orçamentária.

    "despesa orçamentária é toda transação que depende de autorização legislativa, na forma de consignação de dotação orçamentária, para ser efetivada" (Segundo o MCASP, 8ª edição, pág. 67)

    A consignação da dotação orçamentária é a própria a autorização legislativa necessária para a efetivação da despesa orçamentária. É isso que o item quer dizer.

    Não quer dizer que precisa de outra autorização para efetivar depois de realizada a consignação orçamentária!