SóProvas


ID
2522521
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Acerca de aspectos diversos referentes a banco de dados relacional, julgue o item a seguir.


A chave estrangeira (foreign key) é o campo que estabelece o relacionamento entre duas tabelas de bancos distintos, sendo necessariamente chave primária na tabela de um dos bancos.

Alternativas
Comentários
  • A chave estrangeira (foreign key) é o campo que estabelece o relacionamento entre duas tabelas de bancos distintos (Comum entre tabelas), sendo necessariamente chave primária na tabela de um dos bancos.

  • A chave estrangeira estabelece relacionamento entre duas tabelas do mesmo banco de dados. Além disso a chave estrangeira não necessariamente referencia uma chave primária. Ela pode referenciar um campo definido como unique por exemplo.

  • Gente, tem outro erro. Chave estrangeira é necessariamente chave candidata da tabela referenciada. Se tiverem chaves alternativas (candidatas não eleitas como primárias), estas também poderão ser estrangeiras.

  • FK Relacionam tabelas de um mesmo banco, DETALHE, eles têm sim que ser chave primária em pelo menos UMA DAS TABELAS.

  • dá até raiva do cespe

    ele não se decide

    http://www.itnerante.com.br/group/bancodedados/forum/topics/cespe-tj2015-chave-estrangeira?xg_source=activity

     

    2017

    Para que um campo seja FK em uma tabela, é necessário que o mesmo atributo seja PK na tabela de origem.

    certa

    2015

    Em um banco de dados relacional, a chave estrangeira que existe em uma tabela deve ser chave primária em outra tabela.

    certa

    2015

    Integridade referencial baseia-se na ligação das informações das chaves estrangeiras com as chaves primárias, ou candidatas a primárias, da tabela de referência.

    Certa

  • A chave estrangeira, ou foreign key, é um conceito ligeiramente diferente. Ela não diz respeito, especificamente, a uma tabela, mas sim a um relacionamento entre tabelas. De forma sucinta, a chave estrangeira é uma referência, em uma tabela, a uma chave primária de outra tabela. Para facilitar a compreensão, tomemos como exemplo duas tabelas: Pessoa Carro. Para montarmos um relacionamento entre elas, poderíamos ter, na tabela Carro, o campo ID_Pessoa fazendo referência à chave primária da tabela Pessoa.

     

    https://www.devmedia.com.br/sql-aprenda-a-utilizar-a-chave-primaria-e-a-chave-estrangeira/37636

  • Comentário: Essa questão tem uma pegadinha que pode ter levado muita gente a marcar a questão como correta. Ela fala que a chave estrangeira relaciona tabelas de banco distintos. Se você lembrar um banco de dados é descrito por um esquema que possui uma coleção de tabelas. A chave estrangeira é utilizada para relacionar tabelas dentro do próprio banco ou esquema. Sendo assim, acredito que a alternativa esteja incorreta.

     

    Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/prova-da-semana-comentario-da-prova-da-tce-pe-auditor-de-contasobras-publicas-analise-de-informacoes/

     

  • Que pegadinha boba essa heim!!!

    AUTORELACIONAMENTO PRA NÃO ESQUECER!!!

  • Indo direto ao ponto, pra mim o erro da questão é afirmar que o relacionamento está entre bancos distintos:

     

    A chave estrangeira (foreign key) é o campo que estabelece o relacionamento entre duas tabelas de bancos distintos, sendo necessariamente chave primária na tabela de um dos bancos.

     

    Se alguém conseguir modelar / normalizar um banco e criar uma chave estrangeira com campos oriundos de diferentes bancos, por favor, me avise que devo um shawarma pro ninja.

  • Gabarito: ERRADA

    Erro: bancos distintos.

    Correto seria: mesmo banco em tabelas distintas.

  • 2015 - TJDF

    79 Em um banco de dados relacional, a chave estrangeira que existe em uma tabela deve ser chave primária em outra tabela.

     

    Mas isso ai está certo, brother...

     

     

    O erro da questão é que ele fala de banco de dados distintintos.. pra comunicação de banco de dados distintos é necessário utilizar outras formas, como por exemplo um web service...

  • O erro está em dizer que é entre bancos distintos quando na verdade é entre entidades distintas

  • Chave estrangeira: são atributos de uma entidade cujos valores aparecem como chave primária em outra entidade. A presença de uma chave estrangeira (foreign key - fk) numa entidade ocorre por força de regras de integridade referencial

    Gabarito: ERRADO

  • chave estrangeira sempre será a chave primária de outra entidade...

  • Para quem não é da área, essas questões são de matar! O assunto já é confuso e nada prático para quem não trabalha com BD e ainda a Cespe vem cheia de pegadinhas... É de dar um desengano... :~~(

  • Veja que essa questão afirma de forma taxativa que uma chave estrangeira necessariamente se liga a uma chave primária, o que a torna falsa. O único requisito relativo a uma chave estrangeira é que ela deve identificar de forma unívoca um registro na tabela referenciada. Assim, uma chave estrangeira pode fazer referência a qualquer uma das chaves candidatas da tabela referenciada, não existindo a necessidade dessa ser a chave primária.

    Além disso, a questão fala que o relacionamento se dá entre duas tabelas de bancos distintos, quando na verdade as duas tabelas devem ser do mesmo banco de dados para que possamos relacioná-las. Item incorreto!

  • Contrariando oque alguns estão dizendo, que ela obrigatoriamente tem que ser uma chave primária, segue resposta dos professores Diego Carvalho, Renato da Costa, Thiago Rodrigues Cavalcanti, Fernando Pedrosa Lopes do estratégia.

    Opa! A chave estrangeira realmente é o campo que estabelece o relacionamento entre duas tabelas, no entanto essas tabelas devem pertencer ao mesmo banco. Além disso, uma chave estrangeira não é obrigatoriamente chave primária de outra tabela do mesmo banco, visto que é possível ter uma chave estrangeira que referencia uma chave candidata de outra tabela.

  • O certo seria no mesmo banco e não da para dizer que necessariamente a chave estrangeira irá referenciar uma chave primária.

  • ERRADO!

    A chave estrangeira realmente é o campo que estabelece o relacionamento entre duas tabelas, no entanto essas tabelas devem pertencer ao mesmo banco. Além disso, uma chave estrangeira não é obrigatoriamente chave primária de outra tabela do mesmo banco, visto que é possível ter uma chave estrangeira que referencia uma chave candidata de outra tabela.

    Diegueira Carvalho

  • Em um banco de dados relacional, a chave estrangeira que existe em uma tabela deve ser chave primária em outra tabela.

    C

    XANDÃO FOREVER

  • Errado, Uma chave estrangeira é um campo, que aponta para a chave primária de outra tabela ou da mesma tabela. Mas não necessariamente sendo chave primária.

  • Uma característica da chave estrangeira é que ela deve pertencer ao mesmo domínio da chave primária à qual ela faz referência.

  • O RELACIONAMENTO é entre tabelas do MESMO BANCO, podendo a chave, ser PRIMÁRIA ou CANDIDATA da outra tabela. (O erro em afirmar Bancos distintos e, necessariamente a chave ser primária).

  • Aaargh, mané bancos distintos!
  • Mesmo banco em tabelas distintas

  • O erro da questão é que ele fala de banco de dados distintintos.. pra comunicação de banco de dados distintos é necessário utilizar outras formas, como por exemplo um web service...

    Veja que essa questão afirma de forma taxativa que uma chave estrangeira necessariamente se liga a uma chave primária, o que a torna falsa. O único requisito relativo a uma chave estrangeira é que ela deve identificar de forma unívoca um registro na tabela referenciada. Assim, uma chave estrangeira pode fazer referência a qualquer uma das chaves candidatas da tabela referenciada, não existindo a necessidade dessa ser a chave primária.

  • ERRADO

    Chave Estrangeira: (FK - Foreign Key) é a chave formada através de um relacionamento com a chave primária de outra tabela. Define um relacionamento entre as tabelas e pode ocorrer repetidas vezes. Caso a chave primária seja composta na origem, a chave estrangeira também o será.

  • Erros da questão :

    1) FK devem pertecer ao mesmo banco de dados.

    2) Fk não precisa ser uma PK necessariamente.

  • Hoje não!

  • Opa! A chave estrangeira realmente é o campo que estabelece o relacionamento entre duas tabelas, no entanto essas tabelas devem pertencer ao mesmo banco. Além disso, uma chave estrangeira não é obrigatoriamente chave primária de outra tabela do mesmo banco, visto que é possível ter uma chave estrangeira que referencia uma chave candidata de outra tabela.

    ESTRATÉGIA CONCURSOS

  • A questão apresenta dois erros:

    1. A chave estrangeira estabelece o relacionamento entre duas tabelas no mesmo banco de dados.
    2. O termo 'necessariamente' restringiu que uma chave estrangeira seja ligada somente a uma chave primária. Entretanto, a chave estrangeira pode ser tanto a chave primária quanto a chave candidata da outra tabela.

    RESUMO: CHAVE ESTRANGEIRA

    LIGAÇÃO LÓGICA entre DUAS TABELAS;

    NÃO NECESSARIAMENTE será a CHAVE PRIMÁRIA, PODE ser para a CHAVE CANDIDATA também;

    PODE SER para a MESMA TABELA (auto relacionamento).

  • Essa questão o CESPE considerou certo. Vamos entender. Vamos ver a definição: “Uma chave estrangeira é um atributo ou uma combinação de atributos em uma relação, e seu atributo pode ser chave candidata em outra tabela”. Usualmente o projetista utiliza como chave estrangeira a chave primária da tabela referenciada. Inclusive o HEUSER, DATE e o NAVATHE quando falam de Chave estrangeira (FOREIGN KEY - FK ou CHe) falam de forma genérica, pois tratam do conceito de integridade referencial (garante que a chave estrangeira, de um relacionamento, só existirá se houver um valor de referência na tabela referenciada). Houser diz: “Uma chave estrangeira é uma coluna ou uma combinação de colunas, cujos valores aparecem necessariamente na chave primária de uma tabela.” Porém isso não é obrigatório. Pois podemos garantir a integridade referencial utilizando qualquer chave dentre as chaves candidatas, inclusive o CESPE já cobrou esse entendimento. Em relação ao “duas tabelas de bancos distintos” uma tabela pode se relacionar com uma outra tabela que está em outro banco de dados (banco de dados distribuído). Certo

    Hachid Targino

  • chave estrangeira (foreign key) é o campo que estabelece o relacionamento

    entre duas tabelas de bancos distintos (do mesmo banco), sendo

    necessariamente chave primária (chave candidata) na tabela de um dos bancos.

    Primeiramente, é importante destacar que a chave estrangeira relaciona duas

    tabelas de um mesmo banco de dados. A chave estrangeira é um atributo ou

    conjunto de atributos que referenciam outra tabela.

    Em segundo lugar, como a chave primária é uma escolha (mais ou menos

    arbitrária) dentre as chaves candidatas, basta que a chave estrangeira

    referencie uma chave candidata de outra tabela e não necessariamente uma

    chave primária. No entanto, para o CESPE, somente esse segundo erro não

    basta, pois em várias questões ele considera como correta que uma chave

    estrangeira DEVE referenciar uma chave primária.

    Gabarito: Errado.

  • Um outro erro da questão: a chave estrangeira não é necessariamente chave primária na tabela de um dos bancos. Ela pode ser, por exemplo, uma chave candidata!

  • eu acho que já errei essa questão umas 10 vezes

  • Chave estrangeira, tambem chamada de Atributo Relacional, uma vez que é o atributo ultilizado no modelo lógico para estabelecer Relacionamento, lembrando que a FK TEM SEU VALOR determinado pela chave parente.

  • Existem dois erros a afirmação proposta pelo avaliador:

    1) Não há como referenciar tabelas de bancos distintos.

    2) Não necessariamente a chave estrangeira precisa ser uma chave primária em outra tabela.

  • Gabarito errado.

    chave estrangeira é quando uma tabela possui relação com uma outra tabela, o relacionamento ocorre pela chave primária ou candidata da tabela a qual se relaciona, por isso é chamado de chave estrangeira.

    A assertiva peca em dizer que necessariamente a chave estrangeira está ligada a uma chave primária.

  • ERROS DA QUESTÃO: A chave estrangeira (foreign key) é o campo que estabelece o relacionamento entre duas tabelas de bancos distintos, sendo necessariamente chave primária na tabela de um dos bancos.

    Gabarito: ERRADO.

    O que significa Chaves?

    R. São elementos das tabelas que evitam redundância e garantem consistência e integridade dos dados.

    Qual a definição de chave primária?

    1. A chave primária, ou Primary key (PK) é o identificador único de um registro na tabela. Pode ser constituída de um campo (chave simples) ou pela combinação de dois ou mais campos (chave composta), de tal maneira que não existam dois registros com o mesmo valor de chave primária;

    2. é o conjunto de um ou mais atributos para identificar uma tupla de uma entidade;

    3. é utilizado para identificar de forma única cada linha numa tabela;

    4. tanto chaves primárias quanto chaves estrangeiras, são atributos que identificam uma entidade;

    5. para o cebraspe, a chave composta é considerada uma chave primária.

    Qual definição de chave estrangeira?

    1. Chave estrangeira, ou Foreign Key (FK), ou ainda chave externa é a chave que permite a referência a registros oriundos de outras tabelas. Ou seja, é o campo ou conjunto de campos que compõem a chave primária de uma outra tabela. ... Uma chave estrangeira é a representação de um relacionamento entre tabela;

    2. é aquela que permite a ligação lógica entre duas tabelas;

    3. chave estrangeira de uma tabela se liga logicamente à chave primária de outra tabela.

    Bons Estudos!