SóProvas


ID
2522620
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

No planejamento de uma obra, a apuração do caminho crítico é realizada a partir de uma sequência de atividades. Acerca do método do caminho crítico (CPM, em inglês), julgue o item subsecutivo.


As atividades de uma sequência podem sofrer alteração de duração sem que isso modifique a duração total de um projeto.

Alternativas
Comentários
  • Questão ambígua.

    O método do caminho crítico (CPM) encontra vários caminhos, dentre eles o crítico. Caso a atividade que sofra a alteração do tempo faça parte do caminho crítico, haverá modificação da duração total do projeto; caso contrário, não haverá alteração.

     

    O gabarito estaria correto se o enunciado deixasse claro que se trata do caminho crítico. Ele inicia falando sobre o caminho crítico, depois desanda a falar do método como um todo. Por isso, na minha opinião, ficou marcada uma ambiguidade passivel de recurso.

  • GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

    É bem provável, no entanto, que seja retificado no gabarito definitivo. Quiça anulado, visto que a presente banca tem a peculiar preferência por anular questão de engenharia cujo gabarito preliminar é discordante do conhecimento assentado em vez de simplesmente retificá-lo. Razões da retificação abaixo:

     

    @BULLDOG ESTUDANTE 28 de Setembro de 2017, às 19h14

    também há possibilidade de não modificação da duração total mesmo se as atividades afetadas forem do CP, bastando que a soma das alterações seja nula (total de dias adiados pela modificação das tarefas que adiaram o CP = dias antecipados pela modificação das tarefas que anteciparam o CP), de forma que é verdadeira a assertiva de que "As atividades de uma sequência podem sofrer alteração de duração sem que isso modifique a duração total de um projeto", sejam tais atividades alteradas do caminho crítico ou não, opondo-se ao gabarito preliminar sorteado na presente questão como ERRADO.

     

    ________________________

    adendo: a maldi.. ahn, prezada banca permaneceu com o babaqui..., ahn, gabarito como definitivo. 

  • Na minha interpretação da questão fiz uma análise do tempo que trabalhei com planejamento. 

    As atividades de uma sequência podem sofrer alteração de duração? Sim, podem, caso os prazos não sejam atendidos, essa atividade pode e vai sofrer um lapso na sua duração. O que entedi foi: Se essa atividade se tornar parte ou até mesmo o caminho crítico, ela vai sim alterar a duração total do projeto, casos assim ocorriam quando trabalhava no Primavera P6. Onde uma atividade não relacionada ao caminho crítico, estendia a sua duração até se tornar o próprio caminho crítico. 

    Meu ponto de vista.

    Marquei como Errada. 

  • Marquei CERTO. E continuo dizendo que é CERTO. 

    Vou acompanhar os comentários.

  • Creio que o Cespe se referia apenas a atividades do caminho crítico; sendo o item errado, já que nele as atividades estão amarradas e modificariam o tempo total do projeto. Quando o enunciado disse "acerca do caminho crítico..." acho que restringiu
  • Questãozinha maldosa. 

  • 'ACERCA DO  método do CAMINHO CRÍTICO, JULGUE O ITEM SUBSECUTIVO":

    NÃO HÁ MARGEM PRA QUE  ENTENDA SE TRATAR DE QUALQUER CAMINHO SENÃO O CRÍTICO. GABARITO: ERRADO.

  • Colega, acho que vc leu com pressa...

    O enunciado diz " Acerca do método do caminho crítico", que é substancialmente diferente de "ACERCA DO CAMINHO CRÍTICO".  Se assim estivesse colocado, certamente a questão não deixaria margem para dúvida.

  • Tive o mesmo entendimento de BULLDOG ESTUDANTE.

  • Quando o assunto é PERT-CPM, o CESPE constuma fazer essas questões ambíguas. 

  • Inicialmente tive o mesmo entendimento da maioria, entendendo que a modificação de um caminho qualquer não aumenta o prazo para entrega da obra, consequentemente, marquei CERTO.

    Entretanto, lendo o que nosso amigo Andriel Sousa escreveu, cheguei a conclusão de que o entendimento da banca foi: se aumentar indefinidamente uma atividade que não era crítica, ela pode sim se tornar crítica e, portanto, prolongar o prazo de entrega.

    Achei a questão dúbia, porém o gabarito tem uma certa coerência.

    Abraços e bons estudos.

  • Há alguns equivocos quanto a acertativa. No que diz respeito do caminho crítico não há dúvidas quanto ao método e sim quando a questão diz: As atividades de uma sequência podem sofrer alteração..., que pode ser qualquer outra sequencia que não seja necessariamente a do caminho crítico. Dai a duplicidade de sentido. Questão passivel de anulação. Marquei e marco CERTO, pois ha caminhos com folga, com certeza.

  • Pode-se alterar mais de uma atividade, ainda que essas pertençam ao caminho crítico. Se for reequilibrado de forma a compesar ganhos e perdas de semanas, pode-se ter a mesma duração de projeto. 

     

    Exemplo: Considere o caminho crítico com as respectivas durações: A(3) -> B(4) -> C(3) -> D(2) = TEMPO TOTAL DE 12 SEMANAS 

    Alterando as durações: A(2) -> B(5) -> C(2) -> D(3) = = TEMPO TOTAL DE 12 SEMANAS. 

     

    Logo, posso manter a duração mesmo alterando o prazo de algumas atividades. GABARITO CERTO

  • josé filho, o caput da questao fala "acerca do metodo do caminho crítico"

  • Questão correta, de vez em quando o Cespe é orgulhoso demais...

  • Quem acertou, acertou no chute. Uma atividade que não esteja no caminho crítico pode sim sofrer alteração de duração sem que modifique a duração total do projeto. 

  • Em 18/08/2018, às 21:20:49, você respondeu a opção C.Errada!

    Em 18/06/2018, às 16:03:41, você respondeu a opção C.Errada!

    No dia que eu começar a marcar essa questão como certa errarei outras tantas questões.

  • Gabarito: CERTO!!

    Dispensa comentários, os colegas já disseram tudo... 

     

    "Não pare até se orgulhar".

  • 78 – As atividades de uma sequência podem sofrer alteração de duração sem que isso modifique a duração total de um projeto.

    GABARITO PRELIMINAR: ERRADA

    COMENTÁRIO: O gabarito preliminar estaria correta caso a questão afirmasse que a sequência de atividades fosse integrante do caminho crítico, pois, aí sim, a alteração de duração de alguma atividade alteraria a duração do projeto. Contudo, a questão não especifica que a sequência de atividades faz parte do caminho crítico. Com isso, propõe-se a anulação desta questão.


    Prof: Marcus Campiteli

  • UMA QUESTÃO ESPATAFUDIA DESSAS É QUE VARIAS VEZES NOS TIRA A VONTADE DE ESTUDAR.....(ABSURDO)..

  • Questão ambígua! Atividades que não compõem o caminho crítico podem ser alteradas sem ocasionar atraso.

  • Questão péssima. Ele enuncia: acerca do Método Caminho crítico (CPM)....

    Claro que no Método CPM podem haver atividades de uma sequência que a alteração da duração não altera o prazo da obra. Claramente não ficou restrita a possibilidade desta sequência ser o caminho crítico do cronograma.

    QUESTÃO EXTREMAMENTE PASSÍVEL DE INTERPOSIÇÃO DE RECURSO!

  • com o metodo do caminho critico o que teremos?

    R: o caminho critico

    ou se aguem utiliza o metodo do caminho critico para outra coisa, ai eu nao sei

  • CERTO.

    "As atividades de uma sequência podem sofrer alteração de duração sem que isso modifique a duração total de um projeto."

    Uma sequencia...pode ser qualquer sequencia.

    Além do mais, o "método do caminho crítico" se refere ao método PERT/CPM como um todo.

  • Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre o planejamento e controle de obras, especificamente sobre o Método do Caminho Critico e o diagrama de redes PERT.


    Primeiramente faz-se importante conceituar que o Método do Caminho Crítico, tradução do inglês de "Critical Path Method" (CPM), trata-se de um método aplicado em conjunto com o diagrama de redes PERT (Program Evaluation and Review Technique) para gerir projetos longos. Detalhadamente, tais métodos organizam as tarefas de projeto em um esquema visual, determinando serviços dependentes e facilitando a visualização das sequências de serviço.


    Nesse contexto, dois conceitos muito importantes são o de "caminho crítico" e "folga". O caminho crítico consiste na sequência de atividade cuja duração seja a mais longa todo projeto, representando a menor duração possível de todo o projeto, visto que outras sequências de atividades com duração menor podem ser realizadas paralelamente. Por sua vez, a folga é associada a uma atividade não crítica (que não pertence ao caminho crítico) e consiste no tempo que a mesma pode atrasar sem comprometer a duração prevista do projeto, ou seja, sem atrasá-lo.


    A questão apresenta um enunciado confuso. Admitindo que a sequência a que o enunciado se refere pertence ao caminho crítico, a folga de tais atividades será igual a zero e, portanto, qualquer atraso no conjunto de atividades que constitui o caminho crítico acarreta no atraso do projeto como um todo. Portanto, a assertiva do enunciado está errada.


    Gabarito do professor: ERRADO.


    Por sua vez, caso a questão esteja se referindo à uma sequência que não faz parte do caminho crítico, ela pode ter um aumento na duração de suas atividades sem causar atraso da obra, isto é, ela possui alguma folga.

  • E se o projeto tiver dois caminhos críticos eu posso modificar a duração de um, reduzindo prazos, e deixa o outro intacto. Assim não alterando a duração total do projeto....

  • Se eu adiantar uma atividade em 2 dias e atrasar outra em 2 dias, o caminho crítico permanecerá inalterado.

  • Passível de anulação, sem dúvida.

    "As atividades de uma sequência podem sofrer alteração de duração sem que isso modifique a duração total de um projeto."

    Alteração de duração pode representar atraso ou adiantamento de uma etapa/serviço.

    O enunciado pecou bastante.

    Se em atividades do C.C. houver, por exemplo, uma etapa que adiante um dia e outra que atrase um dia, (-1+1=0), não alteraria nada.

    Tá parecendo aquele discurso, "ninguém vai ganhar nem perder, todo mundo vai ganhar e todo mundo vai perder".

    Cebraspe danadinho!