-
Samuel, o esgoto doméstico BRUTO é constituído por 99,90% de água. Em muitas literaturas é tratado o esgoto como sendo “água residuaria”. A parcela de contaminante presente é muito baixa, e em geral nas lagoas facultativas já está com uma taxa de remoção bem elevada
-
produzir aguá ?
-
Processo de oxidação:
CH2O + O2 = H2O + CO2
Matéria organica + oxigenio dissolvido = água + gás carbonico
-
Sim Antônio Júnior! Por incrível que pareça, produz sim!
-
Produzir nutrientes?
-
~> As lagoas de estabilização facultativas pertencem ao tratamento secundário. Nelas ocorrem, simultaneamente, processos aeróbicos e anaeróbicos.
-> Lagoa de estabilização facultativa deve prover condições para a proliferação das bactérias aeróbicas na parte superior.
~> O equilíbrio entre consumo e produção de oxigênio e gás carbônico ocorre da seguinte maneira:
As bactérias aeróbicas consomem oxigênio e degradam a matéria orgânica disponível na água.
-> Geram como subprodutos: água, gás carbônico e nutrientes.
As algas consomem nutrientes e gás carbônico por meio de luz solar e fotossíntese.
-> Geram como subproduto: oxigênio necessário às bactérias.
-
CORRETO
Q698388 Em lagoas facultativas, observa-se o seguinte processo: as bactérias aeróbias consomem o oxigênio livre da água, do que resultam, como subproduto, água, gás carbônico e nutriente; as algas consomem o gás carbônico e o nutriente, liberando oxigênio. CORRETO
-
Gabarito: CERTO
Lagoas facultativas primárias, são aquelas que recebem esgoto bruto, após o tratamento preliminar, na qual o processo de tratamento se dá apenas por fenômenos naturais, através da estabilização da matéria orgânica por microrganismos.
As bactérias aeróbias realizam a decomposição da matéria orgânica próxima a superfície, onde a obtenção de oxigênio é mais fácil, pela presença, principalmente, de algas que liberam oxigênio no processo da fotossíntese. As bactérias que vivem nas lagoas utilizam o oxigênio produzido pelas algas para oxidar a matéria orgânica. Um dos produtos finais desse processo é o gás carbônico, que é utilizado pelas algas na sua fotossíntese.
Este tipo de tratamento é ideal para comunidades pequenas.
-
Produzir agua? não apenas tratar.
-
Ocorre na respiração aeróbica uma quebra da molécula de glicose, que é obtida na fotossíntese.
(Fotossíntese das ALGAS, que crescem naturalmente em águas com grandes quantidades de nutrientes e energia solar)
Várias enzimas e coenzimas fazem parte das reações, atuando em oxidações das moléculas da glicose. Essa sucessão de intervenções produzem o gás carbônico, água, além das moléculas de ATP, que fazem o carregamento da energia.
C6H12O6 + 6 O2 ⇒ 6 CO2 + 6 H2O + Energia
__________________________________________________________________________________________________________
Processos Secundários: Depende de casa situação a escolha do processo mais indicado.
Lodos Ativados
Processo Biológico
Lagoa de Decantação
Lagoa Facultativa
Lagoa Anaeróbica
-
Pessoal, as chamadas lagoas de estabilização são grandes bacias rasas com diques de terra nas quais o esgoto bruto é tratado por processos completamente naturais que envolvem algas e bactérias. Existem três tipos principais de lagoas de estabilização: anaeróbias, facultativas e lagoas de maturação.
O processo de lagoas de estabilização facultativas é o mais simples. Elas recebem esgoto bruto, após o tratamento preliminar, na qual o processo de tratamento se dá apenas por fenômenos naturais, através da estabilização da matéria orgânica por microrganismos.
Ao longo de todo o percurso, parte da matéria orgânica em suspensão tende a sedimentar, vindo a constituir o lodo de fundo, que sofre o processo de decomposição por microrganismos anaeróbios. A matéria orgânica dissolvida, juntamente com a matéria orgânica em suspensão de pequenas dimensões, não sedimenta, permanecendo dispersa na massa líquida. A sua decomposição se dá através de bactérias facultativas (microrganismos que têm a capacidade de sobreviver tanto na presença quanto na ausência de oxigênio livre).
Essas bactérias utilizam-se da matéria orgânica como fonte de energia, alcançada através da respiração. Na respiração aeróbia, há a necessidade da presença de oxigênio (sendo a superfície da lagoa o local de mais fácil obtenção desse oxigênio), o qual é suprido ao meio pela fotossíntese realizada pelas algas. Há, assim, um perfeito equilíbrio entre o consumo e a produção de oxigênio e gás carbônico.
Por este motivo, a manutenção das condições propícias (energia solar para fotossíntese das algas, por exemplo) à proliferação de bactérias aeróbias na parte superior da lagoa é indispensável para o êxito do processo. Portanto, o item a ser julgado está correto.
Resposta: Certo
-
Questão correta.
O fato é que pra acertar a questão deve-se saber que bactéria aeróbia na superfície produz água, além do gás carbônico e os "nutrientes".
-
As lagoas de estabilização são componentes do tratamento secundário do sistema de tratamento de esgoto com o principal objetivo de degradação da matéria orgânica.
Basicamente, existem 3 tipos de lagoas:
Lagoa aerada: esta lagoa apresenta um sistema de aeração artificial que fornece oxigênio para a atividade de decomposição da matéria orgânica das bactérias aeróbicas.
Lagoa facultativa: nesta lagoa há a presença de 3 zonas:
- Zona aeróbia(mais superficial): degradação da matéria orgânica feita por bactérias na presença de oxigênio que é disponibilizado pelas algas.
- Zona facultativa (intermediária): coexistem bactérias aeróbicas e anaeróbicas nessa faixa da lagoa.
- Zona anaeróbia (mais profunda): degradação da matéria orgânica feita por bactérias aneróbicas que sobrevivem na ausência de oxigênio.
Lagoa anaeróbia: lagoas mais profundas com pouca incidência de luz solar em que a degradação da matéria orgânica é feita apenas por bactérias anaeróbicas.
Voltando ao comando da questão, vimos anteriormente que a oxigenação da camada mais superficial, nas lagoas facultativas, é feita por meio da ação direta de algas. As bactérias aeróbias não promovem a oxigenação e sim o consumo do oxigênio. Lembre-se que os produtos da respiração aeróbica são: o gás carbônico, água e nutrientes.
Além disso, o projeto e as operações em lagoas facultativas devem criar um ambiente propício para a proliferação das bactérias aeróbias na parte superior como:
- Disponibilidade de luz solar adequada para a fotossíntese.
- Limitar a carga orgânica que será tratada na lagoa que não pode ser muito alta, pois ela reduz a níveis baixíssimos a disponibilidade de oxigênio, causando a mortandade das bactérias e a proliferação de algas (eutrofização).
Gabarito do Professor: CERTO.
FONTE:
VON, Sperling, Marcos. Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgoto: Editora UFMG, 2014.