- 
                                o terminal retroportuário (também conhecido como retroporto e retroárea de um porto), é uma área adjacente a um terminal portuário com a intenção de suprir suas necessidades de área de armazenagem do porto, além de ter a capacidade de efetuar desembaraço aduaneiro - o tal terminal retroportuário alfandegado.   
- 
                                Retroporto ou retroárea de um porto: é uma área adjacente ao porto organizado destinada a suprir as deficiências de área de armazenagem do porto. É utilizada muitas vezes até para desembaraço aduaneiro.   (...) No arranjo e projeto de instalações fixas, bem como na escolha do equipamento, deve-se privilegiar, tanto quanto possível, a utilização com múltiplas finalidades, com exceção de instalações nitidamente especializadas. Os sistemas de movimentação de carga e as instalações de armazenamento devem ser projetados com maior flexibilidade possível, ressalvadas as situações de terminais nitidamente especializados.   Fontes: http://web.antaq.gov.br/Portal/Anuarios/Portuario2009/termos.htm ALFREDINI, Paolo. ARASAKI, Emilia. Engenharia Portuária - A Técnica Aliada ao Enfoque Logístico. 1ªed. Blucher:2014.     
- 
                                Vamos separar essa questão em duas partes:   "Tanto nos portos naturais quanto nos artificiais, as áreas de retroporto são áreas terrestres próprias para a movimentação de cargas e passageiros"  Correta. A definição de um retroporto pode ser encontrada, inclusive, no site da Antaq:   "Retroporto ou retroárea de um porto, é uma área adjacente ao porto organizado destinada a suprir as deficiências de área de armazenagem do porto. É utilizada muitas vezes até para desembaraço aduaneiro."  http://web.antaq.g...     "Os sistemas de movimentação de cargas e as instalações de armazenagem devem ser projetados com a maior flexibilidade possível, ressalvadas as situações de terminais nitidamente especializados."  Correta. Essa mesma informação consta no livro Engenharia Portuária:   (...) No arranjo e projeto de instalações fixas, bem como na escolha do equipamento, deve-se privilegiar, tanto quanto possível, a utilização com múltiplas finalidades, com exceção de instalações nitidamente especializadas. Os sistemas de movimentação de carga e as instalações de armazenamento devem ser projetados com maior flexibilidade possível, ressalvadas as situações de terminais nitidamente especializados."  
 
   Como podemos ver, o enunciado está correto em suas duas afirmações.   
 
 
- 
                                Só pra vocês, assim como eu, que vivem confundindo Retroporto com Anteporto (área de fundeio): Anteporto (área de fundeio): Onde os navios lançam suas âncoras (não necessariamente, só para explicação) para aguardarem e ficarem parado Retroporto: Local de armazenagem e movimentação de cargas   Eu tentei gravar pela seguinte ANALOGIA, não necessariamente se refere aos papéis dos elementos. O navio chega do oceano e ANTEs de chegar realmente no local real do porto, fica esperando sua vez (ANTEporto). Avança e deixa sua carga no porto propriamente dito, por fim, como o porto precisa de um local para armazenar que não seja onde os guindastes trabalham, ele leva sua cara para outro local, o retroporto, e deixam as cargas lá. É isso, espero ter ajudado Abraço, bons estudos.