SóProvas


ID
2522848
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A frequência com a qual um processador trabalha é conhecida como clock interno, mas os processadores também contam com um clock externo. Em função de limitações físicas, os processadores não podem se comunicar com o chipset e com o controlador da memória, que pode estar na ponte norte (northbridge) do chipset, utilizando a mesma velocidade do clock interno. Assim, quando esta comunicação é feita, este clock externo, de frequência mais baixa, entra em ação. Para obter o clock interno, o processador faz uso de um cálculo que envolve a multiplicação pelo valor do clock externo. Por exemplo, se o fabricante de um determinado processador indica que este chip trabalha com frequência de 1,6 GHz (ou seja, tem clock interno de 1,6 GHz), seu clock externo é multiplicado por 16.

                                                            (Adaptado de:  https://www.infowester.com/processadores.php)


A denominação do clock externo e o valor do clock externo do exemplo são, correta e respectivamente, 

Alternativas
Comentários
  • resposta: B

     

    mas acho que o enunciado está errado: 

     

    "Para obter o clock interno, o processador faz uso de um cálculo que envolve a multiplicação pelo valor do clock externo"

     

    depois fala:

     

    "seu clock externo é multiplicado por 16."

     

    No caso, para achar o clock externo teria que dividi-lo por 16.

    1,6GHz = 1600MHz     1600/16 = 100MHz

     

    ja na primeira pergunta confesso que não entendi muito o que queria, mas como no enunciado ele fala de ponte norte, memoria, processadores, deduzir que seria o FBS, uma vez que ele é o  responsável pela comunicação e transferência de dados entre a CPU e a Ponte Norte da placa-mãe.

     

     

     

     

  • Letra B

    Jubileu, embora o enunciado pareça um pouco confuso, ele não está errado.

     

    Note que ele deixa claro que a frequência do clock interno é mais alta que a frequência do clock externo... "quando esta comunicação é feita, este clock externo, de frequência mais baixa, entra em ação."


    Aí vem a pergunta: "Para obter o clock interno... seu clock externo é multiplicado por 16."


    Ele cita a frequência do clock interno: 1,6 GHz.
    Quanto que multiplicado por 16 alcançamos esse valor acima? 100MHz x 16 = 1600MHz = 1,6 GHz

     

    Agora a questão menciona: "...em função de limitações físicas, os processadores não podem se comunicar com o chipset e com o controlador da memória, que pode estar na ponte norte (northbridge) do chipset".
    Dessa maneira, vc precisa identificar quem faz essa comunicação e transferência de dados entre a CPU e a North Bridge da placa-mãe.
    -> FSB.

     

    FSB é a sigla para Front Side Bus, que significa barramento frontal, o responsável pela comunicação e transferência de dados entre a CPU e a North Bridge da placa-mãe. Refere-se basicamente ao caminho de comunicação do processador com o chipset da placa-mãe, sendo que geralmente é utilizado quando existe menção ao clock externo do processador.
    https://canaltech.com.br/produtos/O-que-e-FSB/

     

  • Questão confusa da gota. Induz ao erro. Letra B. 16 x 100MHz Clock Externo = 1600MHz = 1,6GHz de clock interno.