SóProvas


ID
2523253
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Considere, por hipótese, que um funcionário da Defensoria Pública da cidade de Porto Alegre estava na Defensoria da cidade de Soledade e ocorreu um incidente em seu notebook corporativo. Imediatamente ele abriu um chamado na Central de Serviço − CS que atende toda a Defensoria. Mais tarde ele retornou à sede da Defensoria em Porto Alegre e foi verificar se os técnicos locais ainda estavam lá. Como passava das 19 horas, a CS não estava mais operacional e os técnicos já tinham ido embora. O funcionário teve que continuar com seu notebook sem assistência, pois somente no dia seguinte poderia ser atendido.


De acordo com a ITIL v3 edição 2011, neste caso, a CS da Defensoria é do tipo

Alternativas
Comentários
  • Central de serviço centralizada:

    É aquela que presta serviços a mais de uma localidade, como filiais diferentes, a partir de uma única Central.

    Tende a ser mais eficiente pois lida com um volume maior de solicitações e incidentes e pode adquirir maiores conhecimentos através da centralização do Sistema  de Gerenciamento de Conhecimento dos Serviços de TI.

    É necessário manter uma equipe disponível, pois pode ser necessário o atendimento físico para o usuário.

     

    Fonte: 

    Fundamentos do Gerenciamento de Serviços de TI 2ª edição - Marcos André dos Santos Freitas

     

  • Tipos de Centrais de Serviço:

     

    Central de Serviço – Local

    A estrutura local funciona mais perto do usuário final. A presença local facilita a comunicação. Pode custar mais caro quando há um volume de atendimento muito pequeno em cada local.

     

    Central de Serviço – Centralizada

    O pessoal de suporte fica centralizado em um local ou mais locais. Pode ser mais econômica quando existem poucas pessoas na equipe de um volume maior de chamadas. Exigirá que o pessoal conheça um número maior de serviços e que entenda a necessidade de diversos clientes.

     

    Central de Serviços – Siga o Sol (Follow the Sun)

    Empresas que possuem locais de atendimento espalhados pelo globo podem fornecer suporte 24h por dia através de uma Central de Serviço Siga o Sol.

     

    Central de Serviço Virtual. É uma Central que por meio da tecnologia tem o seu sistema centralizado, mas várias equipes distribuídas em diferentes regiões geográficas. Uma especialização deste tipo de estrutura é conhecida como Central de Serviço Follow the Sun.

     

     

  • "CS que atende toda a Defensoria. " -> uma central só para toda a Defensoria. O que tira a dúvida entre local e centralizada.

  • Em ITIL v3, Central de Serviços possui 4 tipos:

    a) Local - Atende a unidade de negócio local;

    b) Não existe;

    c) Follow the Sun - Combinação de centrais dispersas geograficamente, oferencendo suporte 24h a custo relativamente baixo;

    d) Centralizada - Atende todos em um único local;

    e) Não existe;

    Virtual - geograficamente distante.

  • Eu humildemente assumo que fiquei com dúvida entre os tipos LOCAL e CENTRALIZADA, portando fiz uma rápida pesquisa e encontrei uma boa e clara diferenciação de ambos:

     

    Central de Serviços Local


    Descrição :
    Denomina-se central de serviços local, aquela que presta serviços estritamente a uma localidade exclusiva. Quando esta estrutura de Central é utilizada, muitas vezes existem mais de uma central de serviços, ou seja: cada localidade de uma empresa é suportada por uma central.
     

    Vantagens :
    Uma boa oportunidade de utilizar a estrutura local, é para casos em que diferentes localidades dentro de uma empresa, usam de regras particulares.
    Ex: imaginemos que uma empresa possui sede em 7 estados brasileiros. Caso cada um destes estados mantenha uma central de serviços, existirá maior possibilidade de cada uma delas praticar regras próprias, seguindo determinadas particularidades do negócio local. Caso a empresa seja uma multinacional, haverá ainda maior chance de existirem regras diferenciadas, além de idiomas distintos.
     

    Desvantagens :
    Manter mais de uma central de serviços é custoso. Muitos recursos como: humanos, hardware e instalações são replicados. A redundância deve ser muito bem justificada, para que tenha um retorno positivo.

     

    Central de Serviços Centralizada

     

    Descrição :
    Neste modelo, existe apenas uma central de serviços para toda a empresa, independente do número de localidades físicas que ela atende.


    Vantagens :
    Existe um melhor aproveitamento dos recursos e redução de custos. Já que, nesta estrutura, uma central apenas existe, é mais fácil também implantar e controlar as regras e procedimentos de atendimento.


    Desvantagens :
    Caso seja utilizada em uma empresa em que as localidades exigem regras diferenciadas, a central deverá ter uma competência em gerir esta distinção de método, compreendendo e atendendo as regras de cada localidade.

     

    Fonte: https://www.portalgsti.com.br/2009/10/service-desk-local-ou-centralizado.html

     

    Go ahe@d!!!!

  • GABARITO D

    Central de Serviço Centralizada: tem como objetivo centralizar todas as solicitações de suporte em um único local. Este modelo gera a redução de custos operacionais, melhora o gerenciamento de serviços de TI e otimiza a utilização dos recursos.

    Central de Serviço Virtual: Com o avanço das tecnologias de telecomunicações é possível ter uma Central de Serviço sem nenhuma posição física próxima ao usuário. Com isto é possível ter uma Central de Serviço que funcione 24 horas por dia, atendendo a diversos clientes em locais distintos.

    Central de Serviço Local: criada para atender às necessidades locais de cada unidade de negócio. Este tipo de estrutura é escolhido quando há necessidades específicas para cada unidade de negócio, onde o atendimento é facilitado devido ao fato da equipe de suporte já estar implantada no local.

    FONTE: ITIL v3 - Cestari