SóProvas


ID
2523523
Banca
VUNESP
Órgão
COREN-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Duas amigas, ao resolverem uma mesma equação do segundo grau, chegaram a resultados diferentes. Juliana obteve 3 e – 4, enquanto Bárbara obteve 1 e 2. Ao consultarem a professora, descobriram que Juliana tinha utilizado um valor errado para o coeficiente do termo de primeiro grau, enquanto Bárbara usou um valor errado para o termo independente. A solução da equação, como foi proposta pela professora, tem como resultado duas raízes

Alternativas
Comentários
  • O produto das raízes dá o termo constante. Logo o termo constante correto é -12 (já que a Juliana achou as raízes 3 e -4 para sua equação). O coeficiente do termo do 1º grau é menos a soma das raízes. Logo o correto é 3 (já que a Bárbara achou raízes 1 e 2 para sua equação).

    então fica assim: x² +3x -12. A questão quer saber sobre as raízes, então joga logo o delta. delta= b² - 4ac

    delta= 3² - 4 x 1 x (-12)

    resultado são raízes irracionais.

  • o coeficiente de 1º grau seria negativo no meu ver : - 3x  , mas não mudaria no resultado, continuaria sendo irracional ! 

  • Lembrando que na realidade números complexos englobam todos os outros tipos. Por isso o certo seria o enunciado dizer: escolha o grupo mais específico em que se encontram as raízes.

  • Não entendi, porque se ambas utilizaram valores errados para chegar as raízes como é que se consegue fazer o caminho inverso corretamente? Pois tem que tirar o delta e no delta vai tanto o termo constante (c), quanto o termo de 1o grau (b), e elas sempre utilizaram um dos valores errados, ou seja, nem o delta estaria correto...

     

  • Alguem poderia me dizer se o X¹ + X² = termo do 1° grau e o X¹ * X² = termo independente

    me respondam por favor

  • falta comentário dos professores do QC!!

    Vamos pedir comentário!!!

  • Desenvolvendo a equação resolvida por cada uma das duas:

    Juliana:(x-3)*(x+4)= x2+x-12

    Bárbara:(x-1)*(x-2)+ x2-3x+2

    Sabendo que Juliana não errou o valor do termo independente, e que Bárbara não errou o valor do coeficiente do termo de primeiro grau, então, a equação proposta pela professora é:x2-3x-12

    Resolvendo a equação: Delta: b2-4.a.c Delta=9+48 Delta= raiz de 57 Ou seja, numero irracional pois dará n. com virgula

    Só observando a raiz do delta, pode-se perceber que as soluções da equação são números irracionais.

    Alternativa D.

    Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/8105125#readmore

  • Achando a equação correta, encontra-se o Delta= 57. Um número maior que zero e que não é um quadrado perfeito. Logo, teremos como Conjunto Solução duas raízes racionais. Vejam a parte da disciplina que fala sobre os estudos das raízes a partir do Delta.

    Bons estudos a todos! FOCO NO OBJETIVO SEMPRE!!!!

  • Respondendo a pergunta do nosso colega Paulo Machado, numa equação do 2° grau (X2-SX+P), o termo de 1° grau representa a soma das raízes desta equação (X1+X2) e o termo independente, o produto das raízes da mesma equação (X1*X2).

     

    Bons estudos a todos!!!

  • Penso que essa questão deveria ser anulada, pois todo número irracional é complexo.