SóProvas


ID
2523592
Banca
VUNESP
Órgão
COREN-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O Princípio da Oportunidade é base indispensável à integridade e à fidedignidade dos processos de reconhecimento, mensuração e evidenciação da informação contábil, dos atos e dos fatos que afetam ou possam afetar o patrimônio da entidade pública, observadas as Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao Setor Público, dessa forma, o Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    Resolução 750 CFC

    Art. 6º O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas. 

    Parágrafo único. A falta de integridade e tempestividade na produção e na divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda de sua relevância, por isso é necessário ponderar a relação entre a oportunidade e a confiabilidade da informação. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1282/10) 


    bons estudos

  • Oportunidade = Integridade + Tempestividade

  • Vamos analisar cada alternativa:

    A alternativa A) está certa, pois descreve corretamente o princípio da oportunidade.

     

    A alternativa B) está errada, pois descreve o princípio do registro pelo valor original.

    As demais alternativas C), D) e E) estão erradas, pois sequer descrevem princípios da contabilidade.

    Assim sendo, está correta a letra A).

    Gabarito: LETRA A

  • O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações integras e tempestivas.

    OBS: A falta de integridade e tempestividade na produção e divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda da sua relevância, por isso é necessário ponderar a relação entre a oportunidade e a confiabilidade da informação.

    O Princípio da Oportunidade é a base indispensável á integridade e á fidedignidade dos processos de reconhecimento, mensuração e evidenciação da informação contábil, dos atos e fatos que afetam ou possa afetar o patrimônio da entidade pública , observadas as Normas Brasileiras de Contabilidade aplicada no Setor Público.

  • Princípio da oportunidade: processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.