SóProvas


ID
2523652
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A curva de transformação auxilia na compreensão dos problemas econômicos. É correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • CERTA a) Quando em pleno emprego e para produzir um bem a mais, precisamos desistir de alguma quantidade de outro bem. 

     

     ERRADA b)A curva de transformação é DECRESCENTE, em razão de os recursos serem limitados. Para obter maior quantidade de um produto, a empresa necessita deixar de produzir alguma quantidade de outro. 

     

    ERRADA c) Os custos são decrescentes, à medida que mais se produz de um bem, porém com menos eficiência. 

     

    ERRADA d) Progressos tecnológicos levam a um deslocamento da curva para a DIREITA

     

    ERRADA e) Um ponto abaixo da curva significa a INEXISTÊNCIA de sacrifício para que se desista da produção de um bem em favor de outro. Ponto abaixo da curva significa existência de recurso ocioso.

     

    GABARITO: LETRA A 

  • Curva de transformação é o mesmo que curva de possibilidade de produção (CPP) ?

  • curva de transformação ou fronteira de possibilidades de produção (FPP) mostra a quantidade máxima possível de bens ou serviços que determinada economia pode produzir com os recursos e a tecnologia de que dispõe e dadas as quantidades de outros bens e serviços que também produz (MÓCHON, 2007, p.2 de ago de 2014

  • Sim Victor

  • a) Corretíssimo! Se há pleno emprego, há utilização de todos os fatores de produção. Não há máquinas e trabalhadores parados. Então, de fato, para produzir mais de um bem, precisamos abrir mão de parte da produção do outro. 

    b) É o contrário: ela é decrescente (tem inclinação negativa). Isso ocorre exatamente porque os recursos são escassos e, portanto, vale o que está descrito na alternativa anterior quando se está utilizando todos os recursos disponíveis. 

    c) Errado. São crescentes! E é isso que faz a CPP ser côncava: a hipótese de que os custos de oportunidade são crescentes.

    d) É o contrário: progresso tecnológico expande as capacidades de produção. Logo, o deslocamento da CPP é para a direita. 

    e) Não mesmo! Um ponto abaixo da curva não está sobre a fronteira de possibilidades, ou seja, a economia ali não está operando no seu limite. Neste ponto, não há taxa de sacrifício, já que há recursos ociosos que podem ser utilizados para elevar a produção de um bem sem reduzir a do outro.

    Resposta: A

  • Para resolver essa questão, precisamos conhecer o que é uma curva de transformação em economia, também conhecida como curva de possibilidades de produção.

    Q1108798 - Questões de Concursos | Qconcursos.com
    Essa curva demonstra a quantidade total que pode ser produzida por uma empresa ou pela economia de um país de forma geral, quando se está sobre a linha da curva. Pode-se produzir em A ou em B utilizando toda a capacidade produtiva disponível, no caso A se produz mais do bem Y e menos do bem X e no caso B se produz mais do bem X e menos do bem Y. O ponto D está aquém da capacidade disponível, embora ele seja possível de obter, não se estará fazendo uso de toda a capacidade produtiva. Já o ponto C está além da capacidade, sendo impossível atingi-lo no atual momento. Vamos para as alternativas:

    A) CORRETA: Estar em pleno emprego significa estar sobre a curva de transformação e, nesse caso, para se produzir mais de X, é necessário abrir mão da produção de Y e vice-versa
    B) ERRADA: De fato, os recursos são limitados e, por isso mesmo, a curva de transformação é decrescente como mostra a figura.
    C) ERRADA: Nada se tem a ver com custos diretamente, alternativa desconexa.
    D) ERRADA: Essa é interessante, pois progressos tecnológicos impactam sim a curva de transformação, porém, nesse caso, o deslocamento seria para a direita, ampliando a capacidade produtiva.
    E) ERRADA: Conforme a explicação, vimos que um ponto abaixo da curva mostra que se tem recursos produtivos ociosos, portanto não há sacrifício nenhum na produção de um bem em relação ao outro. Isso ocorre somente sobre a linha da curva.


    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A