-
Análise:
a) C. Veja que o sujeito é: 'cerca de metade dos postos de .trabalho existentes hoje'; núcleo do sujeito: 'metade'. Como o núcleo do sujeito está singular e no feminino, o verbo deve concordar com ele, devendo ser flexionado também no singular e feminino.
b) E. O termo que concorda com o verbo é 'trabalhos' (núcleo do sujeito). Como esse está no plural, o verbo deve também ser flexionado no plural.
c) E. Note que temos um sujeito elíptico: nós. E o predicativo do sujeito ('honesto') deve concordar com o sujeito, sendo flexionado no plural.
d) E. Quando temos numerais em expressões do tipo 'um quarto, dois quintos, ...' a concordância do verbo gira em torno do numeral. O verbo deve concordar com o termo 'um'.
e) E. Note que temos o verbo 'vão' indicando futuro e outro 'ficar'. Apenas o verbo auxiliar ('vão') deve ser flexionado no plural.
-
Resposta: A
O sujeito da oração na questão ''A'' possui uma expressão partitiva ( metade de ) seguida de um substantivo no plural ( dos pontos de trabalho ) que permite a concordância verbal tanto no plural quanto no singular.
ex.: A maioria dos estudantes concordaram/concordou em mudar a data da prova.
-
* Sujeito construído com expressão partitiva seguida de nome no plural - Verbo no singular ou no plural
- cerca de metade dos postos de trabalho existentes hoje nos EUA serão automatizados / será automatizada até 2033.
-
combinam no SINGULAR OU NO PLURAL
um bando de...
A maior parte de ...
A grande maioria de...
Errei por entender que a palavra AUTOMATIZADA não poderia se referir a POSTOS DE TRABALHO... já que trata-se de palavra a combinar com substantivo feminino... LOGO, quando deixamos no SINGULAR, a palavra AUTOMATIZADA combinou com a palavra METADE
Se eu estiver errado, por favor me corrijam.
-
GABARITO LETRA "A"
A) cerca de metade dos postos de trabalho existentes hoje nos EUA serão automatizados até 2033. (1° parágrafo) [será automatizada]
(a assertiva trata de uma Expressão Partitiva, na qual pode-se concordar o verbo tanto no singular quanto no plural).
Tenha fé em Deus.
-
A FCC adora cobrar expressão partitiva.
-
A explicação para a ocorrência do verbo no singular ou no plural nesses casos é a seguinte: quando o sujeito é formado por uma expressão partitiva (“a maior parte”, “mais da metade”) acompanhada de um especificador no plural (“dos colaboradores”, “dos funcionários”), o verbo pode ser conjugado das duas formas.
-
É notório que a letra A) nos remete ao caso de dupla concordância chamada PARTITIVA
"a maioria, a minoria, um pequeno número, a maior parte, grande parte, o resto de..."
Vejamos:
A maioria dos concurseiros trabalham. [CORRETO]
A maioria dos concurseiros trabalha. [CORRETO]
ATENÇÃO! CUIDADO!
A maioria da turma entendeu a disciplina. [CORRETO]
A maioria da turma entenderam a disciplina. [ERRADO]
GAB. A
-
suj.partitivo: sing/plural
-
Será automatizada está concordando com o núcleo do sujeito: "metade".
-
Mas gente, "CERCA da metade" não seria uma expressão que denota quantidade aproximada, não? Por favor se alguem puder esclarescer, agradeço!
-
"... cerca de metade dos postos de trabalho existentes hoje nos EUA serão / será automatizados (da) até 2033. (1° parágrafo) [será automatizada]"
Em espressões partitivas, aceita-se o plural, concordando com o substantivo, ou o singular, concordando com a expressão partitiva.
-
Coloquei a A, ok!
Mas a palavra "existentes" não deveria passar para o singular também?