SóProvas


ID
2523880
Banca
FCC
Órgão
ARTESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Equipamentos cada vez mais elaborados estão realizando mais e mais trabalhos que antes exigiam o cérebro humano e substituindo também a força física. Uma pesquisa recente da Universidade de Oxford, no Reino Unido, sugere que cerca de metade dos postos de trabalho existentes hoje nos EUA serão automatizados até 2033.

      Segundo as previsões do professor Richard Baldwin, economista do renomado Instituto Graduate, de Genebra, "alguns quartos de hotéis em Londres poderão ser limpos por pessoas conduzindo robôs diretamente do Quênia ou de Buenos Aires e de outros lugares por menos de um décimo do preço praticado na Europa". E ele tem uma visão simples sobre a reação política das pessoas a este cenário: "Elas vão ficar com raiva".

      Alguns políticos reconheceram que 2016 marcou o início dessa raiva. O problema é que, entre paredes e barreiras comerciais, eles têm poucas opções para lidar com o aumento da desigualdade. O ex-consultor de economia do vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, escreveu recentemente: “Para sermos honestos, precisamos admitir que nenhum dos lados – democratas ou republicanos – tem um plano robusto e convincente para recuperar os postos de trabalho em comunidades que perderam muito da base manufatureira”. A economista-chefe do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, defende o uso de políticas para impulsionar as pessoas a novas vagas de emprego. Mas, para isso, as vagas precisam existir. E nada garante que elas existirão.

(Adaptado de: MARDELL, Mark. 2017 marcará o início da era dos robôs?. Disponível em: www.bbc.com

Atendendo às regras de concordância padrão e respeitando o sentido do trecho, em linhas gerais, uma redação alternativa para a expressão destacada está entre colchetes em:

Alternativas
Comentários
  • Análise:

    a) C. Veja que o sujeito é: 'cerca de metade dos postos de .trabalho existentes hoje'; núcleo do sujeito: 'metade'. Como o núcleo do sujeito está singular e no feminino, o verbo deve concordar com ele, devendo ser flexionado também no singular e feminino.

    b) E. O termo que concorda com o verbo é 'trabalhos' (núcleo do sujeito). Como esse está no plural, o verbo deve também ser flexionado no plural.

    c) E. Note que temos um sujeito elíptico: nós. E o predicativo do sujeito ('honesto') deve concordar com o sujeito, sendo flexionado no plural.

    d) E. Quando temos numerais em expressões do tipo 'um quarto, dois quintos, ...'  a concordância do verbo gira em torno do numeral. O verbo deve concordar com o termo 'um'.

    e) E. Note que temos o verbo 'vão' indicando futuro e outro 'ficar'. Apenas o verbo auxiliar ('vão') deve ser flexionado no plural. 

  • Resposta: A 

    O sujeito da oração na questão ''A'' possui uma expressão partitiva ( metade de ) seguida de um substantivo no plural ( dos pontos de trabalho ) que permite a concordância verbal tanto no plural quanto no singular. 

    ex.:  A maioria dos estudantes concordaram/concordou em mudar a data da prova.

     

  • * Sujeito construído com expressão partitiva seguida de nome no plural - Verbo no singular ou no plural

    - cerca de metade dos postos de trabalho existentes hoje nos EUA serão automatizados / será automatizada até  2033.

  • combinam no SINGULAR OU NO PLURAL 

    um bando de...

    A maior parte de ...

    A grande maioria de...

     

     

    Errei por entender que a palavra AUTOMATIZADA não poderia se referir a POSTOS DE TRABALHO... já que trata-se de palavra a combinar com substantivo feminino... LOGO, quando deixamos no SINGULAR, a palavra AUTOMATIZADA combinou com a palavra METADE

     

    Se eu estiver errado, por favor me corrijam.

  • GABARITO LETRA "A"

     

    A) cerca de metade dos postos de trabalho existentes hoje nos EUA serão automatizados até 2033. (1°  parágrafo) [será automatizada] 

    (a assertiva trata de uma Expressão Partitiva, na qual pode-se concordar o verbo tanto no singular quanto no plural).

     

    Tenha fé em Deus.

     

  • A FCC adora cobrar expressão partitiva.

  • A explicação para a ocorrência do verbo no singular ou no plural nesses casos é a seguinte: quando o sujeito é formado por uma expressão partitiva (“a maior parte”, “mais da metade”)  acompanhada de um especificador no plural (“dos colaboradores”, “dos funcionários”), o verbo pode ser conjugado das duas formas.

  • É notório que a letra A) nos remete ao caso de dupla concordância chamada PARTITIVA

     

    "a maioria, a minoria, um pequeno número, a maior parte, grande parte, o resto de..."

     

    Vejamos:

    A maioria dos concurseiros trabalham. [CORRETO]

    A maioria dos concurseiros trabalha. [CORRETO]

     

    ATENÇÃO! CUIDADO! 

    A maioria da turma entendeu a disciplina. [CORRETO]

    A maioria da turma entenderam a disciplina. [ERRADO] 

     

    GAB. A

  • suj.partitivo: sing/plural

  • Será automatizada está concordando com o núcleo do sujeito: "metade".

  • Mas gente, "CERCA da metade" não seria uma expressão que denota quantidade aproximada, não? Por favor se alguem puder esclarescer, agradeço!

  • "... cerca de metade dos postos de trabalho existentes hoje nos EUA serão / será automatizados (da) até 2033. (1° parágrafo) [será automatizada]"


    Em espressões partitivas, aceita-se o plural, concordando com o substantivo, ou o singular, concordando com a expressão partitiva.

  • Coloquei a A, ok!

    Mas a palavra "existentes" não deveria passar para o singular também?