Compreender as vulnerabilidades sociais significa entender a mediação entre o acesso a direitos, rede de serviços e políticas públicas e a capacidade de sujeitos e grupos Priscila Semzezem e Jolinda de Moraes Alves SERV. SOC. REV., LONDRINA, V. 16, N.1, P. 143-166, JUL./DEZ. 2013 160 sociais de acessar esse conjunto de bens e serviços, de modo a exercer sua cidadania. Conforme Rizzotti (2009), a vulnerabilidade social está associada à insuficiência de uma rede de proteção que garanta às famílias o acesso aos direitos.
Vulnerabilidade social, abordagem territorial e proteção na política de assistência social
SERV. SOC. REV., LONDRINA, V. 16, N.1, P. 143-166, JUL./DEZ. 2013
gabarito C
Esse assunto pode ser encontrado nesse texto que aborda as redes que o sujeitos se inserem
Os muitos relacionamentos da família
Outro conceito que pode nos ajudar muito a avançar na construção de uma proposta inovadora de trabalho com famílias é o conceito de rede social da família de Lia Sanicola (1995). Para ela, essa rede “(...) é constituída por um conjunto de relações interpessoais a partir das quais a pessoa e/ou a família mantêm sua pró- pria identidade social”. Essa identidade social constitui-se a partir dos hábitos, costumes, crenças e valores característicos daquela rede. De sua rede social, a pessoa e/ou a família recebem sustento emocional, ajuda material, serviços e informações; e assim desenvolvem suas relações sociais. (MARICONDI; SOARES, 2010, p.75)
Disponível em: http://www.neca.org.br/wp-content/uploads/Livro4.pdf
fonte:Redes de proteção social / [coordenação da publicação Isa Maria F. R. Guará] . -- 1. ed. -- São Paulo : Associação Fazendo História : NECA - Associação dos Pesquisadores de Núcleos de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente, 2010. -- (Coleção Abrigos em Movimento