SóProvas


ID
2524393
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considere que um Analista esteja participando de um projeto que utiliza as melhores práticas da Extreme Programming − XP. No início de uma iteração a equipe de desenvolvimento, da qual o Analista fazia parte, convidou o cliente a escrever as funcionalidades que desejava no sistema em pequenos cartões chamados user stories. Depois disso, a equipe de desenvolvimento estimou o tempo e o custo de cada funcionalidade para o cliente. O cliente foi informado do tempo e custo, e foi solicitado a decidir a prioridade em que cada user story deveria ser desenvolvida.


Esta prática XP é conhecida como

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é a letra E.

     

    Jogo de Planejamento (Planning Game): O desenvolvimento é feito em iterações semanais. No início da semana, desenvolvedores e cliente reúnem-se para priorizar as funcionalidades. Essa reunião recebe o nome de Jogo do Planejamento e nelas já devem estar criadas antecipadamente pelos usuários as User Stories (história dos usuários). Nessa reunião, o cliente identifica prioridades e os desenvolvedores as estimam. O cliente é essencial neste processo e assim ele fica sabendo o que está acontecendo e o que vai acontecer no projeto. Como o escopo é reavaliado semanalmente, o projeto é regido por um contrato de escopo negociável, que difere significativamente das formas tradicionais de contratação de projetos de software. Ao final de cada semana, o cliente recebe novas funcionalidades, completamente testadas e prontas para serem postas em produção.

  • As únicas que deixariam dúvidas com uma descrição correta e com relação ao que esta descrito no enunciado, são as alternativas C e E.

    Mas a C se refere a Metáforas, que é uma técnica usada para descrever as funcionalidades e é apenas um dos processos citados no enunciado: o cliente escreve as funcionalidades que desejava no sistema em pequenos cartões chamados user stories.

    Já a E, é o resultado de todo esse processo de descrever as funcionalidades, estimar seu tempo/custo e priorizá-las.

  • Lembrar que o XP deixa na mão do cliente o que ele considera prioridade para ser desenvolvido, semelhante ao SCRUM. É dado prioridade tendo em vista também o que trará mais valor para o negócio, a decisão é de quem está pagando em outras palavras.

    É aquele lance, o requisito pode ser demorado e caro, mas traz um ROI muito bom, ele sobe na lista de prioridade, ou não, um requisito simples que traz um ROI considerável.