-
O gabarito é a letra E.
Há um erro na alternativa correta da questão, no meu entendimento. A replicação de tabelas deve proporcionar menor sobrecarga na atualização de réplicas, e não maior sobrecarga, como indica a alternativa.
-
Lucas Costa,
Não domino o assunto, mas pela lógica haverá sim maior sobrecarga na atualização, já que há mais de um servidor para atualizar.
-
Lucas, o que o Alan disse está correto. Como há mais de um servidor para ser atualizado, existe maior sobrecarga na atualização de réplicas.
-
LETRA E
Maior disponibilidade - Sempre haverá uma relação local disponível, não sendo necessário buscá-la em outro nó
Menor problema de concorrência - Como existem bases locais atualizadas, cada nó faz a requisição na sua base
Maior sobrecarga na atualização de réplicas - Se cada nó tem uma base local completa e os nós precisam estar atualizados, então cada atualização em um nó gerará atualização nos demais nós. Aumentando a sobrecarga de atualizações.
-
Os bancos de dados distribuídos apresentam maior disponibilidade, já que, se um nó fica indisponível, as transações que desejam acessar determinado dado podem se dirigir aos demais nós disponíveis. No entanto, há uma maior sobrecarga na ocorrência de atualizações de dados, já que as réplicas devem sincronizar para garantir que as várias cópias contêm o mesmo valor para um mesmo item de dados.
Com isso, já podemos responder que a alternativa correta é a letra E.
Em relação ao menor problema de concorrência, isso se dá porque temos vários pontos locais de acesso aos dados, não somente um. Assim, em teoria, haveira menor ocorrência de conflitos. No entanto, o gerenciamento de concorrência é bem mais complexo, já que deve se garantir que as várias transações distribuídas ocorram de forma consistente em relação a todos os nós. Considero essa parte da alternativa um pouco dúbia, mas essa é a única alternativa plausível.
Gabarito: E