SóProvas


ID
2525308
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI) e a internet tem oferecido importantes contribuições para as atividades logísticas. NÃO se refere a uma das suas prerrogativas:

Alternativas
Comentários
  •  

    Gabarito B.

     

    Existem informações nos dando conta de que 70% das entradas de dados do computador de uma empresa são originados pelas saídas de computadores de outras empresas e de que 25% do custo das transações derivam destas entradas.
    O uso do EDI tem como proposta automatizar estas transações comerciais e eliminar este grande número de papéis que são trocados entre empresas. Para que se consiga isto, é necessário conectar diretamente os computadores das empresas que transacionam entre si.
    Mas, esta não deve ser a principal motivação que empurra as empresas no sentido de implantar o EDI em seus negócios. A busca da competitividade empresarial deve ser esta referência. A agilidade e a produtividade são os dois pilares para que uma empresa consiga ser competitiva nestes tempo de economia globalizada e recessiva.
    O uso de sistemas informatizados suportando as aplicações comerciais das grandes empresas já é uma rotina. Ninguém em sã consciência colocaria em dúvida a importância vital da informática no dia-a-dia destas organizações. O desafio que hoje se coloca é o de como interconectar estes sistemas tendo em vista a heterogeneidade dos ambientes computacionais que os suportam, visto que, há tempos atrás, cada empresa optou por uma determinada plataforma de hardware e software, a maioria das quais não se "conversam" entre si.

  • EDI – Electronic Data Interchange – pode ser classificado como uma tecnologia de integração entre empresas que facilita e agiliza a transmissão eletrônica de dados, reduzindo a intervenção humana no processo, o que acaba eliminando as chances de erros causados por essa intervenção.

    Na prática, com o EDI os dados são compartilhados entre sistemas sem que haja a necessidade de fazer os inputs (inserção de informações) de forma manualmente, eliminando as possibilidades de erros de digitação e agilizando bastante todo esse processo. A consequência natural é ganho de tempo e economia de recursos, pois até o uso de papel é drasticamente reduzido. O uso primário do EDI, e um dos diferenciais que o torna tão interessante, se dá na transmissão de transações frequentes, repetitivas, como faturas, encomendas, notas, notificações de envio e etc. Tudo isso reduz a morosidade na cadeia logística e eleva o desempenho organizacional.

     

    Fonte: https://www.bloglogistica.com.br/mercado/o-edi-e-os-beneficios-para-logistica/

  • http://www.sucena.eng.br/GI/GI5_Mod5EDIEletronicDataInterchange.pdf

     

  • a)  “A internet é menos segura do que o EDI”. 

    Correto! Uma das vantagens do EDI é a troca segura das informações.

     b)  “A instalação do EDI não exige uma estrutura adequada para compatibilizar com os sistemas existentes e com as interfaces com o consumidor”. 

    Errado! A instalação do EDI exige uma estrutura adequada compatível com os sistemas dos envolvidos no intercâmbio dos dados. O destinatário deve reconhecer a mensagem do remetente para recebê-la.

     c)  “A internet inexige relacionamento prévio entre parceiros para troca de informação”. 

    Correto! Uma empresa poderá simplesmente enviar um email para outra sem que haja necessidade de um relacionamento prévio entre elas.

     d)  “O EDI exige relacionamento prévio entre parceiros para troca de informação”. 

    Correto! Como a proposta é automatizar as relações comerciais entre os envolvidos, faz-se necessário um relacionamento prévio entre os parceiros para que o intercâmbio eletrônico de dados seja estabelecido.

     e)  “A internet tem um custo de implementação mais baixo do que o EDI”. 

    Correto! A implementação do EDI requer estrutura adequada, pessoal qualificado, políticas de conscientização da importância do uso da tecnologia etc.

    Professor Barreto.

  • Gab. "B" --> ótima questão que abrange tecnologia aplicada a gestão de logística e análise de custos quanto ao uso da mesma.