SóProvas


ID
2525569
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TJ-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I


                       “Tinha quatro escravas virgens”. O que fazer com presos assim?


            Militantes do Estado Islâmico são levados a julgamento no Iraque, mas a vitória

             também traz problemas, como a forma de tratar responsáveis por atrocidades


      Mohammed Ahmed tem tanto arrependimento “quanto fios de cabelo” na cabeça. Ele diz que foi doutrinado, induzido e até drogado para combater o mais nobre dos combates: lutar pelo Estado Islâmico. Seu depoimento, dado a um juiz da província iraquiana de Nínive, foi reproduzido pelo Telegraph.

      Por ser um bom combatente, Ahmed foi recompensado. Ganhou quatro jovens yazidis, a minoria religiosa considerada pelos fundamentalistas muçulmanos como indigna de qualquer consideração, abaixo até de cristãos e judeus. [...]

      Todos os profissionais do ramo sabem que não existem culpados nas cadeias: a esmagadora maioria dos presos, em qualquer lugar, se diz inocente. Mesmo quando culpados, sempre existe uma desculpa e Ahmed é um caso típico numa situação extremamente atípica.

      Ele foi preso em Mosul, depois dos combates e bombardeios que deixaram a cidade iraquiana com aparência de Hiroshima do deserto. Existem milhares de outros como Ahmed. Alguns foram fuzilados no ato da rendição, mas as autoridades iraquianas querem demonstrar disciplina e alguma aparência de operacionalidade do estado. [...]

      Algumas dessas meninas e mulheres suicidaram-se para escapar à violência sexual. Muitas arranhavam o rosto e o corpo ou cobriam-se de cinzas, tentando parecer feias e causar rejeição a seus torturadores. Outras foram compradas de volta por suas famílias. Em casos raros, mulheres de combatentes, compungidas ou enciumadas, soltaram as vítimas da escravidão.

      Poucas conseguiram escapar por seus próprios meios, como Lamiya Haji Bashar, que aparece com o rosto cheio de cicatrizes. São resultado dos ferimentos provocados por uma mina na qual pisou quando fugia pelo deserto, na quarta tentativa de escapar. Ficou cega de um olho.

      Lamiya e Nadia Murad são algumas das poucas vítimas do terror sexual que se apresentam em público, de rosto aberto, pois a violência sexual estigmatiza as vítimas e suas famílias. Lamiya contou que era submetida a estupros seguidos e diários, passada entre incontáveis militantes. Muitas vezes desmaiava.

      Apesar das várias derrotas sofridas pelo Estado Islâmico, ainda existe um número considerável de yazidis em seu poder. Muitas já morreram durante o cativeiro pois é impossível distinguir entre vítimas e algozes durante os combates. A batalha final, que já se configura apesar do intervalo atual, será em Raqqa.

      Quando se cansou das suas escravas, Mohamed Ahmed as vendeu a outros combatentes, pelo equivalente a 200 dólares cada uma. Amontoados em celas na região de Mosul, onde o calor agora no verão chega a 50 graus, existem cerca de 5 000 outros “Ahmeds”. Um número mais ou menos equivalente ao de yazidis escravizadas.

      O que fazer com eles?

Por Vilma Gryzinski access_time 2 ago 2017. Disponível em:<http://veja.abril.com.br/blog/mundialista/tinha-quatro-escravas-virgens-o-que-fazer-com-presos-assim/> (adaptado) 

De acordo com as informações e ideias trazidas ao texto está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Pensei que fosse a C
  • Gabarito Letra A, a doutrinação permite que os Combatentes façam ações insanas e extremistas, os seguintes trechos confirmam essa informação:

     

     Mohammed Ahmed tem tanto arrependimento “quanto fios de cabelo” (imagino que ele seja careca) na cabeça. Ele diz que foi doutrinado, induzido e até drogado para combater o mais nobre dos combates: lutar pelo Estado Islâmico.

     

     Todos os profissionais do ramo sabem que não existem culpados nas cadeias.

  • tambem fui na C, é uma citação de caso do texto.

  • Correta Letra A. "A eficácia aplicada na doutrinação de combatentes do Estado Islâmico reflete-se nos resultados obtidos por tais seguidores em suas atitudes insanas e extremistas". 

    "Mohammed Ahmed tem tanto arrependimento “quanto fios de cabelo” na cabeça. Ele diz que foi doutrinado, induzido e até drogado para combater o mais nobre dos combates: lutar pelo Estado Islâmico."

     

    OBS.

    O erro da letra C está no vocábulo ÚNICA, visto que fugir pelo deserto não era a única forma utilizada por essas mulheres.

     "A fuga através do deserto como única alternativa de escape das mulheres vítimas dos combatentes do Estado Islâmico deixa marcas físicas e emocionais, contrastando libertação e opressão". 

     

    "Algumas dessas meninas e mulheres suicidaram-se para escapar à violência sexual. Muitas arranhavam o rosto e o corpo ou cobriam-se de cinzas, tentando parecer feias e causar rejeição a seus torturadores. Outras foram compradas de volta por suas famílias. Em casos raros, mulheres de combatentes, compungidas ou enciumadas, soltaram as vítimas da escravidão.(...)Poucas conseguiram escapar por seus próprios meios, como Lamiya Haji Bashar, que aparece com o rosto cheio de cicatrizes. São resultado dos ferimentos provocados por uma mina na qual pisou quando fugia pelo deserto, na quarta tentativa de escapar. Ficou cega de um olho..."

     

     

  • Na segunda oração " Ele diz que foi doutrinado, induzido e até drogado para combater o mais nobre dos combates: lutar pelo Estado Islâmico" é a base para a resposta da alternativa.

    Depois, ao longo do texto, mostra as atrocidades que eram cometidas.

    Gab.A

  • b) Ações estratégicas isoladas realizadas por vítimas do Estado Islâmico têm como objetivo fazer com que subsistam às diversas atrocidades às quais são expostas e submetidas diariamente.  

    Significado de subsistir é: conservar a sua força ou ação; perdurar. 

    Logo, não seria esse, o objetivo das vítimas!

  • Gabarito letra "A".

    Essa parte onde diz: "Ele diz que foi doutrinado, induzido e até drogado para combater o mais nobre dos combates: lutar pelo Estado Islâmico"

    É a resposta que se aproxima do gabarito.

  • Opção A

  • A ) A eficácia aplicada na doutrinação de combatentes do Estado Islâmico reflete-se nos resultados obtidos por tais seguidores em suas atitudes insanas e extremistas.  

     

    Gabarito

     

    b) Ações estratégicas isoladas realizadas por vítimas do Estado Islâmico têm como objetivo fazer com que subsistam às diversas atrocidades às quais são expostas e submetidas diariamente.  

     

    Subsistem = perdurar. A intenção era acabar e não perdurar as atrocidades.

     

    c) A fuga através do deserto como única alternativa de escape das mulheres vítimas dos combatentes do Estado Islâmico deixa marcas físicas e emocionais, contrastando libertação e opressão.

     

    A fugas não era a unica alternativa, num dos exemplos fala em mutilar-se para ficar feia.

     

     

    d) Há uma determinada preocupação quanto à eficácia das ações executadas por autoridades iraquianas tendo em vista a visibilidade proveniente de tais procedimentos, num acordo com o Estado Islâmico.  

     

    Não tem nenhum acordo. 

  • Apenas complementando o entendimento da assertiva correta: 

     

    Quando se fala em eficácia, se fala em atingir resultados (sem se preocupar com os meios). O objetivo do Estado Islâmico é converter pessoas para que realizem ações extremistas em defesa de tal religião. Ao longo do texto, o autor reforça inúmeras vezes, ações que comprovam a eficácia dessa doutrinação religiosa. Alguns trechos que comprovam que assertiva "a" é a assertiva correta: 

     

    "Por ser um bom combatente, Ahmed foi recompensado".Ahmed praticou inúmeras ações baseadas nos princípios do EI, por isso foi recompensado. 

     

    "Outras foram compradas de volta por suas famílias".Quem assiste ou lê notícias, sabe que a prática de vendas de pessoas são uma das formas que o EI usa para custear essa ideologia louca. 

     

    "Lamiya contou que era submetida a estupros seguidos e diários, passada entre incontáveis militantes. Muitas vezes desmaiava". - Pelo fato de muitas moças não se adequarem a religião imposta pelo EI, os seguidores desta doutrina são incentivados e estuprar ou vender mulheres com ideologias diferentes. 

     

    "Quando se cansou das suas escravas, Mohamed Ahmed as vendeu a outros combatentes, pelo equivalente a 200 dólares cada uma". - Mais uma ação que reforça uma prática doutrinária do EI. 

     

     

     

  • Para quem teve dúvidas na B

    SUBSISTIR

    Detalhe para o 6! Minha Opinião: Não tem nada a ver com perdurar e sim resistir, sobreviver às diversas atrocidades. Corrijam-me se estiver errado.

    Ações estratégicas isoladas realizadas por vítimas do Estado Islâmico têm como objetivo fazer com que subsistam às diversas atrocidades às quais são expostas e submetidas diariamente.  

    verbo

    1intransitivo

    conservar a sua força ou ação; perdurar.

    "apesar dos anos, subsiste cheio de energia"

    2intransitivo

    não ser abolido, suprimido, roubado ou destruído; restar, remanescer, perdurar.

    "um regulamento que ainda subsiste"

    3intransitivo - manter-se vivo, continuar a existir; conservar-se, sobreviver, perdurar.

    "apesar do longo êxodo dos ciganos, os seus costumes subsistiram"

    4.transitivo indireto

    prover as próprias necessidades; manter-se, sustentar-se.

    "subsiste de (com, por, através de) um pequeno pecúlio deixado pelo marido"

    5.intransitivo

    fig. viver em condições impróprias e difíceis; morar, viver.

    "subsistem nos alagados e em outras terras impróprias"

    6. transitivo indireto

    passar por (algo pernicioso ou letal) e sair vivo; resistir, sobreviver.

    "s. a tantos perigos"

    Origem ⊙ ETIM lat. subsisto,is,stĭti,stĭtum,ĕre 'reter, fazer parar, fazer frente a, atacar, combater'

  • Gab A)   A eficácia aplicada na doutrinação de combatentes do Estado Islâmico reflete-se nos resultados obtidos por tais seguidores em suas atitudes insanas e extremistas. 

     

    linha 1 e 2 -  Mohammed Ahmed tem tanto arrependimento “quanto fios de cabelo” na cabeça. Ele diz que foi doutrinado, induzido e até drogado para combater o mais nobre dos combates: lutar pelo Estado Islâmico.

     

    linha 5 e 6 - Por ser um bom combatente (por este motivo, obteve bons resultados, c isso foi recompensado), Ahmed foi recompensado. Ganhou quatro jovens yazidis, a minoria religiosa considerada pelos fundamentalistas muçulmanos como indigna de qualquer consideração, abaixo até de cristãos e judeus

  • pessoal só uma dica, não precisam dizer no comentario o gabarito correto, porque a propria questão ja informa.

  • Também marquei C, falta de atenção. 

  • PRA QUEEEEE UM TEXTO DESSE TAMANHO, JESUS CRISTINHO?

     

    ps: alguém aí acha as questões de intepretação de texto da Consulplan mais complicadinhas que as da FCC/CESPE?

  • O erro da C está em dizer que a ÚNICA forma de escapafar é fugindo.quando no texto também apresenta o suicídio como forma de escapar.

  • Eu marquei letra C, porque tem uma crase ali gente, SUBSISTIR A AS ATROCIDADES.. Ou seja, resistir a as atrocidades.

    Mas a alternativa A está mais clara mesmo, nervosismo na hora da prova! :( 

  • O que significa "De acordo com as informações e ideias trazidas ao texto"  ? Compreensão ou interpretação ?

  • Pra mim, a A está tão generalista que, mesmo vendo a palavra ÚNICA, marquei a C. Afinal, esta banca é a CONSULOKA, que, dize,, terceirizou o serviço de textos para a FVG, outra maluka.

  • Essa prova foi extremamente cansativa na parte de português.
    Três textos imensos e algumas questões complicadinhas de interpretação.

  • Luiz Jakubowicz, suicídio não é forma de escapar! As outras formas de escapar que o texto apresenta são:

     

    "Muitas arranhavam o rosto e o corpo ou cobriam-se de cinzas, tentando parecer feias e causar rejeição a seus torturadores. Outras foram compradas de volta por suas famílias. Em casos raros, mulheres de combatentes, compungidas ou enciumadas, soltaram as vítimas da escravidão."

  • Luiz, é o seguinte:

    De acordo com o texto... -> Compreensão ou intelecção -> Você apenas tem que procurar uma alternativa que diga algo que está no texto, é como se fosse uma paráfrase (procurar uma alternativa que diga a mesma coisa que o texto, só que com outras palavras).

    Infere-se do texto, depreende-se do texto... -> Interpretação -> Você tem que tirar conclusões plausíveis do texto.

     

  • Concordo com o colega IKKI, sobre a letra B da questão.

    O trecho "SUBSISTAM ÀS DIVERSAS ATROCIDADES ÀS QUAIS SÃO EXPOSTAS"  diz claramente que as ações isoladas das vítimas têm por objetivo a sobrevivência destas após passar pelas agressões citadas. 

    Na minha opinião, as atitudes das vítimas de fugir e de se cobrirem de cinzas são exemplos do que foi dito acima. Por que está errada a alternativa?

    Talvez o erro seja o texto não ter falado qual era a intenção/objetivo das vítimas ao agirem assim, pode ser um "excesso de interpretação"... Mas mesmo assim achei a questão duvidosa. 

     

  • concordo com Ikki Concurseiro e Lidiane Martins, houve um excesso de interpretação.

    Quando o enunciado diz "Ações estratégicas isoladas realizadas por vítimas do Estado Islâmico têm como objetivo fazer com que SUBSISTAM ÀS DIVERSAS ATROCIDADES ÀS QUAIS SÃO EXPOSTAS", pelo contexto e pelo que é dito antes e depois fica claro que o REFERENTE  e SUJEITO do verbo subsistir são as vítimas do Estado Islâmico.

    Ou seja, a interpretação básica é que, da forma que foi escrito, não seriam as atrocidades que permaneceriam (subsistiriam), mas sim as vítimas do Estado Islâmico que, usando ações estratégicas isoladas (narradas no texto), PERMANECERIAM/SUBSISTIRIAM/RESISTIRIAM/SOBREVIVERIAM às diversas atrocidades às quais são expostas.

     

    Acho fodA isso, tipo d questão q não avalia ninguém, mas tbm não dá pra ficar discutindo com a banca,

    o negócio é torcer pro seu pensamento no dia da prova coincidir com o EXCESSO de interpretação do examinador

    paciência, né?

  • o examinador forçou muito na letra b) ao dizer "isoladas" e "têm como objetivo"

    Ações estratégicas isoladas realizadas por vítimas do Estado Islâmico têm como objetivo fazer com que subsistam às diversas atrocidades às quais são expostas e submetidas diariamente.  

  • Tenho a mesma percepção , Bruna Rodrigues . KKKKKK

  • O erro da alternativa B e C  é em dizer "isoladas"  e " única alternativa"  quando na verdade o testo mostra outras hióteses para fugir do estupro. Como: 

     Muitas arranhavam o rosto e o corpo ou cobriam-se de cinzas, tentando parecer feias e causar rejeição a seus torturadores. Outras foram compradas de volta por suas famílias. Em casos raros, mulheres de combatentes, compungidas ou enciumadas, soltaram as vítimas da escravidão.   

    Parágrafo 4.

  • se eu começo a prova com esse texto ... teria passado o resto da prova todaa chorando ...

    que sacanagem querendo destruir o emocional dos candidatos, voltem a fazer pegadinha com crase.. nos poupe.

  • ALTERNATIVA A)

     

    A correção dessa questão foi feita pela Prof. Flávia Rita e está disponível no YouTube através desse link: https://www.youtube.com/watch?v=e429FQq-IO4&t=145s

  • Esse é o tipo de texto que me deixa emocionalmente revoltada!

  • Jesus amado, tá impossível acertar uma questão que envolve esse texto.

    CORAGEM VIU