SóProvas


ID
2525632
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TJ-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto III


      BOSTON — Milhares de pessoas participaram de um evento intitulado "Rali da Liberdade de Expressão", em Boston, organizado pela extrema-direita dos EUA, neste sábado à tarde, que levantou preocupação de que o evento se tornasse violento. Ao mesmo tempo, também em Boston, grupos de ativistas realizam um enorme contraprotesto, com dezenas de cartazes em repúdio a ideias nazistas, de supremacia branca e xenófobas.

      A manifestação de extrema-direita terminou pouco depois das 15h, mas muitos dos que protestavam contra ela continuaram reunidos na cidade. Às 16h, as ruas próximas ao local da marcha começaram a ser liberadas, mas agentes de segurança continuaram patrulhando a região. Mais de 500 policiais foram deslocados para os locais de protestos, com o objetivo de evitar que a ação da extrema-direita marcada para hoje repita os acontecimentos de Charlottesville, quando dezenas ficaram feridas e uma mulher morreu.

      O comissionário da polícia de Boston, William Evans, afirmou que 27 pessoas foram detidas. O número de feridos e propriedades danificadas foi mínimo, segundo o comissário. Houve confronto entre a polícia e os manifestantes que participavam do contraprotesto quando os agentes escoltaram a marcha de extremadireita na principal praça da cidade. Evans estimou em 40 mil o número de manifestantes neste sábado.  

      A polícia criou uma zona neutra entre as manifestações dos dois grupos e evitou maiores confrontos. Ao menos oito pessoas, aparentemente do grupo contraprotesto, foram detidas, de acordo com a CNN. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tuitou sobre as marchas deste sábado agradecendo às forças de segurança pelo seu trabalho.

      Os membros da extrema-direita conseguiram uma autorização da prefeitura de Boston para realizar o encontro, que ocorreu apenas uma semana depois da caótica e assustadora manifestação da extrema-direita no campus da Universidade da Virginia em Charlottesville, que reuniu até mesmo neonazistas, supremacistas brancos e simpatizantes do grupo racista Ku Klux Klan.

      — Houve dúvidas sobre por que concedemos uma autorização para o evento — comentou o prefeito de Boston, Marty Walsh, na sexta-feira. — Os tribunais tornaram bem claro. Eles têm o direito de se reunir, não importa quão repugnantes sejam suas opiniões. Mas eles não têm o direito de criar ambientes inseguros. Eles têm direito à liberdade de expressão. Em troca, eles têm que respeitar nossa cidade.

      Os organizadores do evento da extrema-direita em Boston disseram que o encontro deste sábado não é solidário com os supremacistas brancos, mas a polícia instalou novas câmeras de vigilância na região e colocou restrições ao evento — como a proibição de mochilas, varas e outras armas em potencial — na esperança de evitar a violência.

      — Não queremos que se repita o que aconteceu em Charlottesville — disse o comissário de polícia de Boston, William Evans, em uma coletiva de imprensa na sexta-feira. — Boston está muito unida. Temos uma cidade que não tolera o ódio e a intolerância.

Disponível em: < https://oglobo.globo.com/mundo/dois-protestos-contra-a-favor-de-supremacia-branca-tomam-boston-21724865#ixzz4qO9eFJMS > Acesso em 19/08/2017 

Acerca da estrutura e características linguísticas que compõem o texto, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • DADOS ESTATÍSTICOS?

  •  NO TEXTO NÃO VEJO ESSAS INFORMAÇÕES COMO ESTATÍSTICAS, SÃO INFORMATIVAS. DADOS ESTATÍSTICOS SÃO MAIS ABRANGENTES.

  • Mais uma questão da Consulplan que não concordo com o gabarito...não vi nenhum dado estatístico que comprovasse a assertiva estar correta. Peço aos colegas que tiverem a mesma dúvida que solicitem os comentários do professor.

  • a) Incorreto. O segundo parágrafo não conclui nada, apenas narra acontecimentos do “Rali da liberdade de Expressão”.

     

    b) Incorreto. Que pesquisa? O texto não tem como finalidade informar resultado de nenhuma pesquisa.

     

    c) Não há um encadeamento de causa-efeito. O texto informa sobre o “Rali da liberdade de expressão” e as medidas que foram tomadas para evitar que se repetissem os fatos de outro evento, Charlottesville, quando dezenas de pessoas ficaram feridas e uma mulher morreu.

    Temos uma notícia, que tende a ser objetiva, imparcial e apenas informar fatos de modo neutro. Por isso, temos elementos típicos da redação impessoal, como:

    verbos na terceira pessoa (a primeira pessoa “enfraquece” a objetividade, pois aproxima o conteúdo escrito de uma posição pessoal):

    “A manifestação de extrema-direita terminou pouco depois das 15h […]” (2º§)

    “[…] a polícia instalou novas câmeras de vigilância na

    região e colocou restrições ao evento […]” (7º§)

    “[…] que reuniu até mesmo neonazistas, supremacistas brancos e simpatizantes do grupo racista Ku Klux Klan. ” (5º§)

     

    Dados numéricos:

    Mais de 500 policiais foram deslocados para os locais de protestos, com o objetivo de evitar que a ação da extrema-direita marcada para hoje repita os acontecimentos de Charlottesville, quando dezenas ficaram feridas e uma mulher morreu. O comissionário da polícia de Boston, William Evans, afirmou que 27 pessoas foram detidas.

    Gabarito letra D.

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/prova-comentada-tj-mg-consulplan-portugues/

  • Consulplan é Thug Life!

  • Esta prova foi de doer 

  • Se ficar liga nos verbos e nos dados que ajudam na argumentação do texto, fica bem mais fácil acertar a questão. 

  • Não tem dados estatísticos no texto.

  • Acertei a questão por considerar as informações fonercidas no texto como dados estatísticos. Tem que pensar como essa banca doida...

  • Estatística não é só porcentagem, dados numericos que representam quantidade e quealidade, também são dados estatísticos. 

    Foco, Força e Fé!

    Boa Prova a todos.

  •    

    Alex Souza os dados estatísticos são esses:

      Mais de 500 policiais foram deslocados ...quando dezenas ficaram feridas e uma mulher morreu.

    O comissionário da polícia de Boston, William Evans, afirmou que 27 pessoas foram detidas. O número de feridos e propriedades danificadas foi mínimo, segundo o comissário. Houve confronto entre a polícia e os manifestantes que participavam do contraprotesto quando os agentes escoltaram a marcha de extremadireita na principal praça da cidade. Evans estimou em 40 mil o número de manifestantes neste sábado.  

     

  • EDITAL TRE/RJ 2017 - denotaçao, conotaçao, tipologia textual

    Sentido Denotativo - Texto nao-literário - claro, objetivo - informativo

    Tipologia - Dissertação-ExposiçãoApresenta um saber já construído e legitimado, ou um saber teórico. Apresenta informações sobre assuntos, expõe, reflete, explica e avalia ideias de modo objetivo. O texto expositivo apenas expõe ideias sobre um determinado assunto. A intenção é informar, esclarecer.  Ex: aula, resumo, textos científicos, enciclopédia, textos expositivos de revistas e jornais,  etc.

    Gênero textual -  Reportagem: é um jornalístico de caráter dissertativo-expositivo . A reportagem tem, por objetivo, informar e levar os fatos ao leitor de uma maneira clara, com linguagem direta.

    Texto em 3ª pessoa.

  • Virou moda agora chamar a direita de nazistas. texto esquerdista detect.

  • *** Nao confundir direita com extrema direita, pois é um tema que pode cair em atualidades ou redaçao.

    Sociologia/ política - Recebe a classificação de extrema direita toda manifestação humana que possua orientação considerada exageradamente conservadora, elitista, exclusivista e que alimente ainda noções preconceituosas contra indivíduos e culturas diferentes das de seu próprio grupo. Assim, é considerado de extrema direita o indivíduo, grupo ou filosofia que se localize mais à direita do pensamento de direita comum a todas as sociedades do planeta.

    Desde a década de 80 do século XX o termo vem sendo bastante utilizado para classificar a ideologia de grupos, muitas vezes armados, que patrocinam através de desfiles e passeatas, na Europa e Estados Unidos, o pensamento do partido nazista alemão e fazem culto ao seu líder, Adolf Hitler. Estes tais grupos de extrema direita ficaram conhecidos através da imprensa pelo nome genérico de neo-nazistas, existindo dentro desses grupos de extrema direita, porém, as mais diversas ramificações filosóficas. Ultimamente, o termo vem sendo aplicado também a partidos ultraconservadores presentes especialmente na Europa, que se apoiam no medo do europeu com relação ao imigrante, que além de ser promovido como alguém que chega "de fora" para tomar o emprego do cidadão comum europeu, ainda desvirtuaria a cultura cristã tradicional do continente com suas diversas religiões, línguas e costumes, com especial atenção ao islã, que seria uma religião promotora do terrorismo.

    https://www.infoescola.com/sociologia/extrema-direita/

  • É uma notícia galera. Texto predominantemente narrativo com linguagem objetiva e puramente informativo, logo, a opção mais próxima a isso é a D. Vale notar que o edital dessa prova não abordava gêneros textuais.

  • Um texto desse tende à objetividade? Só se for na lógica do neojornalismo esquerdista

  • adoro a prof. Isabel, mas acho que posso justificar a alternativa "c" de forma mais convincente, de um ponto de vista gramatical.

    c) A exposição dos fatos ocorre por meio do emprego de uma relação de causa e efeito, os parágrafos se organizam de forma a apresentar um encadeamento de causa e efeito dos fatos.

    devido à objetividade do texto jornalístico, conjunções que estabelecem relação causal/concessiva/adversativa não são usadas essencialmente, mitigando a relação de causa e efeito do texto.

    raciocínio sequencial de fatos não implica relação de causa e efeito, quando a finalidade principal é informar, e não dissertar.