SóProvas


ID
2526106
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Dois países da América Latina foram pioneiros em reconhecer, em suas constituições, a Comunicação como um direito humano fundamental: o Equador e a Bolívia. Alguns organismos de âmbito mundial, entretanto, já haviam atribuído essa importância ao papel da Comunicação, entre eles,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

     

    ''Ao longo das últimas décadas, a comunicação passou a ser reconhecida como um direito humano fundamental, por parte de organismos como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Já países como Equador e Bolívia recentemente incluíram a comunicação como direito humano em suas constituições''.

     

    http://www.ebc.com.br/noticias/brasil/2014/10/comunicacao-reconhecimento-como-direito-humano-fundamental-e-recente

  • É só lembrar do Relatório MacBride, também conhecido como "Um Mundo e Muitas Vozes", documento da UNESCO publicado em 1980 e redigido por uma comissão presidida pelo irlandês Seán MacBride, vencedor do prêmio Nobel da Paz.

  • Gabarito do Professor

    Reconhecer a comunicação como um direito humano fundamental na Constituição significa afirmar que todo ser humano deve ter condições para, livremente, expressar sua opinião, e procurar, receber e transmitir informações por qualquer meio, independente de fronteiras.

    A Carta Magna do Equador, de 1998, na terceira seção, “Comunicación e Información", garante a todas as pessoas, individual e coletivamente, o direito à comunicação livre, intercultural, inclusiva, diversa e participativa.

    A Constituição da Bolívia, de 2009, no sétimo capítulo, “Comunicación Social", assegura que o Estado deve garantir aos bolivianos e bolivianas o direito à comunicação e à informação, a fim de que possam emitir suas ideias livremente, por qualquer meio, sem censura prévia.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) ERRADO. A Organização dos Estados Americanos, ou OEA, declarou no ano de 2000, que toda pessoa tem o direito de buscar, receber e divulgar informação e opiniões livremente, e que deve contar com igualdade de oportunidades para receber, buscar e divulgar informação por qualquer meio de comunicação, sem discriminação por nenhum motivo. Todavia, esse organismo tem âmbito regional.

    B) ERRADO. O Mercosul (Mercado Comum do Sul) é uma organização intergovernamental que busca estabelecer integração econômica por meio do livre-comércio entre os países-membros. Não tem como premissa estabelecer direitos fundamentais, como é o caso do direito à comunicação. E tampouco é de âmbito mundial.

    C) CERTO. A Unesco, por meio das primeiras resoluções na década de 1940, já defendia a livre circulação do pensamento, o acesso aos meios de comunicação de massa e a aversão a conteúdos discriminatórios. Foi em 1983 que este organismo de âmbito mundial decretou a comunicação como um direito (o direito de fazer perguntas, de ser informado, de informar e outros direitos de informação).

    D) ERRADO. A Unasul (União de Nações Sul-Americanas) é uma organização intergovernamental composta por Estados da América do Sul e fundada com objetivos de integração comercial multisetorial. Não tem como premissa estabelecer direitos fundamentais, como é o caso do direito à comunicação. E tampouco é de âmbito mundial.

    E) ERRADO. O Nafta (North American Free Trade Agreement – em inglês) é um Acordo de Livre Comércio da América do Norte, de caráter econômico e comercial, entre Estados Unidos, Canadá e México. Não tem como premissa estabelecer direitos fundamentais, como é o caso do direito à comunicação. E tampouco é de âmbito mundial.

    Com base nessas explicações, concluímos que a alternativa correta é a C.

    Gabarito do professor: Letra C.