-
A Teoria Organizacional, a que visa atender aos interesses da empresa.
-
"(...) pela teoria organizacional, o trabalho jornalístico é dependente dos meios utilizados pela organização. E o fator econômico é exatamente o mais influente de seus condicionantes. (...) O jornalismo é um negócio. E, como tal, busca o lucro."
Teoria do Jornalismo, Felipe Pena
"Breed [Warren Breed] sublinha a importância dos constrangimentos organizacionais sobre a atividade profissional do jornalista e considera que o jornalista se conforma mais com as normas editoriais da política editorial da organização do que com quaisquer crenças pessoais que ele ou ela tivesse trazido consigo."
Teorias do Jornalismo, Nelson Traquina
-
a) Libertária - ??
b) Instrumentalista - é como ficou conhecida as teorias construcionistas da ação política - que viam os meios como instrumentos de dominação
c) Organzacional - percebe os meios de comunicação como uma empresa jornalística
d) Agendamento - investiga o modo como os meios de comunicação podem influenciar ao longo do tempo a agenda da sociedade
e) Espiral do Silêncio - investiga como as opiniões são influenciadas pelos meios de comunicação e pelas relações sociais
-
letra c
A teoria libertária, por sua vez, defende a autonomia do indivíduo e sua liberdade absoluta ressalvando apenas as regras essenciais garantidoras da própria liberdade. Para os libertários não há uma hierarquia entre os direitos, todos tem uma igualdade de importância. A participação do Estado é mínima, sua existência destina-se a proteger a propriedade privada, averiguar o cumprimento dos contratos e ser responsável pela segurança pública.
Podemos citar como seguidores da teoria libertária as ideias de Ayn Rand (1905-1982), Milton Friedman (1912-2006), David Friedman (1945), Robert Nozick (1938-2002), entre outros.
A Teoria Organizacional originou-se na Administração e Psicologia, sendo adaptada recentemente - em 1995 - ao jornalismo pelo sociólogo norte-americano Warren-Breed De acordo com ela, o jornalismo é um mercado e as notícias são seus produtos, portanto é necessária a organização das empresas. As notícias são como são porque as empresas e organizações jornalísticas assim as determinam. A ideia é simples: quanto mais organizado o processo jornalístico, mais lucrativo.
Teoria do Agendamento
Também conhecida como Agenda Settings, essa teoria diz que o público tende a considerar os assuntos veiculados na mídia como os mais importantes.
Teoria Instrumentalista
Originária da década de 1970, a Teoria Instrumentalista diz que as notícias seriam produzidas de maneira parcial, para servir objetivamente a determinados interesses políticos.
-
A Teoria da Organização pressupõe que "as notícias são como são porque as empresas e organizações jornalísticas assim as determinam".
Só que já achei exatamente a mesma frase para definir a Teoria do Newsmaking.
Seriam dois diferentes nomes para a mesma teoria ou duas teorias compartilham da mesma definição?
Alguém aí sabe a resposta?
Tks
-
Elcio, acho que pode estar confundindo com a frase que as notícias são como são porque a rotina industrial de produção assim as determinam. Essa sim é definição do Newsmaking
-
"As ideias liberais estiveram presentes nas ações dos chamados “pais fundadores” dos EUA e é a posição que se reflete nos debates contemporâneos a partir da criação da 1a Emenda à Constituição estadunidense, que fundamenta a Teoria Libertária da Imprensa. A função da mídia seria vigiar o Estado para que ele não se desvie de seus propósitos originais, viabilizando o intercâmbio de informações, possibilitando o entretenimento e promovendo a troca, como suporte econômico capaz de assegurar a independência financeira" (SILVA e PAULINO p. 4)
Fonte: Formas de Assegurar a Responsabilidade Social da Mídia: modelos, propostas e perspectivas; Luiz Martins da Silva e Fernando O. Paulino