SóProvas


ID
2526220
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O registro da qualidade formal é uma das características mais importantes do processo de codificação no momento da avaliação das respostas obtidas na aplicação do Método de Rorschach. Isso se deve à necessidade

Alternativas
Comentários
  • O teste das manchas de tinta de Hermann Rorschach é reconhecido internacionalmente como um importante instrumento que colabora para uma avaliação psicológica aprofundada e abrangente. Sendo muito útil em vários contextos da atuação do psicólogo, tem destaque entre os instrumentos de avaliação da personalidade (Anastasi, 1977; Anzieu, 1989; Cunha, 2000).

    O Sistema Compreensivo (SC) de Exner surgiu com o intuito de integrar a contribuição de importantes estudiosos desse método, selecionando os itens, códigos ou indicadores que apresentavam melhores qualidades psicométricas. Sua primeira apresentação foi em 1974, com o nome de Sistema Compreensivo, no original The Rorschach: a comprehensive system, assim denominado por abranger ordenadamente as descobertas consideradas de grande valor até o momento. O SC é então entendido como um sistema padronizado de aplicação e codificação das respostas obtidas no Rorschach, possibilitando uma forma universal de classificação (Constantino, Flanagan & Malgady, 1995; Exner, 1993, 1999).

    Após estudos aprofundados, a codificação das respostas de acordo com o sistema compreensivo resultou em oito grandes categorias: localização, qualidade evolutiva (DQ, em inglês developmental qualit), determinantes, qualidade formal (FQ, em inglês formal qualit), conteúdos, conteúdos populares, atividade organizativa e códigos especiais. Suas interpretações fornecem características sobre aspectos cognitivos, afetivos e interpessoais, como também conteúdos preponderantes, que seriam reconhecidos como aqueles que emergem da projeção de peculiaridades do mundo interno do indivíduo (Exner, 1999).

    Quando se fala na interpretação proposta para as variáveis levantadas pelo atlas e a lista de FQ, refere-se principalmente a aspectos da estrutura da personalidade voltados para a cognição, no que diz respeito ao modo de apreensão da realidade e à acuidade perceptiva. No sumário estrutural, essas variáveis estão inclusas na tríade cognitiva, composta pelo processamento, mediação e ideação. Essas três linhas fornecem informações do funcionamento cognitivo dos indivíduos, no sentido de como este processa a informação do meio e a incorpora, que seria o processamento como simboliza e traduz estes dados, correspondente à mediação e, por fim, como forma ideias e conclusões sobre eles, que seria a ideação (Exner & Sendín, 1999).

     

    Psicologia Pra Passar - Oslem Klesiano

  • GABARITO E

  • John E. Exner, Jr foi um famoso psicólogo americano que desenvolveu um sistema padronizado de interpretação do teste de mancha de tinta de Rorschach. Seu sistema Exner de pontuação, formalmente conhecido como Sistema Compreensivo, foi publicado pela primeira vez em 1974 e agora é o método padrão em psicologia para administrar, pontuar e interpretar o teste de Rorschach, tornando-o um instrumento psicométrico mais útil.

    A codificação das respostas de acordo com o sistema compreensivo resultou em oito grandes categorias: localização, qualidade evolutiva, determinantes, qualidade formal, conteúdos, conteúdos populares, atividade organizativa e códigos especiais.

    A qualidade formal é a categoria que em termos práticos possibilita verificar o quanto a percepção de um indivíduo se aproxima ou se distancia das características reais da mancha, fornecendo dados sobre sua acuidade no contato com a realidade e sinalizando o quanto a pessoa pode ter uma visão convencional, original ou distorcida dos fatos , sendo assim uma das características mais importantes do processo de codificação do Rorschach.


    GABARITO: E




  • O registro da qualidade formal é uma das características mais importantes do processo de codificação no momento da avaliação das respostas obtidas na aplicação do Método de Rorschach. Isso se deve à necessidade de aferirmos como a pessoa apreende a realidade e seu esforço integrativo.